Notícias
Fomento ao turismo marca lançamento do programa "Amazone-se"
O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, prestigiou nesta sexta-feira (18) a cerimônia de lançamento do programa “Amazone-se”, que visa à retomada da atividade turística no Amazonas. O evento, realizado no Centro Cultural Vasco Vasques, contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, do secretário nacional de Pesca, Jorge Seif Júnior, e da diretora-presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Rosilene Medeirose, bem como de parlamentares – entre eles os senadores Omar Aziz e Flávio Bolsonaro e os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Silas Câmara –, representantes de órgãos governamentais e líderes de entidades de classe.
Durante o evento, o governo do estado anunciou medidas que buscam a recuperação e a expansão do segmento turístico, um dos mais afetados durante a pandemia da Covid-19. Pesquisa realizada pela AmazonasTur apontou que, desde o mês de abril, empreendedores do setor sofreram queda de aproximadamente 90% em suas receitas em comparação com o mesmo período do ano passado.
A melhoria da malha aérea internacional e a maior promoção do produto turístico do estado foram alguns dos desafios citados pelos presentes como etapas necessárias a serem vencidas para que o Amazonas possa ampliar significativamente o quantitativo de 600 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, que visitaram o estado no ano de 2019.
O evento que marcará a retomada do calendário turístico do estado será a temporada da pesca esportiva no Alto Rio Negro, prevista para iniciar em outubro.
O apoio à consolidação e ao fortalecimento do segmento turístico é, por sinal, uma das ações prioritárias da nova gestão da Suframa. De acordo com o superintendente Algacir Polsin, a Suframa buscará atuar de forma colaborativa e proativa com os projetos de incentivo ao setor. “Pretendemos fazer isso não só aqui no Amazonas, mas também nos demais estados em que a Autarquia está inserida. O turismo é, sem dúvidas, uma matriz de grande potencial para a nossa região e buscaremos, em sinergia com os diversos parceiros, contribuir para a recuperação dessa atividade e seu crescimento”, destacou.