Notícias
Estudantes de escola da zona Oeste de Manaus aprovam projeto Suframa nas Escolas
Finalista do ensino médio mostra revista que conta a história da ZFM, após participar de "sabatina" sobre o assunto na palestra. Fotos: Isaac Júnior/Suframa
A maioria dos quase 80 estudantes que participaram do Suframa nas Escolas dessa quarta-feira (14), na zona Oeste de Manaus, aprovou a iniciativa da Autarquia de promover palestras em instituições de ensino com o intuito de disseminar as informações acerca do que é a Suframa, do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e da importância de ambos para a região e o País, nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico. O grau de satisfação dos alunos foi medido por um formulário de avaliação em que alguns deles fizeram questão de deixar mensagens de incentivo ao projeto, durante a atividade realizada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Braga, no bairro Compensa 3.
Frases como “siga em frente”; “muito informativo, gostei”; e “muito eficiente, educativa e ecológica! Amei, nota mil!”, destacaram-se entre as várias opiniões do grupo de estudantes finalistas do ensino médio. Em meio a uma mensagem e outra teve uma, ainda, que sugeriu a oferta de vagas do programa Jovem Aprendiz para as escolas.
O recado vai ao encontro de um dos objetivos do projeto, que é incentivar o público-alvo a conhecer o modelo ZFM e a importância da formação escolar, para que vejam as oportunidades profissionais apresentadas pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) e, por conseguinte, sejam inseridos no mercado de trabalho.
Iniciado em meados dos anos 2000 e retomado em julho de 2022, como parte das comemorações alusivas aos 55 anos de criação da Autarquia, o Suframa nas Escolas chegou à quinta instituição.
Durante a palestra, ministrada pela mestra em Engenharia da Produção e analista técnico-administrativa da Suframa, Cristiane Souza, os participantes tiveram acesso a informações sobre gestão de incentivos fiscais, cadastro de empresas, atração de investimentos, acompanhamento de projetos agropecuários, investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), controle de entrada de mercadorias, entre outros.
Eles também foram convidados a fazer uma viagem no tempo para conhecer a história da ZFM, a área de atuação da Autarquia e o trabalho desenvolvido nos polos econômico, comercial, industrial e agropecuário, de um modelo que abriga um número superior a 500 empresas no PIM e gera mais de 100 mil empregos diretos, entre outros avanços.
A figura da garça, que é o símbolo dos produtos fabricados na ZFM, também foi enfatizada na palestra e reforçada durante a apresentação dos vídeos institucionais sobre a temática.
A próxima instituição a ser visitada pela equipe técnica da Suframa é a Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, localizada no bairro Coroado, zona Leste.