Notícias
Estudantes da Ufam visitam Sidia pelo Programa Zona Franca de Portas Abertas
Um dos produtos que chamaram a atenção foi a aplicação da realidade virtual voltada à imersão de colaboradores no ambiente simulado de uma fábrica (Fotos: Divulgação/Sidia)
Dezoito acadêmicos do 3º período do curso de Relações Públicas, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), visitaram o Sidia Amazon Tower, localizado na Avenida Darcy Vargas, bairro Parque Dez, na manhã da terça-feira (16). A visita integra as atividades do Programa Zona Franca de Portas Abertas, idealizado pela Suframa para promover visitas monitoradas a plantas fabris e institutos de ciência na região.
A atividade inaugurou a participação do Sidia no programa coordenado pela Autarquia. O grupo foi recebido pelo gerente de Relações Institucionais e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto, Samy Lima Assi, acompanhado por sua equipe técnica. Durante a visita, os alunos conheceram as principais linhas de pesquisa do instituto e algumas das soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas para empresas nacionais e internacionais.
Um dos produtos apresentados e que chamaram a atenção dos visitantes foi a aplicação da realidade virtual voltada à imersão de colaboradores no ambiente simulado de uma fábrica. “O objetivo é fazer com que os colaboradores identifiquem falhas e não conformidades durante o treinamento, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico”, explicou Assi.
A professora Inara Regina Batista da Costa, responsável pela solicitação da visita, destacou a importância da atividade para proporcionar aos alunos uma compreensão prática da aplicação dos recursos provenientes da Lei de Informática pelas empresas do Polo Idustrial de Manaus. “Esta visita técnica é importante por dois motivos: primeiro para conhecer processos e produtos inovadores desenvolvidos em Manaus e segundo por mostrar mais um campo de atividade em que os profissionais de Relações públicas podem atuar aprimorando o relacionamento da instituição com a sociedade manauara”, destacou.
Fundado em 2003, o Sidia é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) credenciado pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati). O instituto é apto a receber recursos de empresas incentivadas pela Lei de Informática para desenvolver atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Durante a visita, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a colaboradora virtual DENISE e o showcase do Sidia, um espaço interativo que simula os ciclos da floresta amazônica, apresentando espécies da fauna regional e lendas locais, como o curupira.
O Sidia é reconhecido como um dos maiores institutos de PD&I do Brasil, desenvolvendo tecnologias inovadoras em áreas como 5G, IoT, Inteligência Artificial, VR/AR, Softwares Embarcados, Automação Industrial e Visão Computacional. O Sidia conta com unidades em Manaus e Porto Velho, empregando mais de 1.200 profissionais especializados em diversas áreas.
Assi explicou que o Sidia foca suas pesquisas em software embarcado, especialmente para dispositivos móveis e televisores. “Desenvolvemos software para parceiros de negócio globais. Um exemplo é a nossa tecnologia utilizada nos sistemas operacionais de todos os modelos de smartphones da Samsung na América Latina”, afirmou.
“A visita proporcionou aos alunos uma experiência rica e prática, complementando sua formação acadêmica e ampliando sua visão sobre as possibilidades de atuação no campo das relações públicas e da administração dentro do contexto industrial e tecnológico da Zona Franca de Manaus”, salientou a professora Inara Costa.