Notícias
Empresa que é referência na fabricação de peças para motocicletas recebe a visita da Suframa
Acompanhado de equipe técnica, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, conferiu tudo e ressaltou o nível de produção da Metalfino (Fotos: Layanne Raquel/Suframa e Divulgação/Metalfino)
A Suframa visitou na manhã desta terça-feira (12), no Polo Industrial de Manaus (PIM), a Metalfino da Amazônia Ltda. Localizada na rua Ipê, Distrito Industrial I, zona Sul, a empresa atua na produção de peças e acessórios para o "sistema motor de veículos automotores" e para o "sistema de direção e suspensão", além de ser uma das principais referências na fabricação desse tipo de produto para motocicletas na região.
A Metalfino disponibiliza de mais de 250 itens para carros e motos, com atendimento direto a grandes organizações como a Moto Honda e a Hitachi, no fornecimento de peças para chassi e motor, alavancas, pedais, alças traseiras, entre outros.
A produção em Manaus começou em 1985 e o negócio foi ampliado em 2002, com uma segunda estrutura no PIM. Ao todo são 21,5 mil metros quadrados de área e dois galpões construídos. Ambos funcionam numa mesma planta fabril, com a presença efetiva de quase 600 funcionários, distribuídos em três turnos de trabalho semanal (segunda a sábado).
Acompanhado de equipe técnica, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, conferiu tudo e ressaltou o nível de produção da Metalfino. Desde 2018, a empresa conta com fornos alemães de alta tecnologia que transformam o alumínio líquido em metal fino, sob uma temperatura de 700 graus celsius. “O processo de usinagem é sempre muito complicado, por isso estou muito feliz e parabenizo o nível de produção da Metalfino, à frente de todo esse trabalho. Chegar com excelência a um nível de produção de peças, com esse grandioso atendimento a fábricas como a Honda, é incrível!”, destacou o superintendente.
Entre outros empreendimentos, em 2019 a Metalfino deu início ao projeto Cam Holder 5R0, também voltado para o setor de Quatro Rodas, que passou a ser executado em 2022 e tem ampliado o leque de investimentos da empresa na Zona Franca de Manaus (ZFM). “Começamos a implantar o TPMFA (participação de todos) em 2016, e fomos até Portugal, Estados Unidos e outros países para mostrar o que produzimos aqui. Eles também vieram fazer benchmarking - estratégia que busca otimizar o desempenho de uma empresa a partir da análise das melhores práticas do mercado em que ela está inserida - conosco em Manaus com intuito de levar para lá. Quem conheceu a Metalfino antes e compara com agora, reconhece toda a evolução do processo de qualidade que implantamos e desenvolvemos aqui. Hoje, a gente tem o prazer de mostrar, para o pessoal de fora, o que a Metalfino produz e o que ela representa aqui, no meio da Floresta Amazônica”, frisou o diretor Oldair Silva de Arruda. Ele recebeu a comitiva da Suframa acompanhado do presidente da Metalfino (Manaus-Brasil), Hiroyuki Miyaji, e de Edson Tonaki, dos Recursos Humanos.