Notícias
Design estreia na Feira Internacional da Amazônia (FIAM)
A sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (VII FIAM), que começa nesta quarta-feira (27), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, vai contar, pela primeira vez, com o design como um de seus eixos de discussão. Na sexta-feira (29), a partir das 14h, entre os oito temas da Jornada de Seminários do evento, haverá “Design como ferramenta para o incremento de negócios na Zona Franca de Manaus (ZFM)”.
O objetivo do seminário é mostrar como a utilização do design pode ajudar a alavancar as vendas, reduzir os gastos e agregar valor aos negócios desenvolvidos na Zona Franca. “É um primeiro passo para fomentar a discussão em torno do processo criativo no Polo Industrial de Manaus (PIM). As empresas daqui são exemplos mundiais em manufatura. Agora é hora de dominar o ciclo de produção e passar a agir no início do processo, no projeto, no design”, explica o superintendente Thomaz Nogueira, que assumiu a SUFRAMA em janeiro de 2012 tendo, como uma das metas apontadas no discurso de posse, o “domínio do ciclo de produção” na ZFM.
A expectativa da SUFRAMA é que, a partir do seminário, surjam os gargalos que impedem as empresas de criar no PIM e também sejam apontadas opções para fomentar o setor. “Se existem motivos para haver pouca criação aqui, quais são? É possível mudar essa realidade? O que fazer para mudá-la?”, questiona Nogueira, apontando algumas das discussões que devem surgir no evento.
O seminário “Design como ferramenta para o incremento de negócios na Zona Franca de Manaus (ZFM)” é organizado pela SUFRAMA com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e do Instituto Didesign.
Palestrantes
Serão três palestras no dia 29. A primeira será do especialista em branding, graduado em design pela USP, Guilherme Sebastiany, que vai falar “Como as marcas ajudam a vender mais”, mostrando um dos primeiros passos do design que é escolher o nome e a identidade visual da marca e como isso impacta o público alvo e suas escolhas. Na segunda palestra, o doutor em design pela PUC-Rio, Alexandre de Oliveira, e a Mestre em sustentabilidade, Iuçana Mouco, da Fucapi, falarão sobre “Design local, competitividade global”, abordando a questão da identidade cultural como elemento de diferenciação no mercado e aumento da competitividade para as empresas – mostrando ainda cases de sucesso da empresas que apostaram nesta receita.
Encerrando o seminário, Marco Aurélio Lobo Júnior, coordenador de Inovação e Design da Apex-Brasil, vai mostrar “Como promover a criatividade brasileira no mercado internacional”, explicando como inovação e design podem ajudar a aumentar as exportações e a imagem internacional dos produtos e serviços brasileiros.
As inscrições para a Jornada de Seminários encerraram no último dia 19 de novembro.