Notícias
Curso Básico de Exportação nos 49 anos da SUFRAMA
O comitê gestor do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas realizará, no próximo dia 24 de fevereiro (quarta-feira), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o Curso Básico de Exportação. Voltado a auxiliar pequenas, médias e grandes empresas a dar início ou mesmo incrementar suas ações de comércio exterior, o evento será realizado das 8h30 às 12h30 e fará parte das celebrações de aniversário da autarquia, que completa 49 anos no dia 28 de fevereiro.
Ministrado pelo analista de comércio exterior do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação (Deaex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Rafael Codeço, o curso terá apresentações acerca dos aspectos introdutórios do comércio exterior, além de questões referentes aos estudos de mercado, promoção comercial, formulação de preços, noções gerais de ferramentas de exportação e os trâmites necessários para o exportador.
As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita, devendo o interessado encaminhar nome completo, CPF, e-mail e empresa na qual trabalha (se houver) para os endereços eletrônicos kamyle.rey@suframa.gov.br e arthur.lisboa@suframa.gov.br. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (92) 3321-7273. As inscrições serão encerradas nesta terça-feira (23), às 16h.
“A realização deste curso é uma das primeiras ações públicas do PNCE na região, que tem por objetivo desenvolver e difundir a cultura exportadora em cada Estado da federação, através da capacitação de empresários e profissionais ligados ao comércio exterior para o aumento e qualificação da base exportadora brasileira”, comentou a coordenadora-geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Sandra Almeida.
Novas ações integradas do PNCE regional deverão ser realizadas, tendo em vista a complexidade do tema e a importância do comércio exterior para a região e para o País, e, ainda, a possibilidade de expansão das atividades empresariais diante das oportunidades que a taxa cambial vigente oferece.
PNCE
O Comitê Gestor do PNCE no Amazonas é composto pela SUFRAMA, Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SeplanCTI), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Caixa Econômica Federal (CEF), Núcleo de Faixa de Fronteira do Amazonas (Niffam), Núcleo Estadual dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Correios, Banco da Amazônia, Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (CIN/Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Associação Amazonense de Municípios (AAM), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/AM), Banco do Brasil e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM).