Notícias
Ecopaper da Amazônia reúne com CBA na busca por maior sustentabilidade
Todo processo fabril da empresa foi apresentado aos representantes do CBA (Foto: Márcio Gallo/Suframa)
Na última semana de julho, equipe do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) esteve na sede da Ecopaper da Amazônia para, junto à diretoria da empresa, conhecer as atividades fabris realizadas no local e entender de que forma o CBA pode contribuir com soluções mais sustentáveis para a fabricação de papeis na região a partir da demanda apresentada pela Ecopaper.
Na ocasião, os pesquisadores Simone da Silva e Felipe Padilha, do corpo científico do Centro, foram recebidos pela sócia-proprietária da empresa, Danyelle Jatahy Benaion, que apresentou a estrutura da planta industrial onde são fabricados papeis variados, que vão desde guardanapos, institucionais e papeis toalha às linhas higiênico e hospitalares.
"A empresa faz parte da quarta geração de indústrias no estado, o que nos traz um longo know-how em fabricação de papel. Há muito temos interesse em tornar nossa atividade ainda mais sustentável - o que se alinha às demandas da nossa empresa e da sociedade local e global - e vimos no CBA a instituição que pode atuar para nos ajudar neste sentido", afirmou Danyelle.
Os pesquisadores do CBA identificaram potenciais iniciativas que podem ser realizadas junto à empresa para colaborar para que a produção de papeis da Ecopaper possa ser ainda mais sustentável. "Temos processos científicos desenvolvidos no âmbito do Centro que estão bastante alinhados ao que propõe a Ecopaper. Conhecer o processo fabril ajudou a entender melhor como podemos trabalhar em conjunto para avançar nesta questão de sustentabilidade", disse Simone.
Histórico
A Ecopaper da Amazônia estabeleceu oficialmente suas atividades em 2021, quando iniciou a fabricação de papeis higiênicos, guardanapos, toalhas, linha institucional e hospitalar. Hoje, a empresa conta com um quadro de colaboradores de cerca de 100 pessoas, que atuam nas partes administrativas e operacionais. A Ecopaper atende todo o mercado do Norte do País e, além de já mirar outros mercados nacionais, visa a ampliar sua atuação para outros países.