Notícias
Coordenação da Suframa em Rio Branco busca parcerias institucionais em eventos
Conselho de Administração foi um dos locais visitados pelos servidores(Foto: Divulgação/Suframa)
Servidores da Coordenação Regional de Rio Branco (CORERB) têm participado de vários eventos institucionais com o objetivo de aprofundar o alinhamento da Suframa com entidades públicas e privadas do Acre, tendo em vista angariar parcerias em prol de ações de desenvolvimento regional.
Na quinta-feira (07), por exemplo, o servidor Renato José Santos participou do Workshop de Gestão Pública promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC), no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC). O treinamento tem como objetivo disseminar boas práticas de gestão e oferecer dados específicos para tomadas de decisões dos municípios acreanos e brasileiros.
A ferramenta utilizada no treinamento foi o Índice de Governança Municipal IGM-CFA, que foi elaborado com base em dados oficiais brasileiros de instituições como Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e outros, que contemplam áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência e transparência.
A principal característica do IGM-CFA é permitir visão ampliada sobre dimensões de governança pública, em especial para os âmbitos fiscais, de gestão e desempenho. Dessa forma, é possível comparar o desempenho de municípios observando suas diferentes realidades, uma vez que a ferramenta permite classificar as cidades por diferentes aspectos, como renda per capita e população.
Inovação
Iniciado na terça-feira (05) e encerrado na quinta-feira (07), em Caxias do Sul (RS), a 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial – foi outro evento que contou com a divulgação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) por meio da participação de um servidor da CORERB. A feira contou com 347 expositores e tinha a expectativa de chegar aos R$ 128 milhões de negócios gerados no ano passado.
Um dos atrativos da Feira foi o Projeto Comprador, na avaliação do servidor Paulo Xavier Lima, que representa a Autarquia no conselheiro deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Acre (Sebrae-AC) e foi ao evento na condição de conselheiro. O Projeto Comprador contou com rodadas presenciais e digitais e foi concebido para aproximar grandes, micros e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das associações.
Na semana passada (dia 28/09), a coordenadora da CORERB, Maria Thereza Costa, também participou de um encontro entre o embaixador do Peru no Brasil, Javier Yépez, e representantes instituições empresariais e governamentais do Acre, na sede da Federação das Indústrias (Fieac). Em pauta, discussão de soluções para o aprimoramento do comércio bilateral.