Notícias
Cooperativas do Amazonas buscam parceria com liga italiana
Representantes de cooperativas de diversos segmentos produtivos do Estado entregaram documento manifestando interesse em formalizar parceria com a Liga de Cooperativas Italianas (Legacoop) com o objetivo de compartilhar experiências e conhecimentos acumulados na área. A iniciativa foi resultado de articulação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).
O documento prevê ações voltadas à formação de multiplicadores em áreas como gestão em cooperativismo, produção, logística, comercialização, bem como crédito e acesso a novos mercados. Outro item importante previsto no documento é a transferência de tecnologia como forma de ampliar o know how das cooperativas em funcionamento no Estado.
De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Regional da autarquia, Eliany Gomes, a intenção é criar mecanismos de fortalecimento do cooperativismo no Amazonas e futuramente, ampliar para os demais Estados da área de atuação da autarquia (Acre, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá). “A Itália é um país conhecido internacionalmente pela cultura cooperativista, sendo assim essa parceria é de suma importância para o fortalecimento dessa prática em nossa região”.
Assinaram o documento de intenções a Amazônia Polpas, Movelar São José, Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Amazonas (Aimazon), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae), Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Norte (Fecoop Norte), Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM), Cooperativa Mista Agropecuária de Iranduba (Coapir), Cooperativa dos Produtos Frutas de Codajás, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Cupuaçu do Amazonas Comércio, Indústria e Exportação Ltda (Cupuama), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM) e Superintendência da Zona Franca de Manaus.