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Comissão de Gestão de Riscos inicia fase de capacitação
A implementação da Política de Gestão de Risco na SUFRAMA está em fase avançada e teve nesta semana o início de mais uma etapa relevante. Entre os dias 23 e 29 de outubro, a Comissão Permanente de Gestão de Riscos e Controles realizou, na sede da autarquia, treinamento com servidores da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional (CGDER) sobre levantamento, classificação e tratamento de riscos. Foi a primeira oficina entre diversas outras que serão realizadas ao longo dos próximos meses com o intuito de capacitar servidores da autarquia acerca do tema.
De acordo com o servidor da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Leonardo Perdiz, que integra a Comissão Permanente e foi o instrutor da oficina, o treinamento teve como objetivo apresentar, de forma prática, orientações para a elaboração do Mapa de Risco do processo específico de convênios, afeto à área de atuação da CGDER. “Os servidores utilizaram a planilha documentadora desenvolvida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da qual realizaram tarefas como a identificação de potenciais eventos de riscos e a avaliação dos impactos e da possibilidade de ocorrência dos mesmos, bem como elaboraram uma resposta aos riscos previstos e o respectivo plano de ação”, explicou Perdiz.
Ele informou que, a partir dos conhecimentos adquiridos, os servidores da CGDER irão concluir por conta própria o mapa de riscos dos processos e subprocessos da unidade e irão encaminhá-lo para avaliação da Comissão Permanente. Em seguida, em caso de conformidade, o mapa será remetido para deliberação durante reunião do Comitê de Governança da SUFRAMA, composto pelos dirigentes máximos da autarquia. Nesta ocasião, também serão discutidos tópicos como a aprovação das próximas ações da Comissão Permanente e a definição de novas unidades administrativas que serão contempladas com treinamentos e oficinas.