Notícias
Chineses buscam estreitar relações comerciais com a ZFM
A comitiva chinesa foi recepcionada pela superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia. - Foto: Layana Rios
Uma comitiva da cidade de Qingdao, localizada na província de Shandong, na China, visitou a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), nesta segunda-feira (11), buscando aprofundar informações sobre como desenvolver parcerias com o modelo ZFM tanto no âmbito comercial quanto industrial, especialmente para a fabricação de embalagens.
De acordo com o diretor-geral do Comércio Bureau de Qingdao e líder da comitiva, Xing Li Zhi, várias empresas da cidade têm interesse em estreitar relações e prospectar a possibilidade de instalação de uma unidade fabril no Polo Industrial de Manaus (PIM). Zhi veio a Manaus acompanhado de empresários do segmento de vidros e de embalagens de alimentos.
A comitiva foi recepcionada pela superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, acompanhada de equipe técnica da autarquia. “O comércio com a China tem crescido durante os últimos anos e nós gostaríamos de fortalecer essa aliança para que possamos crescer ainda mais”, afirmou a superintendente.
A coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Souza, conduziu uma apresentação à delegação chinesa, onde abordou a área de abrangência do modelo ZFM, os incentivos fiscais concedidos, as contrapartidas requeridas, os principais segmentos do PIM e a logística de escoamento da produção, entre outras informações. “Temos as Áreas de Livres Comércio nos Estados do Acre e Rondônia que já possuem uma integração com o Pacífico, inclusive com o mercado chinês, e que podem no setor comercial já fazer um fluxo de negócios”, ressaltou a coordenadora.
Zhi agradeceu as informações prestadas durante a reunião e ressaltou que esse foi apenas o início das conversas, pois continuarão o contato com a SUFRAMA devido à demanda de empresários interessados na Zona Franca de Manaus