Notícias
Biotecnologia atrai atenção de Agência de Inovação ao CBA
A visita aos laboratórios marcou o ponto alto da agenda (Foto: Márcio Gallo/CBA)
Atividades conjuntas, parcerias e até mesmo um eventual convênio. Foi com estes objetivos que representantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR), mais especificamente os membros da Agência de Inovação da instituição (AGIF), visitaram o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) no início de novembro. Ao todo, a equipe gestora dos cinco campi do IFRR estavam representados na ocasião.
Os membros da comitiva foram recepcionados pelo gestor do CBA, Fábio Calderaro, e por equipe técnica do Centro, que apresentaram as atividades promovidas pelo CBA, bem como os trabalhos realizados pelo corpo científico com vistas ao desenvolvimento de iniciativas de cunho biotecnológico que contribuam para o fomento da bioeconomia amazônica, gerando oportunidades para toda a região, em especial para a sociedade local.
A diretora da AGIF, Karla Morais, reforçou que o intuito do grupo - formado também pelo pró-reitor de desenvolvimento institucional, Adnelson Batista, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (em exercício), Amarildo Júnior, docentes e pessoal de apoio do IFRR - era "conhecer a estrutura laboratorial do CBA e as demais áreas de pesquisa. Muito escutamos falar sobre o que é desenvolvido na instituição e acredito que temos condições de realizar atividades em conjunto com a expansão do trabalho da Agência de Inovação do IFRR".
Fábio Calderaro parabenizou os membros da comitiva pela iniciativa e pela proposta de atuar mais fortemente com atividades que envolvam pesquisa e inovação. "Há diversas possibilidades e oportunidades de trabalho que a AGIF pode desenvolver na região. É importante prospectar os mercados potenciais hoje existentes e buscar atender estas demandas diante do que a Agência de Inovação pode oferecer em termos de pessoal e capacidade de trabalho", disse.
Os representantes da AGIF ainda aproveitaram a visita à Manaus para conhecerem outras instituições ligadas às áreas de ciência, tecnologia e inovação para avançar na proposta de expandir suas atividades pela região.