Notícias
Bioeconomia amazônica terá rodada internacional de negócios em julho
A rodada de negócios ocorrerá on-line, com apoio do Centro de Bioeconomia da Amazônia (Arte: Divulgação)
As riquezas biológicas da Amazônia brasileira vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário global, em especial diante do fortalecimento do tema sustentabilidade por todo o mundo. Diante desta realidade, entre os dias 12 e 15 de julho será realizada a "Business Connection Brazil (BCB): Amazônia", uma rodada internacional de negócios da bioeconomia Amazônica voltada, principalmente, para alimentos & bebidas, cosméticos e insumos biológicos. E o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) vai marcar presença neste evento virtual e gratuito.
A proposta da BCB é conectar compradores de todo o mundo com micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) da Amazônia brasileira que forneçam produtos típicos regionais. A iniciativa deve contribuir com o impulsionamento da bioeconomia amazônica através da promoção de negócios locais relacionados com alimentos, bebidas, cosméticos e insumos biológicos amazônicos, colaborando para o desenvolvimento econômico e sustentável da riqueza biológica ainda pouco explorada da região.
"A ideia é conectarmos potenciais investidores e grandes empresas ao crescente mercado bioeconômico local, aliando os insumos de origem amazônica às mais altas tecnologias disponíveis hoje no mercado global para trabalharmos no desenvolvimento sustentável de nossa região, o que deve favorecer a sociedade local e estimular negócios com forte potencial bioeconômico", destaca o gestor do CBA, Fábio Calderaro.
O fortalecimento da bioeconomia também pode contribuir com a diversificação da matriz econômica local, principalmente devido ao forte potencial desta atividade em meio à diversidade de insumos que a floresta amazônica tem a oferecer. "O CBA, como apoiador do evento, já atua com pesquisas que envolvem uma variada gama de insumos de origem regional e entende quão importante é a riqueza biológica local para a economia, para a sociedade e para a sustentabilidade. Voltarmos esforços para o fomento de atividade que envolvam bioeconomia é entender a evolução do mercado global", disse Calderaro.
Organização e inscrições
O "Business Connection Brazil: Amazônia" é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - Connect Americas em parceria com o Programa de Facilitação de Comércio no Brasil, Governo Britânico, Palladium Group, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoiado pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).
Os interessados em participar devem estar enquadrados nos critérios de seleção disponíveis no site https://mbmapp.com/event/bcbrazilamazonia, no qual podem, também, se inscrever e testar a plataforma virtual do evento.