Notícias
Amazontech: Inovação e tecnologia com sustentabilidade
Com o objetivo de integrar e promover a cultura da informação, difusão e transferência de conhecimentos tecnológicos coerentes com a sustentabilidade amazônica, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) participa da oitava edição da Amazontech, evento que começa nesta terça-feira (13) e vai até 17 de novembro em Macapá (AP), e conta com o apoio dos governos dos Estados que compõem a Amazônia Legal, Sebrae Nacional, Embrapa e Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz) dentre outros parceiros.
A Amazontech tem como missão promover um ambiente favorável ao empreendedorismo e desenvolver iniciativas inovadoras no bioma amazônico, contribuindo, assim, para a competitividade dos negócios sustentáveis, orientando-os para a conquista de mercados, construindo pilares para o planejamento e desenvolvimento harmônico da região, com fomento à geração de emprego e renda. O evento contempla, em sua grade de programação, importantes eventos estratégicos para debater temas de essencial interesse da sociedade amazônica, dentre os quais se destacam alguns fóruns como o de Governadores da Região Norte, o Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia, Fórum de Secretários de Meio-Ambiente, Fórum Nacional de Procuradores e Fórum de reitores da Unamaz.
O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) terão representantes no evento que, em conjunto com a SUFRAMA, vão apresentar palestras com foco na disseminação de inovação e tecnologia junto aos negócios que operam no ambiente amazônico.
Vocação
Esta será a terceira participação da autarquia na feira de tecnologia, sendo as duas primeiras em 2006 e 2008. Para o coordenador-geral de Promoção Comercial da SUFRAMA, Jorge Vasques, a Amazontech é “um projeto para discussão de desafios da Amazônia em prol da integração de propósitos e esforços destinados à construção de um modelo de desenvolvimento baseado nas vocações socioeconômicas da nossa Região. Nossa participação propiciará a apresentação da palestra no tema de interesse da Região, com consequente divulgação das atividades desenvolvidas pela autarquia e da realização da VII FIAM (que será realizada em 2013)”.