Notícias
ALE reconhece atuação da SUFRAMA em 44 anos do modelo ZFM
A Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) realizou nesta terça-feira (26) sessão especial em homenagem aos 44 anos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Proposta pelo deputado estadual Adjuto Afonso (PP), a sessão foi aprovada por unanimidade e contou com a presença maciça dos parlamentares daquela Casa.
As conquistas do modelo ao longo de sua trajetória e a relevância para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Amazonas, bem como de toda a região, foram destacadas pelos deputados, que se manifestaram durante a solenidade. “A Zona Franca de Manaus sempre teve um grande papel no desenvolvimento regional e do nosso Estado. O Amazonas não seria o que é hoje, uma economia crescente, com um PIB (Produto Interno Bruto) considerável e capacidade de investimento, se não fosse a Zona Franca de Manaus”, afirmou o deputado e presidente da Casa, Ricardo Nicolau (PRP).
Nicolau aproveitou a ocasião para parabenizar a superintendente e destacar a sua atuação à frente da autarquia. “Confio na sua honestidade, na sua capacidade de trabalho e tenho certeza que, nas suas mãos, a ZFM teve e terá um rumo diferente”, disse. “Mesmo sendo político sou contrário à politização da Zona Franca de Manaus que, ao meu ver, tem de ser tratada tecnicamente”, completou o parlamentar.
Adjuto Afonso, autor da proposta de realização da sessão especial, engrandeceu os resultados excepcionais alcançados nos últimos anos pelo parque fabril de Manaus, e a política de vanguarda no fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM), enfatizando o salto de faturamento das empresas conquistado nos últimos anos.
Logo no início da sessão especial, Adjuto Afonso e Ricardo Nicolau entregaram à superintendente Flávia Grosso uma placa comemorativa pela sua contribuição ao desenvolvimento socioeconômico da região.
Modelo de sucesso - Aspectos positivos que retratam a evolução do modelo ZFM foram apresentados pela superintendente da Suframa, que agradeceu em tom emocionado as manifestações de reconhecimento à importância da Zona Franca de Manaus, e ao empenho dos servidores e colaboradores da SUFRAMA na gestão do modelo “que permitiu não apenas o crescimento, mas o desenvolvimento da região, formando uma base econômica, geradora e distribuidora de riqueza”, afirmou, acrescentando que “dados comparativos mostram de forma inequívoca não apenas a viabilidade do modelo de desenvolvimento escolhido para nossa região, mas também da competência do povo amazonense em geri-lo de forma grandiosa, correta e séria”.
Entre os dados mencionados pela superintendente, destacam-se o aumento de 230% do faturamento das empresas do Polo Industrial de Manaus entre 2003 e 2010, chegando a US$ 35 bilhões no último ano, e a média mensal de empregos, que cresceu 59,22% entre 2003 e 2010, tendo atingido 111 mil empregos diretos e indiretos no mês de fevereiro.