Notícias
Abertura de evento da Suframa em Roraima destaca união regional
Encontro busca disseminar as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) e das Áreas de Livre Comércio (ALCs), divulgar linhas acessíveis de financiamentos, bem como fomentar o ecossistema de inovação local (Fotos: Isaac Júnior/Suframa)
Idealizado pela Suframa para disseminar as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) e das Áreas de Livre Comércio (ALCs), divulgar linhas acessíveis de financiamentos, bem como fomentar o ecossistema de inovação local, começou nesta terça-feira (18), a “1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima”. O evento, que vai até quinta-feira (20), é promovido em parceria com a prefeitura de Boa Vista e reúne os principais entes de desenvolvimento da Amazônia.
Na cerimônia de abertura, realizada, no auditório da Faculdade Cathedral, com capacidade para 600 pessoas, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, ressaltou a importância estratégica e geopolítica da integração dos Estados componentes da Amazônia e explicou os objetivos do evento.
“Essa jornada de integração é uma das diretrizes da nossa gestão. Nós estamos aqui em Roraima, já estivemos no Amapá, vamos ao Acre e vamos a Rondônia também. Nós, da Suframa, estamos trazendo as informações do formato que devem ser apresentados os projetos, como ter acesso aos recursos de PD&I, Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação. As vantagens de se cadastrar na Suframa e comprar equipamentos baratos. Como industrializar um produto com matéria-prima regional com incentivos. Também estão conosco aqui a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Banco da Amazônia (Basa), instituições que fomentam o desenvolvimento e os financiamentos da nossa região. De nossa parte, viemos dizer que a Suframa não é só de Manaus, a Suframa é de toda a Amazônia”, explicou Saraiva.
Em seu discurso, o governador de Roraima, Antonio Denarium, destacou a iniciativa da Suframa de concentrar esforços em todos os Estados integrantes da sua área de abrangência e citou algumas iniciativas que demonstram maior integração entre o governo estadual e a autarquia federal.
“A Suframa está colocando à disposição todo seu portfólio de projetos e ações que podem ser aplicados aqui no nosso Estado. Vemos que a Suframa não está mais concentrando tudo lá em Manaus. O objetivo é expandir o serviço e o atendimento para outros Estados da Amazônia legal, inclusive com pesquisas, com incentivo fiscal, com geração de emprego e crescimento econômico. Inclusive fomos convidados pela Suframa para colocar uma representação do governo e estado lá em Manaus dentro da Autarquia para que, quando um potencial empreendedor procurar a Suframa, possa também ser atendido por servidores do governo de Roraima. É com essa integração com os demais estados que a Amazônia vai crescer, desenvolver e gerar mais oportunidades”, assinalou.
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Machado, explicou que o evento foi concebido durante visita dele à Suframa em Manaus e convidou os empresários e comerciantes do Estado a participar da Jornada para conhecerem todas as oportunidades que serão detalhadas durante a programação.
O prefeito também destacou a parceria entre o município e a parceria para a concretização do projeto Forte Boa Vista. “A Suframa cedeu para o município um galpão localizado no bairro São Vicente, para a prefeitura transformar esse galpão num ambiente de inovação. Nesse local, não vamos apoiar apenas startups, mas quaisquer projetos de inovação. Aquele galpão vai se tornar um ambiente inovador, vai ser um ambiente que a gente vai ter um coworking, a gente vai ter uma aceleradora de empresas, uma parceria muito grande com todas essas instituições que estão presentes hoje aqui. É uma iniciativa para Roraima ser cada vez mais menos dependente do setor público e cada vez mais empreendedora”, salientou.
Programação
A programação do dia continuou com a palestra “Leis de Informática aplicada à Integração Regional”, ministrada pelo assessor técnico da Suframa Leopoldo Montenegro.
Também estão previstos os painéis: “Programa Prioritários” e “Resultado das Leis de Informática na Amazônia Ocidental e Amapá”.
No encerramento, a apresentação “Proposta da Aceleradora de Empresas – Forte Boa Vista”.