Potencialidades - Palmito de Pupunheira
A pupunheira (Bactris gasipaes) é uma das culturas indicadas como alternativa para exploração dos recursos naturais da Amazônia de maneira racional e dentro dos princípios de sustentabilidade e rentabilidade. Existem mais de 8.000 hectares de pupunheira plantados para a extração do palmito no Brasil. A concentração de área cultivada encontra-se na Região Norte, sendo que Rondônia é o Estado com a maior área plantada, seguido do Amazonas.
Para agroindústria de palmito, a pupunheira desponta como excelente alternativa, dada sua rusticidade, precocidade, perfilhamento e excelente qualidade do palmito. O fato de as pupunheiras serem cultivadas permite que se obtenham palmitos de diâmetro bastante uniforme, desde que se faça um manejo adequado e controlado no campo.
Além do palmito, a pupunheira também pode ser cultivada para a produção de fruto cozido para consumo humano direto, fruto para fabricação de farinha, fruto para ração animal e fruto para óleo, além da madeira para fabricação de instrumentos musicais e móveis.