Tudo sobre o ConectaGente
Olá, somos o ConectaGente, o Núcleo de Governança Estratégica da Rede SIPEC!
Aqui você conhecerá nossa história, nossa missão, valores e atuação. Clique nos números da imagem abaixo para saber mais um pouquinho sobre nós!
Contexto
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP e Secretaria de Relações do Trabalho - SRT, na qualidade de Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, vem trabalhando de forma consistente para transformar a cultura e as práticas da gestão do capital humano. De forma coesa e cada vez mais estratégica, vem priorizando e valorizando o setor de gestão de pessoal com medidas para empreender uma cultura de inovação com ações de fortalecimento da gestão humanizada e com foco em resultados, visando o aprimoramento das Políticas de Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal.
Nesse sentido, o ConectaGente foi criado em dezembro de 2019 para atuar como o núcleo de governança no âmbito do Órgão Central do SIPEC. Tem como objetivo conduzir os processos de integração e comunicação entre o órgão central e os demais órgãos e entidades integrantes do SIPEC, atuando como facilitador de relacionamento e promotor de gestão e governança colaborativa dessa rede.
Mapeamento e Diagnóstico da Rede SIPEC
Com o intuito de compreender a Rede SIPEC, foi realizado um mapeamento das áreas de gestão de pessoas dos órgãos e entidades integrantes, identificando seu alcance, tamanho e perfil. Como resultado, foram identificados 200 órgãos integrantes da Rede SIPEC, que alcançam em torno de 20 mil profissionais de gestão de pessoas que atuam na gestão do capital humano da APF que alcança 1.300.000 (um milhão e trezentas mil) vidas entre ativos, aposentados e pensionistas.
Com o estudo, constatou-se que esse sistema estruturador é amplo e abrangente, e que seu arcabouço normativo de constituição e estruturação definiu papéis e responsabilidades, entretanto, não conseguiu alcançar seus propósitos na integralidade, seja por ineficiência nas relações ou ineficácia dos meios e processos utilizados. Também constatou-se que, mesmo enfrentando desafios estruturais, a Rede SIPEC consegue atender as demandas de seus integrantes, ainda que parcialmente.
Atuação do ConectaGente
Esse diagnóstico direcionou o ConectaGente a realizar ações de fortalecimento da identidade institucional com seus integrantes e reforçar suas competências normativas. Também foram desenvolvidas ações para ampliar a comunicação, melhorar a integração e relacionamento entre os integrantes por meio de fóruns, encontros, plantões e outras formas de interação e aproximação com a rede.
A valorização e a profissionalização do capital humano que atua em gestão de pessoas são temas caros para o ConectaGente. Gerar valor público e engajamento, por meio de uma comunicação assertiva, fomentar redes de cooperação, integração e compartilhamento de boas práticas são os impulsionadores desse núcleo que tem em seu escopo elevar o patamar da gestão de pessoas ao nível estratégico das organizações públicas.
A missão do ConectaGente é garantir que os propósitos, diretrizes, normas e planos estratégicos do governo alcancem os servidores públicos federais, gerando maior valor público e eficiência na entrega de resultados. Suas ações são focadas em transformar culturas, comportamentos e realidades, impactando na experiência dos servidores da área de gestão de pessoas. O ConectaGente compartilha valores como empatia, comunicação assertiva, escuta ativa, inovação, relacionamento em rede, gestão colaborativa, visão sistêmica e afeto.
A atuação do ConectaGente está diretamente ligada às competências da Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP e da Secretaria de Relações do Trabalho - SRT previstas no DECRETO Nº 11.345, DE 1º DE JANEIRO DE 2023 , Art. 22, a saber: III - atuar como órgão central do Sipec e seus subsistemas e promover o atendimento e a integração de suas unidades; IX - sistematizar e divulgar aos órgãos e às entidades integrantes do Sipec as orientações e os pronunciamentos referentes à legislação aplicada à gestão de pessoas no âmbito das competências da Secretaria; XII - propor, coordenar e apoiar a implementação de planos, programas, projetos e ações estratégicas de inovações, modernização e aperfeiçoamento de gestão de pessoas e do conhecimento.
O ConectaGente veio para fortalecer a missão da SGPRT de liderar a transformação da cultura de Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal, priorizando atração, o desenvolvimento, a retenção e o reconhecimento de profissionais de alto desempenho, comprometidos com a entrega de serviços públicos de excelência à sociedade.
O ConectaGente colabora na adequação da SGPRT à realidade atual, às competências, os papéis, à comunicação, à modernização da estrutura normativa organizacional e o aprimoramento da rede de gestão de pessoal, tendo como referencial a prestação de um serviço público de excelência, reforçando o compromisso desta Secretaria com o desenvolvimento e aprimoramento de Políticas de Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal.