Notícias
campanha
Outubro Rosa - SIASS-FUNASA/AP
Inicialmente foram ofertados atendimentos de verificação de glicemia, aferição de pressão arterial e café da manhã. Em seguida ministrada palestra pelo enfermeiro Jefferson de Andrade, com intuito de discutir agentes relacionados ao aparecimento da doença, sinais, sintomas, autoexame e rastreamento com mamografia.
Também ocorreu uma Roda de Conversa com Dinâmicas de Grupo, com o tema Empatia, com a participação de psicóloga e acadêmicas de Psicologia, acerca do enfrentamento do diagnóstico em questão. Foram solicitados exames médicos de rotina de caráter preventivo, pelo Dr. José Uilton Tavares/Perito/SIASS/FUNASA/AP, para os participantes da programação que demonstraram interesse.
A campanha Outubro Rosa, realizada pontualmente todos os anos nesta SUEST-FUNASA-AP, objetiva a conscientização da população feminina para estar atenta a qualquer alteração suspeita nas mamas, e a importância do rápido encaminhamento para a investigação, diagnóstico e tratamento adequado. Segundo dados do INCA - Instituto Nacional de Câncer, são estimados 59.700 casos novos para 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. Sendo considerado o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também o que causa mais morte por câncer em mulheres.