Notícias
campanha
Campanha Janeiro Branco - 2019
Considerando que essa temática ainda é estigmatizada, a campanha surgiu para disseminar informações e refletir sobre assuntos como depressão e suicídio, bem como sobre as demais questões relacionadas à valorização da saúde mental dos indivíduos e instituições.
Com enfoque na conscientização e na prevenção, diversas ações estão programadas para o mês de janeiro, buscando também contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento de políticas públicas relativas ao universo da Saúde Mental em todo o país.
No âmbito da Administração Pública Federal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove pelo quinto ano consecutivo a campanha Janeiro Branco, com uma programação aberta à comunidade geral que oferece rodas de conversa, oficinas, exposição e debate de filmes, tendo como novidade em 2019 a oferta de plantões psicológicos.
As ações começam terça-feira, 8, às 9h, com uma oficina de arte no auditório da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da UFRN, onde também será realizado cine-debate em saúde mental dia 29, no mesmo horário. O Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) recebe atividade de dança às 9h30 do dia 9; roda de conversa às 10h do dia 10; meditação Mindfulness em 14 de janeiro, às 10h; cine-debate nos dias 16 e 17, às 9h; além do jogo "Ligados na vida" a partir das 13h30 do dia 18, que terá continuidade no mesmo horário do dia 25. Ainda no SEPA, acontecem as oficinas "Aprendendo a meditar" nos dias 22, 24, 29 e 31 de janeiro.
Ações dessa natureza encontram-se em consonância com a Portaria nº 1261, de 5 de maio de 2010, que institui os Princípios, Diretrizes e Ações em Saúde Mental que visam orientar os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil - SIPEC da Administração Pública Federal sobre a saúde mental dos servidores.
Apesar de ganhar destaque em janeiro, essa temática deve estar presente nas ações desenvolvidas pelos órgãos e entidades durante todo o ano, visando conscientizar servidores e colaboradores que precisam buscar ajuda especializada na área.
fonte: www.ufrn.br
www.janeirobranco.com.br