Concurso Público Nacional Unificado - CPNU
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A seguir, é possível visualizar o percentual de inscritos no CPNU por sexo:
Uma visualização alternativa está disponível no tópico 2 à esquerda do painel. É apresentado, para cada ano, a diferença entre estoques em relação ao ano anterior (por exemplo, em 2021 é apresentada a diferença entre 2021 e 2020). Em suma, trata-se de um registro de entradas e saídas de cada cargo em cada ano.
Tabelas auxiliares estão disponíveis em cada tópico com os dados representados nos gráficos.
Este painel foi produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) utilizando como fontes de dados as vagas do CPNU e o Sistema de Administração de Pessoal (SIAPE), ambos fornecidos pelo Ministério de Gestão e Inovação.