PGD Petrvs- Manual de Informações Gerais
O que é preciso para implementar o PGD Petrvs
A instalação de qualquer sistema governamental é desafiadora. A situação é ainda mais complexa quando envolve a expectativa de que sirva de suporte para uma transformação das práticas de gestão de equipes em ambiente tão variado e complexo como a administração pública federal brasileira. O Sistema PGD Petrvs impõe, desse modo, desafios particulares para que o novo PGD seja um instrumento efetivo de transformação governamental.
Deve ficar claro que o uso do sistema demanda conhecimento básico dos conceitos do PGD, especialmente aqueles referentes a “planos de entrega”. Seria importante ter familiaridade com os normativos, mas é mais compreensível que as áreas finalísticas não tenham acompanhado a evolução do Decreto nº 11.072 e as duas instruções normativas subsequentes. Isso significa, portanto, que somente na implementação do novo sistema que a maioria das chefias e participantes se confrontará com a nova realidade.
Nesse contexto, nossas sugestões para melhor experiência de implementação do Sistema PGD Petvs no seu órgão/entidade são:
Entre os multiplicadores do PGD, será necessário definir para cada unidade seu administrador negocial do sistema. Eles terão perfil (nível de acesso) diferenciado e, inicialmente, várias responsabilidades, como a configuração geral de documentos, a concessão de status para chefias substitutas e servidores delegados, aspectos que serão apresentados abaixo, no manual.
Sugere-se que, incialmente, sejam realizados ciclos curtos de planos de entregas para aprendizagem (trimestrais). Esse esforço deve ser acompanhado pela alta gestão da instituição, de forma que se incentive a convergência de planos de entregas com o planejamento ou as expectativas de prioridades da instituição.
Entendemos que esse processo é desafiador, mas o MGI está à disposição para prestar auxílio. Entre nos canais de Dúvidas do WhatsApp relativos ao PGD e ao sistema e entre em contato com a Consultoria.
Entendendo o Fluxo Básico e Ciclo do PGD
O que chamamos de fluxo básico do sistema são as etapas necessárias para o bom desempenho do sistema PGD Petrvs, desde a sua instalação até a execução do ciclo do PGD.
Fique tranquilo que todas as ações relacionadas ao administrador negocial, à chefia e ao participante serão descritas nos seus respectivos manuais.
Entendendo Níveis de Acesso e Atribuições
O sistema PGD PETRVS, do ponto de vista do usuário, é organizado em níveis de acesso e atribuições. O nível de acesso apresenta as capacidades que o usuário tem, ou seja, o que ele pode fazer no sistema, semelhante a uma gestão de perfis.
Já a atribuição do usuário indica quem ele é com relação a uma unidade específica. Ainda que um determinado usuário tenha o perfil de participante, portanto, ele só poderá visualizar e atuar em determinada unidade se tiver as atribuições compatíveis dessa unidade.
Hoje existem mais de trinta módulos de capacidade que podem ser alterados pelo desenvolvedor, oferecendo ampla flexibilidade gerencial. Na instalação do sistema foi definida, no entanto, uma padronização avaliada como mais adequada à boa condução do PGD. Assim, participantes não são habilitados a configurar dados da entidade, incluir participantes em unidade de execução ou aprovar planos de trabalho. Só níveis de acesso superior tem essa capacidade.
Os níveis de acesso são definidos manualmente para os casos de desenvolvedor, administrador negocial e chefia de unidade executora. Esse, inclusive, será uma das primeiras tarefas na implementação do sistema, como veremos a seguir.
As ações realizadas pelos agentes públicos no sistema PGD Petrvs são possibilitadas a partir de um cruzamento entre nível de acesso e atribuições. Assim, para cadastrar um plano de entregas, por exemplo, o usuário precisa ter nível de acesso de Chefia de Unidade Executora e ao mesmo tempo ter como atribuição o cargo de Chefe ou Chefe Substituto de determinada unidade.
Diante disso, criamos a tabela abaixo para auxiliá-los nesse cruzamento de níveis de acesso e atribuições para as principais ações a serem realizadas no sistema.
Agora, que você já sabe o fluxo básico do sistema e a diferença entre nível de acesso e atribuições, vamos navegar pelo sistema.
Como acessar o sistema
Existem três formas de acessar o sistema PGD Petrvs: com uma conta Gmail, com a conta do Sou.gov e pelo e-mail institucional. A forma de acesso dos usuários deverá ser definido pela instituição, mas recomendamos o uso do Sou.gov para isso, conforme demostrado abaixo:
Aspectos comuns a todos os usuários
A estrutura básica do sistema PGD Petrus é a mesma para todos os usuários e consiste em: i) menu superior; ii) tela home; iii) informações sobre o usuário; iv) campos de filtro e cadastros.
Observe a imagem abaixo:
Além disso, o sistema segue sempre um padrão com as telas sendo divididas em área de filtros e área de visualização, conforme demostrado abaixo:
ATENÇÃO: Cabe aqui uma informação importante que merece atenção durante toda a navegação pelo sistema. Ao mudar algum campo de filtro em uma página, as alterações ficaram salvas. Ou seja: sempre que você retornar a essa mesma página, os filtros continuarão ativos.
Como verificar o meu nível de acesso e atribuições
Para conferir o seu nível de acesso e atribuições, você deverá seguir os seguintes passos:
Agora que você já sabe qual o seu nível de acesso, escolha o seu Manual e saiba como executar as principais ações no Sistema PGD Petrvs.