O PGD identificou como um dos seus objetivos a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos participantes, dada a importância do tema e do seu impacto para as entregas da unidade.
Alguns conceitos podem explicar o que é a QVT. Abaixo será apresentado o definido pela Anact, escolhido pela sua simplicidade e precisão:
“A qualidade de vida no trabalho pode ser concebida como uma sensação de bem-estar no trabalho, percebida coletiva e individualmente e que engloba o clima, a cultura da empresa, o interesse no trabalho, as condições de trabalho, o sentimento de envolvimento, o grau de autonomia e responsabilidade, a igualdade, o direito de errar concedido a todos, e o reconhecimento e valorização do trabalho realizado."
Destacamos o trecho “pode ser concebida como uma sensação de bem-estar no trabalho percebida coletiva e individualmente” para que a QVT não seja confundida com felicidade (que é algo que engloba o indivíduo em todas as suas dimensões enquanto ser humano, e não apenas a sua relação com o trabalho).
A QVT diz respeito ao bem-estar do trabalhador e a influência que ele sofre do trabalho, englobando aspectos como a sensação de segurança, conforto e tranquilidade que todos deveriam sentir em relação ao ambiente laboral.
A QVT é mensurada através de pesquisas e entre os modelos clássicos utilizados, destacamos que o de Walton é o que contempla o maior número de dimensões relacionadas ao trabalho, avaliando como os indivíduos se percebem em relação a cada uma delas. São elas:
Compensação justa e adequada.
Condições de trabalho.
Uso e desenvolvimento de capacidades.
Oportunidades de crescimento e segurança. na carreira, e de segurança no emprego.
Integração social na Instituição.
Constitucionalismo.
Trabalho e espaço total de vida.
Relevância social do trabalho na vida.
As pesquisas permitem as instituições terem em seu poder uma base de dados que possibilita planejar, monitorar e avaliar ações de melhoria da QVT com base em evidências científicas. Abaixo, são apresentados gráficos extraídos de um relatório de pesquisa realizada em uma importante instituição federal com mais de 3.600 servidores, no ano de 2022.
Em complementação aos dados apresentados nos gráficos acima, seguem as tabelas que demonstram como a citada instituição pesquisada estava em relação a cada dimensão do modelo. A análise delas permite indicar quais são as dimensões que necessitam de ações urgentes para correção de rumo (No exemplo, as dimensões “oportunidade de crescimento e segurança” e “trabalho e espaço total de vida”).
Além das análises acima, o relatório da pesquisa de QVT permite a elaboração de um gráfico radar, assim denominado por colocar a posição de cada uma das oito dimensões em relação a que se apresentou como mais bem posicionada (neste caso, a de constitucionalismo).
Na Administração Pública Federal, o tema é relevante e várias instituições trabalham com iniciativas de mensuração e melhoria da QVT. Este é o caso do Ministério Público Federal e do Poder Judiciário Federal, que possuem iniciativas mais abrangentes em termos de recursos alocados e profissionais envolvidos.
Para conhecer dois exemplos de relatório completo de QVT: clique aqui para conhecer a percepção dos servidores da Câmara dos Deputados e aqui para conhecer a pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Por fim, é importante destacar que a Consultoria Executiva dispõe de equipe própria para o tema QVT, permitindo aos órgãos/entidades o apoio para a realização de pesquisas relativas à QVT. Para buscar maiores orientações, entre em contato com o e-mail consultoriaexecutiva@economia.gov.br.