"Pessoas engajadas resolvem problemas complexos. Engajar pessoas é, portanto, resolver grande parte dos nossos desafios como sociedade" (Dan Ariely)
A produtividade e a inovação no setor público brasileiro devem estar alinhadas com o aperfeiçoamento das competências necessárias aos agentes públicos. Na administração pública federal (APF), foram definidas sete competências transversais para o alto desempenho, além de nove essenciais para as lideranças. O site da Escola Virtual de Governo disponibiliza opções de cursos especialmente voltados para o desenvolvimento de cada uma dessas competências.
Consulte também o material organizado pela equipe do La-Bora!gov, que busca auxiliar a promoção da confiança do time e o engajamento das pessoas e o relatório Engajamento de Servidores Públicos no Trabalho, liderado pelo Gnova/Enap, em parceria com o LA-BORA! gov, com referenciais teóricos de Ciências Comportamentais e Design Sistêmico.
Além disso, sugerimos a leitura do Guia Prático para Engajamento de Equipes, divulgado pelo Movimento Pessoas à Frente e destinado a gestores públicos que trabalham na criação de políticas baseadas em evidências, a fim de aumentar o engajamento de servidores públicos.
Vitrine PGD
Vitrine PGD é uma iniciativa voltada para dar maior divulgação às iniciativas que têm maior experiência nos temas propostos.
Abaixo, será possível conhecê-las com maiores detalhes:
- G-Nova: Laboratório de inovação que atua com experimentação e desenvolvimento de novas metodologias buscando ousar novas formas de solucionar desafios públicos e agir em governo.
- La-Bora!gov: é o laboratório de gestão inovadora no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Seu propósito é melhorar a experiência dos servidores e servidoras (Employee Experience) - usuários dos serviços do laboratório -, para gerar valor público.