Notícias
GOVERNO DIGITAL
Gestão e PREVIC incluem novas informações sobre Entidades Fechadas de Previdência Complementar em plataforma
Supervisionar e fiscalizar 270 fundos de pensão é uma tarefa que exige conhecimento, agilidade e segurança. Por isso, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio do programa Startup Gov.br, chega à quarta fase de atualização do Painel de Informações Gerenciais EVA PREVIC nesta semana.
A plataforma virtual que reúne em um mesmo ambiente informações de mais de 20 fontes de dados sobre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), agora passa a disponibilizar a primeira versão do Painel de Informações Gerenciais dos Plano de Benefícios, com dados detalhados e indicadores sobre os 1.200 planos administrados pelas EFPC no país.
Nessa versão, a navegação também ficou mais fácil e intuitiva. Isso porque o Painel de Informações Gerenciais das Entidades passa a contar com um novo design, mais atrativo e simples, com acesso direto ao conteúdo desejado, por meio de um menu na página inicial. Com ele, é possível acessar as seções de forma rápida: Informações Gerais; Grandes Números; Dirigentes; Evolução Patrimonial; Investimentos-Dados Contábeis; PGA; População; Plano de Benefícios; Benefícios e Contribuições; bem como dados sobre Patrocinadores/Instituidores.
Plano de Benefícios
A atualização do Painel de Informações Gerenciais EVA PREVIC apresenta, ainda, a primeira versão do Painel de Plano de Benefícios. Com ele servidores da autarquia passam a ter acesso rápido, detalhado e confiável, a dados sobre os planos de benefícios ofertados pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Dados como a modalidade, o início de funcionamento, a situação em que o plano se encontra (se ativo ou encerrado, por exemplo), entre outras informações relevantes ao monitoramento dos fundos. Além da seção “Informações Gerais”, que já está disponível, estão previstas outras duas, com dados sobre “Gestão do Ativo” e “Gestão do Passivo”.
Ricardo Pena, diretor-superintendente da PREVIC, explica que o “EVA trouxe mais agilidade para o monitoramento e licenciamento realizado pela autarquia porque possibilitou o acesso rápido a informações atuais e confiáveis num único painel. Isso leva à otimização do trabalho e garante mais segurança ao sistema complementar fechado”.
Próximos passos
Firmado por meio do Acordo de Cooperação Técnica 138/2023, assinado entre MGI e PREVIC e publicado no Diário Oficial da União, o Painel de Informações Gerenciais EVA tem a data de 30 de junho deste ano como prazo previsto para a entrega de todas as etapas do projeto.
Até lá, as equipes responsáveis buscam agregar novos dados e melhorias à plataforma disponibilizada para consulta dos servidores da Superintendência Nacional de Previdência Complementar. Também está previsto o desenvolvimento de um painel de acesso aberto aos participantes (ou não participantes) do sistema previdenciário fechado, com linguagem acessível e navegação intuitiva e amigável, para que os usuários possam acessar dados sobre quaisquer fundos de pensão e seus respectivos planos de benefícios.
Ainda na atuação da equipe do Startup GOV.BR, foram realizadas oficinas colaborativas pelo Laboratório de Qualidade de Serviços Públicos da Secretaria de Governo Digital (LabQ/SGD), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Essas oficinas foram realizadas para entender os desafios e apresentar uma solução para que a Startup atuasse na melhoria dos serviços de visualização de dados e, no futuro, realizar um desdobramento de uma política de governança de dados.
“Este é um exemplo de atuação do programa Startup GOV.BR, que é voltado para acelerar projetos estratégicos de transformação digital em todo o Executivo Federal”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
No momento, existem 24 startups em andamento no programa. Entre os destaques deste trabalho do ministério estão o Porto Sem Papel, o Novo CadÚnico e o FGTS Digital. O programa também já encerrou o trabalho em outras 16 iniciativas, como a que desenvolveu a infraestrutura do Brasil Participativo e que ajudou na priorização de programas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
*Com informações da PREVIC