Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
LIDERANÇA
Foram publicados nesta quinta-feira (20/2) a validação das inscrições e o resultado preliminar da etapa 1 (avaliação curricular) do processo seletivo para a 5ª edição do Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes da Administração Pública Federal. Foram considerados habilitados nessa etapa os candidatos que atenderam ao público-alvo e aos requisitos para ingresso no curso, conforme estabelecido nos itens 2 e 3 do Edital nº 1/2025.
Os candidatos não habilitados encontram-se em lista, contendo nome, parte do CPF e a justificativa do indeferimento (Anexo II do Edital Nº 28/2025). Os candidatos poderão acessar o detalhamento de suas notas, por critério, ao acessar o Sistema de Processos Seletivos da Enap.
Recurso
O candidato que desejar interpor recurso quanto ao resultado preliminar pode fazê-lo a partir desta sexta-feira (21/2), até às 23h59 deste domingo (23/2), horário de Brasília.
Não será aceito recurso via postal ou outro meio que não o indicado, fora do prazo e em horário em desacordo com o disposto no edital. Também não será aceita documentação adicional para fundamentação do recurso. O resultado final da etapa 1 (avaliação curricular) e a relação de classificados para a etapa 2 (vídeo de apresentação) serão publicados na data provável de 26 de fevereiro.
Sobre a 5ª edição do Programa LideraGOV
Nesta edição, o LideraGOV avança na implementação das políticas afirmativas previstas pelo Programa Federal de Ações Afirmativas. Das 50 vagas disponíveis, uma parte é reservada para pessoas negras, indígenas, quilombolas, trans (travestis, transexuais ou transgêneros) e com deficiência, garantindo paridade de gênero entre homens e mulheres.
As vagas reservadas obedecem às seguintes porcentagens mínimas: 40% para pessoas negras, 8% para pessoas com deficiência, 4% para indígenas, 4% para quilombolas e 4% para pessoas trans, sempre com paridade de gênero. Todos os candidatos concorrerão em igualdade de condições, respeitando os critérios de avaliação e aprovação definidos no edital.
O processo seletivo é composto por três etapas: avaliação curricular, vídeo de apresentação e estudo de caso. Cada etapa tem uma pontuação máxima de 100 pontos. As etapas 1 e 2 possuem uma pontuação mínima de 40 pontos e a etapa 3 possui uma pontuação mínima de 30 pontos, de forma que os candidatos que não obtiverem a pontuação mínima serão automaticamente eliminados do processo seletivo.
O LideraGOV destina-se a servidores públicos efetivos e estáveis do Poder Executivo da Administração Pública Federal, regidos(as) pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, portadores de diploma de nível superior e não ocupantes de Cargos Comissionados Executivos (CCEs) ou Funções Comissionadas Executivas (FCEs) de nível 13, superior ou equivalentes.
A previsão de início do curso é em maio. Com o objetivo de propiciar melhores condições para a realização das atividades complementares, tarefas e leituras, as aulas serão semanais, de forma remota, com realização eventual de atividades híbridas, que poderão ser acompanhadas remotamente ou presencialmente no campus da Enap, na Asa Sul, em Brasília (DF).
Sobre o LideraGOV
O programa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e tem como finalidade constituir uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes comprometidos com o serviço público e preparados para ocupar funções e cargos estratégicos. Ao longo das quatro edições, o LideraGOV selecionou 241 participantes entre 2.657 candidaturas, capacitando 239 líderes de diferentes instituições públicas federais e regiões do País.
O curso conta com carga horária mínima de 120 horas de atividades de formação, distribuídas ao longo de nove meses, acrescidas de 20 horas suplementares. O percurso formativo possibilita uma formação voltada aos aspectos comportamentais, gerenciais e estratégicos de liderança, de modo a possibilitar que os alunos vivenciem uma aprendizagem orientada para o desenvolvimento de um conjunto de competências relacionadas à autoliderança, ao engajamento de pessoas e equipes e à gestão estratégica das organizações.