Notícias
INSTITUCIONAL
Gestão e MPO exibirão curtas-metragens em homenagem ao Dia Internacional do Idoso
Imagem: Divulgação
A 8ª edição do Cine Bloco K, promovida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), acontecerá na quarta-feira (30/10) no Auditório do Subsolo do Bloco K, na Esplanada, às 12h.
A iniciativa faz parte das ações permanentes das Assessorias de Participação Social e Diversidade de ambos os ministérios e integra as atividades formativas dos Planos de Integridade do MGI e MPO.
O encontro de setembro será alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro. Na mesa de abertura, haverá uma contextualização das obras selecionadas, seguida pela exibição de três curtas-metragens produzidos por jovens cineastas, com duração total de uma hora. Após a exibição, será realizado um debate aberto sobre as temáticas abordadas nos filmes, com duração prevista de uma hora, no mesmo local.
Quem não puder comparecer, poderá acessar o material cinematográfico por meio de link do Teams e assistir remotamente de forma síncrona. Embora a experiência presencial continue sendo o objetivo principal do Cine Bloco K, o conteúdo também estará disponível online para servidores de outras localidades.
Os curtas metragens escolhidos para essa sessão são:
Recôncavo - Conceição cuida do marido doente e trabalha para pagar as contas
Duração: 10 minutos
Direção: Pedro Henrique Chaves
Envelhecimento saudável: Dia do Idoso - No Dia do Idoso, a Cartola, Agência de Conteúdo ajudou o Simers Sindicato Médico RS a lembrar a todos que envelhecimento não combina com inatividade e que é possível aproveitar a terceira idade com muita alegria e saúde.
O que Lembro, Tenho - A idosa Maria (Anita das Neves) vive num apartamento de classe-média aos cuidados da filha Joana (Ivana Iza). Os sintomas de demência senil transportam Maria no espaço e no tempo, obrigando-a a reviver episódios de sua vida no interior alagoano. Enquanto a mãe é tomada por uma regressão gradativa, Joana assiste impotente a seu distanciamento.
Duração: 20 minutos
Direção: Rafael Barbosa
Dia Internacional da Pessoa Idosa
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas.
Esta é uma data muito especial para celebrarmos a sabedoria e a experiência daqueles que são os verdadeiros guardiões das histórias, das boas receitas, das memórias e das tradições. Também é um dia para lembrar que idade não é apenas um número, nem só uma barreira: é um marco que representa uma vida de conquistas, realizações e de muita vontade de fazer e aprender.
No Brasil, a data também é celebrada com a promulgação da Lei 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa), uma legislação específica voltada às pessoas com 60 anos ou mais. A norma assegura, entre outros direitos, o atendimento prioritário e individualizado em serviços públicos ou privados, na formulação e execução de políticas sociais, no recebimento da restituição do imposto de renda e na tramitação de processos na Justiça.
Nas próximas três décadas, a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de pessoas com 65 anos ou mais pode aumentar de 37 milhões em 2019 para 120 milhões em 2050 (225%).
A temática serve para incentivar e chamar a atenção ao desafio aos estereótipos negativos e equívocos sobre pessoas idosas e envelhecimento, e permitir que esses indivíduos realizem seu potencial plenamente e com segurança.