Notícias
CINE BLOCO K
Gestão e MPO exibirão filme em homenagem ao Dia da Consciência Negra
A 9ª edição do Cine Bloco K, promovida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), acontecerá na próxima quinta-feira (28/11), às 12h, no Auditório do Subsolo do Bloco K, na Esplanada.
O encontro de novembro será alusivo ao Dia da Consciência Negra, celebrado amanhã, 20 de novembro.
A temática racial será abordada a partir do conteúdo do filme e pela fala do diretor do documentário, Anderson Quack, que também é o Assessor de Participação Social e Diversidade do MPO, e um dos poucos cineastas negros no Brasil. Sua presença demarcará a importância da representatividade de pessoas negras no cinema nacional.
Na mesa de abertura, haverá uma contextualização da obra selecionada, seguida pela exibição do documentário, com duração total de uma hora e vinte cinco minutos. Após a exibição, será realizado um debate aberto, com duração prevista de meia hora, no mesmo local, sobre a temática abordada no documentário, com perguntas podendo também ser direcionadas diretamente ao diretor do filme.
Quem não puder comparecer, poderá acessar o material cinematográfico por meio de um link do Teams e assistir remotamente de forma síncrona, ainda que a experiência presencial continue sendo o objetivo principal do Cine Bloco K. Acesse aqui o link da transmissão.
Conheça o documentário escolhido para essa sessão
Remoção é um documentário brasileiro que fala sobre o enorme processo de remoção de favelas que ocorreu na zona sul do Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 e 70, e que deram origem à primeira experiência de criação dos conjuntos habitacionais de Vila Kennedy, Vila aliança, Cidade de Deus, Cidade Alta, em Cordovil; Dom Jayme Câmara, em Padre Miguel e a Cruzada São Sebastião, no Leblon. A produção traz uma série de depoimentos de moradores e especialistas, construindo uma narrativa que conta toda a história por trás do processo.
Duração: 1h25
Direção e roteiro: Luiz Antônio Pilar e Anderson Quack
Sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Celebrado em 20 de novembro e feriado em todo o Brasil, a data homenageia Zumbi dos Palmares, que liderou o Quilombo dos Palmares e foi morto em 1695. Publicada no Diário Oficial da União, a Lei 14.759/23 torna feriado nacional o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Esse dia é dedicado de modo especial à reflexão sobre a inserção do povo negro na sociedade brasileira e sobre a sua influência na formação cultural, econômica e social do nosso país. Ao longo da nossa história, as crenças, as danças, o vocabulário, a culinária, o folclore, a produção econômica e tantas outras coisas, foram sendo incorporadas à nossa sociedade.
Há ainda muito que se fazer para que as pessoas afro-descendentes tenham o pleno acesso aos seus direitos fundamentais, a oportunidades econômicas e à igualdade racial. Para que ocorram significativas mudanças, é necessário um esforço em conjunto das esferas federais, estaduais e municipais, assim como dos movimentos sociais e da sociedade civil como um todo, em direção a políticas públicas afirmativas e que tenham o combate ao racismo e à discriminação racial como fundamentos.