Notícias
SEMANA DE INOVAÇÃO
Ciências comportamentais em governo foi tema de atividades na Semana de Inovação
Imagem: Divulgação
Conhecida como Cinco, a Unidade de Ciências Comportamentais em Governo, que faz parte da Diretoria de Inovação Governamental, do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços (MGI) esteve presente na condução de cinco atividades para os participantes da Semana da Inovação 2024 (SI24), organizada pela Escola Nacional de Administração Pública, com o apoio do MGI. O objetivo da Cinco é ajudar formuladores de políticas públicas a encontrar soluções inovadoras para os desafios, utilizando as lentes das ciências comportamentais.
A participação da Cinco na SI24 foi uma oportunidade de divulgar a importância da Ciência comportamental em governo. “O olhar sobre o comportamento humano e os processos de tomada de decisão é cada vez mais reconhecido como essencial no processo de inovação. O interesse pelas atividades nessa temática é prova disso”, afirmou a coordenadora da unidade, Marizaura Camões.
Muitas vezes ocorre uma desconexão entre a formulação de políticas governamentais e o comportamento individual real, assim como existe uma lacuna entre as intenções das pessoas e suas ações efetivas. Em vez de esperar que as pessoas reorganizem completamente suas vidas em função das políticas governamentais, a Cinco incentiva o desenho centrado no comportamento humano.
As atividades
Na SI24 a Cinco esteve presente na condução de cinco atividades entre elas a vivência do Encontro Rede Cinconecte, rede de pessoas, organizações e entidades sociais que compartilham informações e interesses sobre ciências comportamentais aplicadas a políticas públicas ou a problemas públicos. A vivência dividiu os participantes em grupos e proporcionou a discussão sobre formas de endereçar os principais desafios da Rede via o uso de abordagem comportamental.
Para a servidora do Serpro, Sandra Sipp, participante da vivência e integrante do Cinconecte, a oficina foi “sensacional e trouxe sugestões preciosas para a rede no período de 2025/26”. E completa, “especialmente organizar melhor as atividades operacionais e estratégicas e buscar novas adesões institucionais que viabilizem a ampliação da Rede”.
Já para quem conduziu a atividade, “foi muito motivador confirmar que o tema Ciências Comportamentais tem uma ótima simbiose com a temática de inovação, o que pode ser comprovado pelo interesse que as nossas oficinas despertaram uma vez que todas conseguiram atingir a capacidade máxima de público”, afirmou Carla Arêde, da equipe Cinco.
Além da vivência da Rede, a Cinco participou da facilitação da palestra “Desvendando Métricas - O Papel dos Dados para Políticas de Cuidado”, da oficina “Repensando a Sobrecarga com o uso de Insights Comportamentais”, da mesa redonda “Micro Experimentos com Ciências Comportamentais para Fortalecer Políticas Públicas” e da vivência CINCONECTE “Qual o impacto do som em você?”. A Semana da Inovação 2024 aconteceu de 29 a 31 de outubro.
Quer saber mais sobre a Cinco, acesse.
https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/inovacao-governamental/cinco