Notícias
CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
Cinco publica Carta de Serviços oferecidos a órgãos e entidades da Administração Pública
A unidade de Ciências Comportamentais em Governo (Cinco), que integra a Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI), lançou Carta de Serviços que consolida as atividades realizadas para apoiar formuladores e gestores de políticas públicas de toda a Administração Pública a encontrarem soluções inovadoras para seus desafios.
A publicação apresenta seis serviços, que vão desde a difusão de conteúdos sobre Ciências Comportamentais até o desenvolvimento colaborativo de projetos de intervenção. “A Carta de Serviços sistematiza as iniciativas que temos para apoiar gestores de políticas públicas de todas as esferas de governo. Eles podem usar as Ciências Comportamentais para compreender melhor os desafios com os quais lidam e as soluções propostas, colocando no centro desse processo os principais envolvidos: os cidadãos usuários dos serviços e quem presta o serviço na ponta”, explicou a coordenadora-geral da Cinco, Marizaura Camões.
Como ponto de partida dos serviços prestados pela Cinco está a Jornada de Investigação de Problemas Comportamentais em Políticas Públicas. A iniciativa é destinada àqueles que desejam implementar intervenções comportamentais na política pública com a qual trabalham, mas que ainda não possuem total clareza das causas e dimensões do desafio sobre o qual pretendem atuar. A Cinco auxilia no aprofundamento da compreensão do problema e na análise de viabilidade de uma abordagem comportamental. As inscrições para a primeira edição da Jornada estão abertas e vão até próxima segunda-feira (25/3).
Como possíveis desdobramentos da Jornada, a Cinco oferece mentoria para auxiliar na incorporação das Ciências Comportamentais nos processos de trabalho ou na criação de unidades ou equipes especializadas nessa área. Além disso, promovem Projetos de Intervenção Comportamental em Políticas Públicas junto a órgão e entidades utilizando como base no método proposto pela Cinco.
Para auxiliar as organizações a aplicarem Ciências Comportamentais em seus processos, projetos e programas de forma autônoma, a Cinco também oferta ferramentas virtuais, que ajudam na análise de políticas públicas a partir das dimensões comportamentais. As primeiras ferramentas que serão disponibilizadas em breve são o SimplesMente 2.0 e a Solução Anti-sludge. Sludges são barreiras práticas, emocionais e sociais que interferem nas interações das pessoas com governos, encontradas, por exemplo, em formulários complexos, linguagem não clara e etapas desnecessárias para acesso a serviços).
A Cinco também tem entre seus serviços a curadoria de materiais, experiências e publicações sobre Ciências Comportamentais para capacitação e aprofundamento no tema e a realização ou participação em palestras, seminários e eventos sobre Ciências Comportamentais. O foco é produzir, compartilhar e divulgar conhecimento sobre o tema, além de sensibilizar profissionais do setor público sobre sua relevância e aplicabilidade na gestão de políticas públicas.
Para saber mais sobre os serviços prestados pela Cinco e a forma de acessá-los, consulte a Carta de Serviços.