Notícias
REDE GOV.BR
Ministério da Gestão reunirá gestores de cidades com mais de 300 mil habitantes para debater governo digital
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vai reunir gestores das capitais brasileiras e de cidades com mais de 300 mil habitantes para apresentar as iniciativas federais de governo digital que podem ser utilizadas pelos municípios. Para isso, realizará, no dia 29 de novembro (quarta-feira), às 10h, o evento virtual “Encontro Estratégico Rede GOV.BR - Grandes Municípios”. Outra proposta do encontro é promover o compartilhamento de casos de sucesso de iniciativas municipais
“A Rede Nacional de Governo Digital, a Rede GOV.BR, foi criada para promover este tipo de iniciativa, de forma a ampliar a colaboração, intercâmbio, articulação e a criação de iniciativas inovadoras de governo digital. Contamos com a participação dos gestores das capitais e também destes municípios para melhorar os serviços públicos ofertados à população”, afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “Precisamos trabalhar em conjunto para alcançar este objetivo”, complementou.
Criada em 2019, a Rede GOV.BR já conta com a adesão de todos os Estados e do DF. Esta rede também já possui a adesão de mais de 650 municípios de todas as unidades da federação, incluindo 21 capitais, o que corresponde a mais de 84 milhões de brasileiros. Assim, a rede é um amplo ecossistema envolvendo soluções e iniciativas direcionadas a apoiar a implantação do governo digital nas diversas esferas administrativas.
O evento é uma parceria do MGI com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (FONAC). Os interessados em acompanhar o encontro podem acessar o canal do youtube do MGI.
Adesão
A participação na rede simplifica o acesso a diversos serviços do GOV.BR. Entre eles, o acesso GOV.BR, a assinatura eletrônica e a prova de vida digital. A adesão dos municípios é gratuita, 100% digital e pode ser realizada na Plataforma da Rede GOV.BR (https://plataforma.rede.gov.br). Após a adesão, há ainda a possibilidade de realizar um diagnóstico de maturidade digital do município, a partir de funcionalidade disponível na plataforma.