Notícias
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Funpresp comemora 10 anos de existência
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) está celebrando nesta sexta-feira (3/2) os seus primeiros 10 anos de existência. A data foi marcada com um evento na sede da Fundação, em Brasília, onde dirigentes ressaltaram o papel da Funpresp no sistema de previdência complementar brasileiro e como fomentadora da cultura do planejamento previdenciário entre os servidores federais.
O presidente do Conselho Deliberativo da Fundação, Marcelo Siqueira, afirmou que, embora as mudanças na legislação previdenciária tenham provocado insegurança nos servidores num primeiro momento, a Funpresp logo conseguiu reverter esse quadro, com a governança robusta e transparência das ações. “A criação da Funpresp foi feita de forma responsável e, por isso, trouxe aos servidores a certeza de que eles podem confiar na Fundação. Hoje, os participantes e assistidos reverberam essa confiança. Conseguimos fazer tudo isso porque construímos, nesses 10 anos, um arcabouço de governança em prol da Fundação”, afirmou.
O secretário-geral do Tribunal de Contas da União (TCU), Márcio Albuquerque, que representou o Poder Legislativo Federal, é participante da Funpresp e percebeu maior interesse dos colegas em aderir aos planos de benefícios da Fundação. “Depois da última janela de migração de regime (que terminou em 30/11/2022), a Fundação, no âmbito do TCU, se robusteceu bastante. Percebi pessoas mais antigas migrando. Mas ainda há necessidade de amadurecimento dos servidores em relação ao planejamento do seu futuro” destacou.
O secretário executivo-adjunto do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Adauto Modesto, é participante da Funpresp desde 2015, e garante: foi a melhor decisão para o futuro. “Não me arrependo em nenhum momento de ter feito essa escolha porque acredito no desenho da Funpresp, que tem importância não só na gestão do nosso patrimônio, mas também na estratégia que uma instituição desse tamanho tem para o crescimento do país. A Funpresp administra uma carteira que impacta e faz investimentos relevantes para o contexto econômico do Brasil”, disse.
Para o secretário de Regime Próprio e Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto, os números mostram que a Fundação está no caminho certo. O secretário destacou os mais de 100 mil participantes e quase 200 órgãos públicos parceiros. “Só houve o crescimento que vemos hoje porque existe governança e o compromisso de fazer bem feito. Todos querem ver a Funpresp crescer ainda mais. O setor público é o propulsor do país. Não temos setor público sem servidor, e ele precisa ter a tranquilidade de que, se acontecer algo com ele, a família estará protegida, e ainda mais: que a aposentadoria dele estará garantida”, declarou.
O diretor-presidente Cristiano Heckert fechou a cerimônia, destacando que a Funpresp já cumpre a missão de prover segurança para mais de 300 assistidos (aposentadorias e pensões por morte). “Nós queremos construir um relacionamento bastante sólido com essas pessoas e, para isso, temos ampliado o leque de produtos que oferecemos. Temos a portabilidade de entrada, sobre a qual não incidem taxas e que, só no ano passado, teve aumento de 101% nos recursos portados para a Funpresp. Temos o programa de cashback, que já conta com 430 lojas; a Parcela Adicional de Risco, nossa proteção estendida; o empréstimo consignado, entre os mais competitivos do mercado”, ressaltou. Além disso, Heckert prevê ainda mais conquistas nos próximos cinco anos já que, em apenas uma década, a Fundação alcançou um posto entre os 30 maiores fundos de pensão do país.
Consignado Funpresp mais barato
No mês de aniversário da Funpresp, a Fundação reduziu a taxa de administração cobrada na contratação de empréstimos consignados. As solicitações de crédito terão taxa única de 1,6%, em vez de 2%, praticada até o último dia 1º de fevereiro.
A taxa de administração é diluída ao longo do contrato de empréstimo, que pode ser de seis a 96 meses. Ela integra o Custo Efetivo Total (CET), que inclui todas as despesas envolvidas na contratação, como juros, tributos e seguro. O CET mostra o valor total, em porcentagem anual, que será pago pelo tomador do crédito.
Recentemente, em dezembro de 2022, a Funpresp também reduziu as taxas de juros do empréstimo consignado oferecido pela Fundação.
Como contratar
Para contratar o empréstimo, é necessário ser participante do plano ExecPrev, ter acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e autorizar a Funpresp como consignatária da operação. Além disso, é preciso ter uma reserva individual de, pelo menos, R$ 4 mil e seis meses de vinculação ao plano. O prazo de contratação varia de seis até 96 meses.
Para mais informações sobre o empréstimo da Fundação, acesse a página da Funpresp.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Funpresp