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Aposentados passam a ter perfil personalizado na plataforma GOV.BR
A plataforma GOV.BR criou um novo perfil de usuário voltado para aposentados ou para quem está próximo da aposentadoria. Ele reúne todos os serviços e informações direcionados para esse público, com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão ao que for de seu interesse.
O novo perfil para aposentados no GOV.BR é formado por oito momentos de vida, começando por “Preparando a documentação”, onde o usuário encontra os principais serviços que podem auxiliá-lo a reunir documentação complementar para dar entrada no pedido de aposentadoria, caso necessário. Entre os exemplos de serviços estão solicitar a certidão ou revisão de tempo de contribuição e emitir extrato de contribuição do CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais.
No momento “Vida de Aposentado”, o cidadão encontra serviços destinados à gestão de dados cadastrais que ele mesmo pode executar pela internet, como alterar local ou forma de pagamento, cadastrar ou renovar representante legal, entre outros. Já em “Aposentado no exterior”, o cidadão encontra o caminho para acessar serviços como atualização de dados e solicitação de revisões de benefícios.
A plataforma GOV.BR já conta com cinco perfis de usuários. Além de “Aposentado”, também podem ser acessados “Empreendedor”, “Trabalhador”, “Estudante” e “Motorista”. Ao longo do ano, serão adicionados novos perfis.