Sobre o LA-BORA! gov
Nosso propósito é transformar relações, processos e ambientes no trabalho, com práticas de gestão inovadoras e inclusivas para promover a inovação no serviço público.
Diretoria de Inovação Governamental - DINOV
Secretaria de Gestão e Inovação - SEGES
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI
Em um ambiente de constante e acelerada transformação, inovar em governo não é mais uma opção. Além disso, existe uma expectativa crescente da sociedade sobre a efetividade dos serviços públicos. Do entendimento de que esses desafios só podem ser superados pelo engajamento das servidoras e servidores, foi fundado, em 2019, um laboratório de inovação em governo: o LA-BORA! gov.
Desde então, trabalhamos para uma mudança de modelo mental e comportamental e na forma de o governo interagir com seus servidores e servidoras, criando soluções inovadoras que tenham mais aderência à realidade e às necessidades das pessoas.
Laboratórios de inovação em governo vêm ao encontro da necessidade de redesenhar as formas habituais dos processos e torná-los ágeis para responder à complexidade e à velocidade das mudanças. No entanto, ainda há uma percepção errada de que esse desafio só possa ser resolvido pela digitalização ou pela tecnologia. Entendemos a tecnologia como um vetor importante para a inovação, mas são as pessoas o foco.
No LA-BORA! gov valorizamos os colaboradores e colaboradoras como a força transformadora da organização. Apoiamos servidoras e servidores a desenvolver políticas sociais inovadoras e acessíveis, que atendam aos desafios atuais, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.
Primeiro focado na melhoria da experiência do servidor (tradução livre de "employee experience"), o laboratório é um espaço de confiança criativa, experimentação e aprendizagem. Aqui, abandonamos soluções pré-concebidas - que não se baseiam em evidências e não consideram a perspectiva dos usuários -, para partir de problemas reais e chegar mais rapidamente a soluções efetivas para os desafios públicos.
áudiodescrição: Imagem de três círculos que se interceptam. O círculo rosa, "desejável pelas pessoas (usuários); o círculo azul "viável tecnicamente" e o círculo amarelo "possível economicamente". O "desejável" e o "possível" juntos geram a ideação. O "desejável" e o "viável" juntos geram a inspiração. O "viável" e o "possível" juntos geram a implementação. Por fim, a inspiração somada a ideação e a implementação geram a inovação.
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"Inovações disruptivas não são inovações revolucionárias ou startups ambiciosas, que alteram drasticamente o modo como fazemos negócios, e sim produtos e serviços simples, acessíveis e baratos" (Clayton Christensen, professor da HBS e criador da teoria da inovação disruptiva).
Com uso de linguagem simples, comunicação empática e inclusiva, utilizamos abordagens de inovação, como ciências comportamentais, metodologias ágeis e design thinking para resolver os desafios relacionados ao dia a dia de lideranças e dos servidores e servidoras públicos.
Você conhece o Ciclo de Vida Iterativo da Inovação? De acordo com o Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Ciclo de Vida Iterativo da Inovação passar por: entender e definir o problema; gerar ideias; desenvolver propostas (prototipar); testar (implementar); avaliar e refletir; e disseminar aprendizados. "Iterativo" vem de "iterar", que refere-se a um processo de repetição e refinamento contínuo no desenvolvimento de novas ideias, produtos ou serviços. Ao adotar uma abordagem iterativa, as equipes de inovação buscam aprender com cada ciclo de iteração, fazer ajustes com base nos feedbacks obtidos e, assim, aprimorar gradualmente sua solução.
E adivinha só? É exatamente assim que promovemos inovação por aqui! No LA-BORA! gov, nós amamos problemas e investigamos a fundo. A solução? Nós criamos! Geramos muitas ideias, vale tudo! Depois, desenvolvemos protótipos que promovam mudanças de alto impacto, de preferência, com menos esforço. Então, partimos para o teste antes de implementar. Tudo bem errar, desde que rápido e pequeno. Testar é fase importantíssima! Seguimos refletindo sobre as ações e avaliando e qualquer necessidade, retomamos em alguma fase. Sempre compartilhamos nossos aprendizados e é assim que vamos transformando o serviço público brasileiro! Acesse alguns relatórios visuais de serviços que utilizamos design thinking:
Engajamento usando Design Thinking - DNIT - 2019
Nossos Valores
A cocriação e a perspectiva dos usuários estiveram na construção do laboratório, desde o princípio: o nome (LA-BORA! gov), o propósito, os valores e, inclusive, a carta de serviços foram desenhados com os servidores, em oficinas interativas e imersivas. O objetivo é cocriar, com diversidade de perspectivas e a partir da necessidade dos próprios servidores e servidoras.
São valores do LA-BORA! gov:
- Inovação: Soluções adaptáveis, experimentação e novas maneiras de solucionar problemas, desafiando as formas usuais de fazer as coisas, no intuito de gerar resultados que façam sentido para as pessoas.
- Empatia: Entendimento e reconhecimento das diversidades de perspectivas, com a finalidade de entender as experiências, motivações e necessidades reais da outra pessoa.
- Diversidade e Inclusão: Promover a inclusão e a oportunidade de acesso a pessoas com diferentes perspectivas e experiências visando contribuir para soluções mais abrangentes e inovadoras.
- Ações baseadas em evidências: Transformar dados em conhecimento para gerar insights e prospectar oportunidades de ação baseadas em evidências e nas histórias das pessoas, comunicando os dados com linguagem simples e empática.
- Colaboração: Construção e fortalecimento de parcerias e redes para a mudança, cocriação e desenvolvimento de ideias de forma coletiva, de forma síncrona ou assíncrona, com respeito aos diversos perfis comportamentais.
- Valorização de todas as ideias: Estímulo à liberdade criativa a partir da criação de ambientes de aprendizagem, confiança e segurança psicológica em que todas as pessoas possam ser quem elas são de verdade, com diversidade de perspectivas e questionamentos propositivos.
- Confiança: Construção de um ambiente seguro e transparente, onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar ideias, expressar opiniões e assumir riscos, com a certeza de que serão ouvidas, respeitadas e apoiadas no processo de inovação.
Nossa visão é ser um laboratório catalisador de um setor público inovador, que se destaque por relações humanas transformadoras, conectando servidores e servidoras a experiências significativas no trabalho.
Modelo de Negócios
Nosso Modelo de Negócios é uma descrição abrangente de como criamos, entregamos e capturamos valor. Ele descreve os principais elementos e estratégias que constituem a nossa lógica de trabalho e entrega de serviços. É por meio do Modelo de Negócios que definimos nosso propósito, valores, escopo, problemas, riscos, parceiros, indicadores e muito mais!
É muito importante que o modelo de negócios seja construído conjuntamente pela equipe e que seja flexível, para ser adaptado às mudanças. Uma equipe alinhada com o modelo de negócios compreende melhor as metas organizacionais e direciona seus esforços de maneira mais eficaz, inclusive, para tomada de decisões.
Em resumo, o modelo de negócios é um guia essencial que orienta as equipes na realização dos objetivos da instituição, promove a eficiência e a inovação, e contribui para o sucesso sustentável da organização.
Baixe aqui o template do canvas Modelo de Negócios para usar na sua área!
Balanços Anuais
Saiba o que fizemos ao longo de nossa jornada e como entregamos valor de verdade para as servidoras e servidores públicos! Acesse nossos Balanços Anuais.
Conheça todas as servidoras e servidores que fazem parte do time fixo e do time volante do LA-BORA! gov.
Servidoras e Servidores Engajados Geram Valor Público!
As imagens abaixo foram criadas pelo Arthur Pomnitz, um Free-LA do laboratório, a partir de uma oficina que realizamos.
A primeira imagem representa o que acreditamos e fomentamos como laboratório. Que tal plantarmos mais árvores assim no serviço público?
Já a segunda imagem, representa as causas da insatisfação de servidoras e servidores públicos e que são relacionadas a baixa produtividade no trabalho. Que tal podarmos comportamentos e atitudes que promovem insegurança e plantarmos mais sementes de segurança e confiança?
Audiodescrição da imagem: A ilustração apresenta uma árvore com tronco central robusto e galhos amplos que se dividem em várias direções, simbolizando o conceito de "Geração de Valor Público". A paleta de cores é composta por tons de marrom e bege para a árvore, com o texto e os ícones em branco e amarelo, criando um visual acolhedor e organizado. No topo da imagem, o título "Geração de Valor Público" aparece em letras amarelas curvas, com pequenos detalhes que lembram raios de luz. As folhas da árvores são representadas por nuvens com conceitos-chave relacionados à gestão e ao engajamento de servidores públicos:
- Priorização e Foco no que Realmente Importa, acompanhado de uma lupa.
- Reconhecimento e Celebração de Pequenas Vitórias, representado por um troféu.
- Escuta Profunda, com um ícone de orelha.
- Confiança e Segurança Psicológica, simbolizadas por mãos se cumprimentando.
- Desafios Alinhados às Competências, ilustrado por três montanhas com bandeiras no topo.
- Autonomia e Flexibilidade, representadas por setas apontando em diferentes direções.
- Comunicação Assíncrona Priorizada, com um ícone de e-mail.
- Linguagem Simples, simbolizada pelas letras "abc".
- Liberdade Criativa, por um lápis com asas, dando a ideia de uma borboleta.
Na base da árvore, está a frase "Servidores Engajados", escrita em uma faixa bege que abraça o tronco. No canto inferior esquerdo, aparece o logotipo do "LA-BORA! gov". No canto inferior direito, há o crédito "Facilitação Gráfica: Arthur Pomnitz - pomnitzarthur@gmail.com".
Audiodescrição da imagem: A ilustração apresenta uma árvore estilizada sem folhas, simbolizando o tema "Baixa Produtividade". A paleta de cores utiliza tons de marrom e bege, reforçando a ideia de desgaste e estagnação associada ao tema central. No topo da imagem, o título "Baixa Produtividade" aparece em letras marrons, com um estilo casual e desenhado à mão. Ao longo dos galhos da árvore, estão espalhados diversos conceitos que refletem fatores que contribuem para a insatisfação no trabalho:
- Romantização do Trabalho em Excesso, representado por um rosto sorrindo com corações partidos ao meio ao redor.
- Falta de Clareza e Transparência, com um ícone de óculos com lentes rachadas.
- Comunicação Síncrona Priorizada, ilustrado com um rosto falando.
- Reuniões Desnecessárias, acompanhado de um calendário.
- Discursos Evasivos, simbolizado por uma linha pontilhada em forma de balão de fala.
- Pressão Prolongada, representada por um dedo pressionado algo.
- Microgerenciamento, com um ícone de algemas.
- Feedbacks Genéricos, ilustrado pelas teclas "Ctrl+C" e "Crtl+V".
- Medo de Falar o que Pensa, com um desenho de uma lâmpada assustada sendo perseguida por um fantasma.
Na base da árvore, uma faixa bege traz a frase "Insatisfação com o trabalho", conectando os fatores listados aos seus efeitos principais. No canto inferior esquerdo, está o logotipo do "LA-BORA! gov". No canto inferior direito, há o crédito "Facilitação Gráfica: Arthur Pomnitz - pomnitzarthur@gmail.com".