E-LABORA: agosto de 2024
Leia como apresentação no Canva
Baixe aqui o PDF
Leia em forma de texto corrido com audiodescrição abaixo:
- Capa
Audiodescrição: a capa da newsletter apresenta um fundo verde vibrante. No centro, há uma foto de um fone de ouvido amarelo apoiado em um microne de mesa preto. No topo e ao centro, em cima da foto, está escrito em preto com fundo laranja: AGOSTO DE 2024. Logo abaixo está escrito em preto E-LABORA! e mais abaixo está escrito em branco: A NEWSLETTER DO LA-BORA! GOV.
Ao lado esquerdo da foto, está escrito: ONDAS DE INOVAÇÃO - Ouça agora o nosso podcast no Spotify. MENTORIA COLETIVA - Participe dos nossos encontros temáticos, compartilhe experiências e tire suas dúvidas de maneira personalizada.
Ao lado direito da foto, está escrito: CURADORA TEMÁTICA - Melhore sua rotina de trabalho e inove com nossos materiais. COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM - Crie um espaço de aprendizagem coletiva no seu time que fortaleça vínculos, pertencimento e conexão.
Ao centro e embaixo da foto contém a logomarca do LA-BORA!gov, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.
- Página 1 - O que temos por aqui
Página 3 Olá!; Página 4 Ondas de Inovação; Página 6 Queremos ter um caso com você; Página 7 Mentorias Coletivas; Página 8 Curadoria Temática; Página 9 Comunidade de Aprendizagem; Página 10 Serviços Customizados; Página 12 LA-BORA!gov por aí; Página 15 Observatório da Presença Negra no Serviço Público.
- Página 3 - Olá!
Olá, somos o LA-BORA!gov. Um laboratório de gestão inovadora no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Nosso propósito é apoiar e inspirar pessoas e órgãos a inovar e melhorar a experiência das servidoras e servidores para gerar valor público. Saiba tudo sobre nós.
Assista o vídeo: Gestão inovadora por um governo mais inclusivo, empático e sustentável.
Foto de Joseane Correa, nova integrante do Time Volante. Uma mulher branca, com cabelos pretos, curtos e cacheados. Está sorrindo e vestindo uma blusa branca. Fundo branco.
- Página 4 - Ondas de Inovação, o podcast do LA-BORA!gov.
Ondas de Inovação: O Podcast que Conecta Governo e Sociedade com Inovação e Transparência, por Emili Adami Rossetti.
O que acontece quando servidora e servidores públicos, inovação e rádio se encontram? Surge o Ondas de Inovação, um podcast que está fazendo barulho (no bom sentido!) ao mostrar como o governo pode, sim, ser moderno, transparente e próximo do cidadão. A iniciativa é do LA-BORA! gov e conta com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e de Free-LAs de diversos órgãos. Tudo começou em uma reunião com a EBC, quando a ideia de usar um estúdio para um simples serviço se transformou em algo muito maior. A equipe percebeu que tinha nas mãos uma oportunidade de ouro: criar um programa para informar e engajar a população quanto às ações inovadoras que estão no dia a dia do setor público. O grande desafio? Aproximar o governo da sociedade, especialmente os ouvintes de rádio, de uma maneira acessível e interessante. E foi exatamente isso que a equipe do Ondas de Inovação fez. Com uma abordagem leve, servidoras e servidores públicos reais, que fazem parte do time do LA-BORA! gov ou são convidados por sua expertise no tema, trazem suas histórias. Elas contam sobre como estão inovando e contribuindo para a criação de políticas públicas eficazes. O podcast rapidamente ganhou destaque, principalmente após o lançamento da primeira temporada, em julho, que trouxe cinco episódios sobre o impacto da inovação no governo. A recepção foi tão positiva que a equipe decidiu ampliar o alcance, investindo na divulgação pelo Spotify. Isso permitiu que o conteúdo chegasse não só aos ouvintes de rádio, mas também a servidoras e servidores públicos e a pessoas de fora dos órgãos governamentais que utilizam plataformas de streamming.
"O melhor de tudo é que nosso conhecimento sobre gestão inovadora pode ser compartilhado e aplicado em qualquer ambiente de trabalho, tanto na esfera pública ou privada”, diz Marthinha Lauande, Analista Técnica de Políticas Sociais, integrante do time fixo do LA-BORA! gov. E não para por aí! A segunda temporada já está em produção, com estreia marcada para setembro. O foco é como criar espaços de confiança no ambiente de trabalho para que as pessoas possam se engajar mais e entregar melhores resultados. Com um trabalho colaborativo e dedicado, a equipe por trás do podcast escreve, revisa e grava cada episódio com cuidado. Tudo é feito por servidoras/es públicos reais, com destaque para o editor de áudio Luís Almeida, servidor da Anatel e Free-LA! do LA-BORA! gov, cuja expertise tem sido fundamental para a qualidade do conteúdo.
Felipe Generoso é estudante de concurso e sonha com o ingresso no Serviço Público. Conheceu o podcast em um grupo pelo WhatsApp e diz que "foi de imensa ajuda para esclarecer alguns conceitos e mostrar como a inovação é necessária também nos serviços públicos para que estes se modernizem e melhorem o atendimento à população. É muito inspirador ver o que a equipe do LA-BORA! gov vem implementando no serviço público uma visão voltada para nós, cidadãos, com respeito e valorização do servidor. Como futuro funcionário público, espero trazer todos os ensinamentos para o meu dia a dia”. Foto de Felipe Generoso, ouvinte do Ondas de Inovação, homem negro em pé, vestindo uma camisa preta e com uma mochila nas costas. Usa um boné laranja. Possui barba com bigode grande e preto. Essa sorrindo. Ao seu fundo, um horizonte com montanhas e cachoeira.
“Os episódios serviram de inspiração na construção de uma proposta de agenda legislativa sobre serviços públicos eficientes, digitais e acessíveis, com foco na inovação dentro do poder público. O Ondas de Inovação mostra que é possível inovar dentro de governos e os servidores podem inovar no dia a dia, superando as barreiras específicas do serviço público”, destaca Filippe Brito, gestor público com experiência profissional no Poder Legislativo, no Executivo Federal e Municipal. Prepare-se, porque em setembro, novas Ondas de Inovação vão invadir o seu fone de ouvido. E, pelo jeito, elas vieram para ficar! Ouça agora!
- Página 6 - Queremos ter um caso com você
O LA-BORA!gov quer ter um caso com você. Se você já utilizou algum dos nossos serviços, participou de uma ação, aplicou práticas ou se inspirou em nossos materiais, gostaríamos de conhecer sua experiência. Sua participação nos ajudará a entender como nossas iniciativas estão impactando e transformando o serviço público. A pesquisa está sempre aberta, então você pode compartilhar sua história a qualquer momento. Basta preencher o formulário; é rapidinho! Compartilhe sua experiência conosco! Em breve, publicaremos nossos maiores casos de sucesso e você pode fazer parte dessa história incrivel!
- Página 7 - Mentorias Coletivas;
Identificamos que muitos órgãos estavam nos solicitando mentorias sobre os mesmos temas: “Novos modelos de trabalho” e “Como criar um laboratório de inovação. Para conseguir atender mais órgãos e aumentar o impacto das nossas ações, decidimos experimentar as mentorias no formato coletivo! Passamos a convidar todas as equipes que solicitaram essas mentorias e ampliamos a participação para outros órgãos interessados, por meio de um formulário de inscrição.
Durante a mentoria coletiva, nós fazemos uma exposição sobre o tema e abrimos espaço para dúvidas e debate. É um momento em que participantes dos diversos órgãos, time LA-BORA! gov e Free-LAs podem trocar experiências e aprendizados. Já realizamos duas mentorias coletivas sobre Novos Modelos de Trabalho: Time Volante e Free-LA!', com a participação de 33 unidades, representando 29 órgãos de 8 estados brasileiros mais o Distrito Federal (BA, GO, MG, PE, PR, RJ, RS e SP). Foram 61 servidoras e servidores participando das duas mentorias. Já a mentoria coletiva sobre 'Criação de Laboratórios e/ou Unidades de Inovação' aconteceu em junho e tivemos 6 órgãos presentes, do DF, MA, PE e PR.
Como de costume, em todas as mentorias tivemos a participação de Free-LAs, que compartilharam as suas experiências experimentando algum novo modelo de trabalho ou na criação/atuação em laboratórios e/ou unidades de inovação. Uma das Free-LAs foi a servidora Amanda Menezes, servidora da CAPES e ex-volante do LA-BORA!gov. As próximas mentorias coletivas serão sobre a Criação de Laboratórios e/ou Unidades de Inovação, nos dias 19 e 26 de setembro. As inscrições encerraram no dia 30 de agosto, mas em breve divulgaremos novas datas de mentorias!
Foto do print da tela de uma reunião no Microsoft Teams. Contém 25 quadrantes, com uma pessoa em cada, participantes da reunião.
- Página 8 - Curadoria Temática
Acesse nosso repositório digital de modelos práticos, com embasamento teórico e evidências para promover boas práticas e melhorar o desempenho no serviço público.
Repositório sobre Gestão Inclusiva, Liderança de Mulheres e Diversidade: Acesse o nosso Repositório de Recursos Educacionais colaborativo com práticas educacionais inclusivas e igualitárias para enriquecer o ambiente de trabalho.
Liderança, Práticas de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Teletrabalho: Conheça as top 5 recomendações de práticas de gestão de pessoas para promover a Qualidade de Vida no Teletrabalho (QVTe) nas instituições que adotam estilos flexíveis de trabalho.
Conversa Difícil: Descubra como abordar assuntos delicados para fortalecer relações e promover colaboração em uma Conversa Difícil.
Mentoria 1:1: Aumente o engajamento, desempenho e a inclusão na sua equipe, com encontros regulares e recorrentes em um ambiente de conexão e confiança, a Mentoria 1:1.
Gestão Inclusiva e Diversidade: Conheça a experiência do LA-BORA! gov e saiba como promover ambientes mais inclusivos no seu ambiente de trabalho.
Guia de Bolso: Inovação Inclusiva: Aprenda como criar soluções inovadoras e compartilhar de forma simples e acessível.
Miroverse do LA-BORA!gov: Utilize modelos inspiradores para revolucionar processos, fomentar a interação e transformar desafios em oportunidades.
- Página 9 - Comunidade de Aprendizagem de Aprendizagem de Diversidade e Gestão Inclusiva.
Em março implementamos a Comunidade de Aprendizagem em Gestão Inclusiva, uma iniciativa inovadora para o time adquirir conhecimentos e mudar comportamentos relacionados ao letramento em diversidade, equidade e inclusão. Assim, integramos a aprendizagem ao ambiente de trabalho, permitindo a criação de uma cultura institucional de aprendizado, crescimento e evolução coletiva, em contraste com os formatos tradicionais de capacitação. São encontros mensais em um espaço seguro de integração e colaboração.
A Comunidade conta com a participação das Free-LAs Carol Lourenção, Roberta Fadel e Magali Dantas, que atua na coordenação dos encontros.Utilizamos recursos do nosso Repositório Colaborativo de Gestão Inclusiva e Diversidade. Já abordamos temas sobre o impacto do trabalho reprodutivo nas carreiras, a interseccionalidade em políticas públicas e o assédio no ambiente de trabalho.
Em julho, tivemos a participação de Marlon Amorim, do TRF4/JFSC e ativista de direitos humanos com o tema "Discriminação Sistêmica: Políticas e práticas institucionais que desfavorecem pessoas LGBTQIAP+". Foi uma oportunidade para aprofundar o entendimento sobre como as estruturas institucionais podem perpetuar desigualdades e refletir sobre práticas inclusivas no ambiente de trabalho. A cada encontro, o processo de aprendizagem é avaliado e ajustado para garantir sua aplicabilidade e relevância, tornando-se uma ferramenta essencial para a promoção de uma gestão inclusiva no serviço público.
Foto de Magali Dantas, vencedora do Prêmio Espírito Público de 2024. Mulher negra em pé, vestindo um blazer branco com uma blusa branca por dentro. Ela possui os cabelos castanhos, curtos e cacheados. Está sorrindo e segurando um trófeu. Ao seu fundo, um painel escrito "prêmio espírito público". Magali diz: “Princípios da inovação como apetite ao erro, mentalidade disruptiva e busca por conexões de processos e pessoas traz muitos benefícios na promoção da diversidade e equidade nas organizações'”.
- Página 10 - Serviços Customizados
Conheça alguns dos serviços que realizamos por meio de solicitações de órgãos e equipes:
Prateleira de Serviços: Rede TransformaGov: Em abril e junho, realizamos duas oficinas para a Rede TransformaGov sobre "Planejamento Estratégico Adaptativo" e "Práticas de Gestão e Liderança de Times", respectivamente. As oficinas aconteceram virtualmente e contamos com cerca de 160 participantes de 29 órgãos e 18 unidades da federação diferentes. Tivemos o apoio de 17 Free-LAs de 16 órgãos, representando 8 UFs! É uma ação importante que demonstra a capilaridade da Rede e a importância de ações integradas. Se você faz parte da Rede TransformaGov, participe das próximas oficinas de "Inovação e Criatividade no Setor Público" e "Comunicação Organizacional Empática", que acontecerão em setembro e novembro, respectivamente.
Fiocruz Pernambuco, Instituto Aggeu Magalhães: Estivemos em Recife em julho para compartilhar teorias e práticas sobre “Bem-estar e segurança psicológica no trabalho”, “Comunicação organizacional empática e design de conexões” e “Gestão inclusiva humanizada de equipes híbridas”. Além da Fiocruz, também tivemos participantes da UFPE e da CGU. Para Manoela Mattos, do Serviço Gestão do Trabalho (SGT/Fiocruz), “foi uma ótima oportunidade para promovermos inovação em gestão de pessoas em um cenário de intensa produção acadêmica e de governança voltada para o SUS! A parceria, certamente, nos ajudou a contribuir para um ambiente de segurança psicológica, promovendo melhores práticas de gestão”. Abaixo uma foto de Livia Ramalho do LA-BORA!gov e participantes da oficina. Lívia está de costas e em pé, vestindo um macacão preto sem mangas. Possui os cabelos pretos, lisos e longos. Está a frente de uma sala com diversas pessoas sentadas em carteiras, olhando para ela.
Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC/MGI): Em julho, fizemos a palestra sobre "Práticas de escuta e comunicação empática para engajar pessoas e gerar ambiente de segurança psicológica e inovação" para 267 representantes de 8 Superintendências Regionais de Administração do MGI (SRA/MGI).
Diretoria de Planejamento, Inovação e Sustentabilidade da Controladoria-Geral da União (CGU): Em julho, por meio de uma reunião virtual, apresentamos as Mentorias 1:1 e os Novos Modelos de Trabalho: Time Volante e Free-LA! para um grupo de 15 lideranças da CGU, com o objetivo de contribuir para a melhoria das relações internas, do engajamento e do bem-estar das equipes.
Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) - Maranhão: Em agosto, realizamos uma oficina em São Luís com o tema "Inovação e Criatividade: Transformando Ideias em Soluções que facilitam a vida das pessoas". A oficina contou com a participação de oito secretarias de estado do governo do Maranhão e foi uma ação coordenada no âmbito do PNGI/MGI em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O PNGI é uma iniciativa que potencializa a cooperação entre Enap/MGI, estados e municípios. O objetivo é promover trocas de experiências e facilitar o acesso das esferas estaduais e municipais a serviços e soluções em gestão pública. Com isso, espera-se aumentar a capacidade de entregar serviços públicos de qualidade para a sociedade brasileira.
Foto do Marcelo Ivo e Jairo Ribeiro do LA-BORA! gov e demais participantes do PNGI/MA. Estão todos em uma sala, diversas pessoas sentadas sorrindo e olhando para a câmera. No meio delas, há um banner azul escrito "Programa Nacional de Gestão e Inovação Maranhão".
- Página 12 - LA-BORA!gov por aí
2ª Semana de Inovação da Egov: Em junho, aconteceu em Brasília a 2ª Semana de Inovação da Escola de Governo do Distrito Federal (EGov). Participamos com palestra sobre Times Volantes e Free-LAs e oficinas sobre bem-estar, segurança psicológica e gestão inclusiva. Também participamos do encontro da Rede Inovagov, promovido pela Enap. Saiba mais. Foto do Time do LA-BORA!gov na EGov, contendo 10 pessoas do time do LA-BORA!gov reunido para a foto em uma sala. Ao fundo, uma projeção de slides.
XI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPOT): Em julho, nossa servidora Marília Mesquita foi até o CBPOT no Rio de Janeiro, apresentar e compartilhar relatos de prática realizados pelo laboratório: 1) Boas práticas de diversidade e gestão inclusiva em governo; e 2) Promovendo inovação e segurança psicológica no serviço público brasileiro: o caso do LA-BORA! gov. Os relatos foram produzidos em coautoria com Lívia Ramalho, Marthinha Lauande e Rosângela Guimarães, também do time LA-BORA! gov. Saiba mais. Foto de Marília Mesquita no CBPOT, uma mulher branca, de cabelos pretos lisos até o ombro e usando um óculos de grau armação preta. Está em pé, vestindo uma calça preta e uma blusa azul, com um crachá no pescoço. Está na frente de uma sala, ao seu fundo uma tela slides.
CINCONECTE (DINOV/MGI): No dia 23 de julho, realizamos uma palestra sobre “Ciências Comportamentais e Bem-Estar e como pequenas mudanças podem impactar em bem-estar e desempenho”, no Webinário sobre Ciências Comportamentais aplicadas ao Bem Estar, realizada pela CINCONECTE. Essa é a coordenação vizinha do LA-BORA! gov na Diretoria de Inovação Governamental! Assista a gravação do webinario.
Agile Trends: A maior conferência de agilidade do Brasil aconteceu em Brasília, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, e o time do LA-BORA! gov teve participações mais que especiais! Luana Faria, líder do laboratório, foi Keynote do Agile Trends desse ano, com a palestra “Gestão Pública do Futuro”. A servidora Marina Marinho também apresentou como o LA-BORA! gov tem atuado para criar contextos que fortalecem as relações no serviço público. Ela destacou que o engajamento, a motivação, o desenvolvimento de pessoas e a cultura ágil, só se tornam realidade quando investimos intencionalmente nas relações humanas. Paloma Abelin apresentou a experiência do laboratório em gestão inclusiva e diversidade! Ela abordou as transformações realizadas internamente para tornar o LA-BORA! gov mais inclusivo em suas práticas e ofertar serviços na temática da diversidade. Foto de Luana Faria, Keynote do Agile Trends, em um auditório, diversas pessoas sentadas olhando para o palco. No palco, Uma mulher branca, ruiva de cabelos longos e lisos. Ela está em pé e vestido uma calça e blusa brancas. Ao seu fundo, um painel de led escrito Agile Trends. Foto de Paloma Abelin apresentando no Agile Trends, em um auditório, diversas pessoas sentadas olhando para o palco. No palco, Uma mulher branca, de cabelos pretos, longos e lisos. Ela está em pé, vestido uma calça cinza e uma blusa branca. Ao seu fundo, um painel de led escrito Agile Trends.
Curso Liderança Inclusiva e Gestão das Diversidades no Serviço Público - Enap: Nosso time participou durante duas semanas, em agosto, do curso Liderança Inclusiva e Gestão das Diversidades no Serviço Público da Enap. Foram aulas enriquecedoras, que trouxeram mais conhecimento e insights de como promover a diversidade na inovação. No último dia de curso, nossa equipe facilitou uma oficina compartilhando nossas práticas inclusivas e experiências com diversidade.
Encontro de Laboratórios - Gnova: De 27 a 29 agosto, estivemos no Encontro de Labs realizado pelo Gnova na Enap, Brasília. Foram dias de imersão para ideias inovadoras no Seminário Internacional de Laboratórios de Inovação em Governo. Nossa equipe se dividiu e esteve em todas as atividades enquanto integrantes da rede de laboratórios, mas também como especialista em algumas oficinas. Luana Faria, Marília Mesquita, Raquel Stacciarini e Jairo Ribeiro atuaram no papel de consultores na oficina Driblando Desafios, orientando as equipes participantes nos temas de Time Volante, Free-LA! e Automação de Tarefas. Foram dias incríveis de debates, formação de redes e compartilhamento de experiências no setor público! Foto do Time do LA-BORA! gov reunido em pé durante o evento, atrás um painel verde escrito "encontro de labs". Foto da Oficina Driblando Desafios em uma sala ampla, dividida em vários grupos em formato de círculos. as pessoas estão sentadas em cadeiras e conversando. Foto de Raquel Stacciarini apresentando a ideia de Free-LAs na Oficina Driblando Desafios, um grupo de pessoas sentadas em formato de círculo. Ao centro, uma mulher ruiva, sentada com uma mesa a sua frente, fala e gesticula enquanto todos a olham.
- Página 15 - Observatório da Presença Negra no Serviço Público
O Observatório da Presença Negra no Serviço Público nasceu a partir do Datathon: Desigualdades Raciais no Serviço Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial - MIR. O projeto mostra como iniciativas das próprias servidoras e servidores podem impactar e mudar a realidade na administração pública, reduzindo a desigualdade racial e de gênero nos espaços públicos de poder e decisão. Marcelo Ivo, servidor do LA-BORA! gov, fez parte da equipe vencedora do Datathon, junto com as servidoras Camila Soueneta, Charlene Abreu, Cristina Matos, Hérika Nunes e André Antônio.
Este é um ano de eleições municipais e o Observatório está atento! A partir de 2022, a distribuição dos recursos e do tempo de exposição midiática para as campanhas devem ser proporcionais ao total de candidatas e candidatos negros dos partidos. O objetivo é promover maior representatividade racial e de gênero nos espaços públicos de poder e decisão, refletindo a diversidade da sociedade brasileira. Para monitorar a eficácia dessas ações afirmativas, Marcelo Ivo conta que o grupo do Observatório desenvolveu um novo painel de Business Intelligence (BI): “a ferramenta permite analisar a representatividade negra na população, entre candidatos e eleitos, comparando-os com a série histórica das últimas duas eleições municipais. Além disso, pode-se filtrar números por gênero, cargos, regiões, estados e municípios. Dessa forma, podemos avaliar com dados se as políticas afirmativas estão alcançando os resultados esperados”. Explore o novo painel no site do Observatório da Presença Negra, na seção “dados”.
Foto de Marcelo Ivo, uma selfie com o fundo de várias arvores e montanhas. é um homem negro de cabelos curtos pretos e barba preta mesclada com branca. está sorrindo e vestindo uma camisa preta. Marcelo Ivo, recém formado na turma especial e extraordinária para servidores pretos e pardos do LideraGov, um Programa de Desenvolvimento de Líderes! Parabéns!
- Página 16 - Fim
Foto de Emili Rossenti Free-LA desta edição! Emili é uma mulher branca de cabelos castanhos lisos, acima do ombro. Está sorrindo e vestido uma camisa laranja. Emili é Jornalista / Servidora pública / Revisora de textos / Tradutora e Professora de inglês. Assessora de comunicação do Delog/Seges, é apaixonada pela Comunicação Social, interessada na produção de sentido que se realiza pelo intercâmbio entre atores sociais. Possui mestrado em comunicação institucional e a produção da imagem da ciência como epistemologia. Possui doutorado na área de produção de sentido, com o uso das mídias sociais como atoras comunicacionais.
SEJA Free-la também:
- Somente para servidora ou servidor público federal;
- Atuação sob demanda, sem alteração de lotação e/ou exercício;
- Projetos de acordo com competências e interesses;
- Certificação com as horas trabalhadas.
Conecte-se no Linkedin do LA-BORA! gov!
Acesse o nosso portal.
Conteúdo: Time LA-BORA! gov e Emili Adami Rossetti (Free-LA)
Revisão: Maria Raquel Sctacciarini, Marthinha Lauande e Isabela Blumm
Edição e Projeto Gráfico: Marthinha Lauande