Free-LA e Time Volante
Free-LA! e Time Volante
Em 2020, o LA-BORA! Gov criou o Time Volante e o Free-LA! para driblar a burocracia, simplificar e escalar as possibilidades de trabalho para as servidoras e servidores, além de oxigenar ideias no Serviço Público e aumentar a diversidade do time.
A ideia é considerar a tendência mundial da flexibilidade no trabalho, da atuação diversificada e sob demanda, em contraste ao formato rígido e circunscrito a áreas específicas de atuação, além de adequar a necessidade da administração pública ao interesse dos servidores e às competências disponíveis.
Os servidores do Time Volante e do Free-LA! melhoram suas experiências no trabalho, constroem redes, disseminam os aprendizados em seus órgãos de origem e oxigenam ideias no serviço público. Esse ganho se reflete em maior engajamento, motivação e no aumento da produtividade.
QUER FAZER PARTE DO NOSSO TIME COMO FREE-LA? SE INSCREVA AQUI!
E foi assim que ganhamos o 25º Concurso de Inovação no Setor Público - Enap. Ficamos em 3º lugar na categoria de "Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo federal"! Quem levou? O Pix – Banco Central do Brasil e o Conecta gov.br – Ministério da Economia.
Time Fixo
Servidoras/es em exercício no LA-BORA! gov. Nosso time fixo é composto por servidoras e servidores de diversos órgãos e carreiras, sempre vinculados e com lotação no laboratório!
Time Volante
Servidores que atuam no LA-BORA! gov de forma continuada, em projetos ou serviços, com carga horária semanal acordada entre as partes, sempre mantendo o vínculo e a unidade de exercício originais
Free-LA!
Atua com o time de forma pontual! A partir de um cadastro, pode ser convidada/o a atuar eventualmente, em um projeto ou serviço, de acordo com suas competências e interesses
Free-LA e Time Volante são modelos adaptáveis e escaláveis
O Time Volante já está sendo escalado pelo país. O projeto ImpactaGov e Janela do GNova/Enap recrutaram servidoras/es inspirando-se no Time Volante. Dentro do MGI, a SEGES, SGPRT e SGD também estão utilizando os novos modelos de trabalho. E até o judiciário e estados já começaram a experimentar o time volante, como é o caso do TRT5 da Bahia.
Fizemos uma parceria com o laboratório de governo do Massachusetts Institute of Technologyb (MIT GOV/LAB), que realizou um estudo de caso sobre os novos modelos de trabalho durante três meses aqui no Brasil. O objetivo da parceria é prospectar cenários do futuro do trabalho e inspirar governos de todo o mundo. O estudo irá compor a plataforma global de inovação em governo do MIT. Em breve apresentaremos o resultado da pesquisa!
Nossos Números
"Você nunca muda as coisas lutando contra a realidade atual. Para mudar algo, crie um novo modelo que torne o atual obsoleto", Buckminster Fuller.