Por Nátali Romano Biasetti e Ana Beatriz Cabral. Imagem de Vinícius Pinhal Alves Souza.
Jéssica e outros inúmeros servidores públicos, que atuam na área de gestão de pessoas, querem mostrar novas ideias para solução de antigos problemas, mas, na maioria das vezes, as proposições são pouco aceitas pela alta gestão, levando esses servidores ao desânimo.
Jéssica e os colegas trabalharam muito para desenvolver os projetos e acreditam que eles podem inovar a gestão de pessoas e auxiliar na melhoria da qualidade do serviço prestado. Recentemente, descobriram que precisam inovar sua forma de apresentar os projetos de modo que consigam captar a atenção necessária para conseguir a aprovação e o patrocínio da alta gestão.
Será que você também gostaria de inovar a forma como apresenta seus projetos?
O storytelling com dados vêm ao encontro das Jéssicas e dos inúmeros colegas de trabalho pelo Brasil todo (ou fora dele) e também ao seu encontro.
Trata-se de uma forma de transmitir uma mensagem para mobilizar os ouvintes, utilizando evidências científicas embasadas em dados.
Por meio do storytelling, é possível criar conexão emocional com o público e construir uma comunicação de alto impacto por meio de uma história. Para utilizar esse método, é necessário o tripé de:
- Conteúdo: é o material que você e sua equipe tem, tudo aquilo que resultou de estudos e de acúmulo de conhecimento, tudo que vocês elaboraram e querem compartilhar.
- Técnica: é o que vamos te ajudar a construir com esse método.
- Treino: é o que você fará para conseguir executar suas apresentações.

- Técnica do Storytelling em 3 passos: 1. Conhecer seu público: Estabelecer conexão com o público e levar informações úteis e de interesse da audiência 2. Elaborar a história: trabalhar sua história, seus dados e sua apresentação com base na sua audiência 3. Apresentar os dados de forma simples e clara: escolher formas e cores, eliminar ruídos, usar palavras-chave e imagens
Experimente contar as histórias dos seus projetos e da sua instituição por meio do storytelling com dados!
Sobre as autoras:
Nátali Romano Biasetti, Fonoaudióloga e mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação atua na área de projetos e apoio a gestão estratégica do Departamento de Promoção a Saúde do Servidor da Prefeitura Municipal de Campinas, bem como no planejamento de ações de promoção e prevenção a saúde e qualidade de vida aos servidores públicos.
Ana Beatriz Cabral atua como especialista em políticas públicas e gestão governamental desde 2000, na Administração Pública Federal, tendo exercido suas atividades em diversos ministérios como o MEC, MS e MDS, além de ser facilitadora da ENAP na área de Didática para Facilitadores. Formada em Letras, com Mestrado em Literatura, pela Universidade de Brasília e Doutorado em Educação, pela UFSCar, atualmente, está lotada na Imprensa Nacional.
Vinícius Pinhal Alves Souza. Técnico administrativo do Ministério da Agricultura, com formação na área de Tecnologias e Comunicação.