Comitê Científico (CCL)
O LA-BORA! gov, laboratório de gestão inovadora desenvolvido por servidores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), agora tem o apoio especializado de acadêmicos nacionais e internacionais e especialistas no setor público. O Comitê Científico LA-BORA! gov (CCL) foi instituído pela Portaria nº 72 com o objetivo de prestar assessoria técnica e científica nas temáticas de gestão pública, inovação e employee experience (experiência do servidor).
Leia a matéria sobre a criação do CCL publicada no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Para acessar a Portaria que instituiu o CCL, clique aqui.
Produções do Comitê Científico LA-BORA! gov (CCL)
- Qualidade de Vida no Trabalho - QVT: Dicas para práticas organizacionais efetivas. Elaborado por Gisela Demo, Tatiane Paschoal e Marília Mesquita.
Reuniões do Comitê Científico LA-BORA! gov (CCL) - Saiba os assuntos discutidos e encaminhamentos das reuniões do CCL.
Membros
Para os primeiros dois anos do Comitê, os membros já foram escolhidos. A participação dos membros nas atividades do CCL será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada. Juliana Legentil Ferreira Faria, servidora pública federal, integrante do Grupo de Pesquisa E-trabalho (UnB), será a gestora do CCL. Para acessar a Portaria de designação, clique aqui.
Conheça mais sobre os membros:
Juliana Legentil Ferreira Faria - Gestora do CCL
Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília, linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais, Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos e graduada em Administração.Integra a equipe da Coordenação-Geral de Inovação em Gestão (CGIG/DINOV/SEGES/MGI). Pesquisadora do Grupo E-trabalho, certificado pelo CNPq, realiza pesquisas sobre as percepções e práticas de servidores e gestores em contexto de teletrabalho e efetividade de equipes, além do Grupo de Excelência do Trabalho na Sociedade em Transformação (GETST) do CRA-SP. Exerce a função de Diretora Acadêmica da Sociedade Brasileira de Teletrabalho (Sobratt).
Currículo Lattes Juliana Legentil
Thais Gargantini Cardarelli, pesquisadora da Aarhus University, Dinamarca.
Thaís Gargantini é diretora da Kayma Brasil, empresa israelense fundada pelo professor da Duke University Dan Ariely cujo foco principal é a resolução de problemas sociais complexos por meio da Economia Comportamental. Atualmente, reside na Dinamarca, onde faz seu pHD em Economia na universidade Aarhus, após concluir seu mestrado em Economia Comportamental pela universidade de Reichman, em Israel.
Profundamente ligada à academia, sua trajetória profissional também inclui afiliações às universidades de Oxford e Duke, em que foi pesquisadora no People In Government Lab e no Center For Advanced Highsight, respectivamente.
Entre seus artigos acadêmicos, merece destaque especial o “Providing Safe Space for Honest Mistakes in the Public Sector Is the Most Important Predictor for Work Engagement after Strategic Clarity” (“Fornecer ambientes seguros para erros honestos no Setor Público é o fator mais importante para conquistar engajamento no trabalho depois de Clareza Estratégica”, em tradução livre). Com extensa experiência em estudos de engajamento no trabalho, em especial no setor público, ela já atuou em projetos governamentais brasileiros e internacionais voltados a servidores.
A Gerando Falcões, a Fundação Lemann o Instituto Gesto e as finlandesas UNODOC e Demos Helsinki estão entre as organizações com as quais Thaís já colaborou por meio de seu trabalho no campo de Economia Comportamental.
Gisela Demo Fiuza, servidora pública federal, pertencente à carreira de Professora do Magistério Superior
Gisela Demo possui pós-doutorado em Management pela University of California, Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, é doutora em Psicologia Organizacional pela Universidade de Brasília-UnB, mestre em Engenharia de Produção e Engenheira Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professora associada e pesquisadora do Departamento de Administração (ADM), de onde foi coordenadora por 2 anos e meio, e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB. Orientadora de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Líder do HR&M Research Team-Pesquisas em Recursos Humanos e Marketing (Instagram: @giselademo.unb). Editora associada da RBGN (Revista Brasileira de Gestão de Negócios). Foi líder dos temas Comportamento organizacional (2014-2015) e Métodos e Técnicas de Pesquisa (2021-2022) dos Seminários em Administração da Universidade de São Paulo (USP).
Suas áreas de pesquisa são: práticas de gestão de pessoas, comportamento organizacional positivo, marketing de relacionamento, personalidade de marca, gestão do relacionamento com os cidadãos, e desenvolvimento e validação de instrumentos de pesquisa. Publicou mais de 80 artigos em revistas científicas, mais de 100 artigos em congressos, 3 livros e 23 capítulos em livros nacionais e internacionais.
Currículo Lattes Gisela Fiuza
Tatiane Paschoal, servidora pública federal, pertencente à carreira de Professor do Magistério Superior
Tatiane Paschoal é Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Univerdade de Brasília (UnB). Trabalha como Professora Adjunta no Departamento de Admnistração da UnB desde 2010. É membro e líder do Human Resources and Marketing Research Group (HR&M) e membro do Grupo de Pesquisa em Ergonomia aplicado ao Setor Público (ErgoPublic).
Seus interesses de pesquisa e expertise incluem a qualidade de vida no trabalho, bem-estar no trabalho, práticas de gestão de pessoas no setor público e arranjos de trabalho flexíveis. Foi coautora e organizadora de quatro livros e inúmeros capítulos de livros publicados no Brasil, além de artigos científicos publicados em periódicos especializados e eventos.
Recentemente, participou da equipe que desenvolveu diagnóstico, política e programa de qualidade de vida no trabalho em diversas organizações públicas brasileiras, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério Público do Trabalho, Agência Nacional de Aviação Civil, Assembléia Legislativa do Distrito Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Serviço Federal de Processamento de Dados e o Departamento Penitenciário Nacional. Desde de fevereiro de 2023, atua como professora visitante no Dipartimento Di Scienze Aziendali (Management Department) da Università di Bologna, Itália.
Carla Sabrina Xavier Antloga, servidora pública federal, pertencente à carreira de Professor do Magistério Superior
Psicóloga, Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com estágio técnico no Conservatoire d'Arts et Métiers, Paris. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, com ênfase em Qualidade de Vida no Trabalho (PSTO-UnB).
Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC). Coordenadora do Centro de Pesquisa em Avaliação e Tecnologias Sociais - Cepats. Coordenadora do Grupo de Estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino - Psitrafem. Coordenadora do Núcleo de Engajamento, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho - NESQ. Coordenadora acadêmica do Instituto Trabalho e Pesquisa para Mulheres – TPM. Mãe do Miguel e do Francisco.
Rosabelli Coelho-Keyssar (Diretora do Programa MIT-Brazil no Massachusetts Institute of Technology -MIT)
Rosabelli Coelho é uma executiva e educadora internacional com formação bicultural. Ela tem uma vasta experiência na gestão de projetos, de equipes múltiplas, na gestão de acordos de projetos internacionais, na construção e manutenção dos relacionamentos com patrocinadores e doadores. Há 10 anos, ela trabalha no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e gerencia todos os aspectos do programa MIT-Brazil, incluindo a arrecadação de fundos para todos os programas que dirige, resultando na conexão de centenas de alunos e professores do MIT ao Brasil. Rosa é comprometida com organizações e cidades equitativas e inclusivas (mestra em administração pública pela Harvard Kennedy School, SMArchS em Urbanismo com ênfase em gestão urbana pela PUC Campinas, e graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela UFPE) tem formação e experiência em gestão urbana e administração pública, como arquiteta-urbanista e ex-secretária de habitação de sua cidade natal (Petrolina-PE). Rosa é orientada para resultados e gerenciou vários projetos e iniciativas desde a concepção até a conclusão. Quando não está criando pontes MIT <-> Brasil, ou questionando o status quo, ela dança, cozinha, desenha, pinta e borda.
Antonio Claret Campos Filho, servidor público federal, pertencente à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Antônio Claret é psicólogo e mestre em Psicologia Social pela UFRJ. Concluiu seu doutorado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2000, ocupou cargos de direção e assessoramento superior em diversos órgãos da Administração Pública Federal, dentre eles assessor da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI, diretor de gestão do Programa Bolsa Família, assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assessor e chefe de gabinete do Ministro do Desenvolvimento Agrário. Entre 2011 e 2015, foi cedido ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde exerceu os cargos de Subsecretário de Integração dos Programas Sociais e de Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Atuou como pesquisador no IPEA e associado ao Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo. Na Enap, exerceu as funções de Coordenador-Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e de Coordenador-Geral de Inovação e integra o corpo docente de programas de mestrado e doutorado profissionais. Atua ainda como docente em cursos relacionados à aplicação das ciências comportamentais em políticas públicas. Atualmente compõe a equipe da área de Inovação e Ciências Comportamentais da DINOV/SEGES/MGI.
Currículo Lattes Antonio Claret
Guilherme Alberto Almeida de Almeida, servidor público federal, pertencente à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Guilherme Alberto Almeida de Almeida é bacharel em direito, mestre em administração pública, servidor público federal, professor e pesquisador com atuação marcada pela promoção de inovação pública, gestão estratégica, coordenação de redes, elaboração normativa e políticas públicas sobre internet, cultura, tecnologia e participação social. Como membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia, trabalhou em órgãos como a Presidência da República, Ministério da Justiça e Escola Nacional de Administração Pública – ENAP na implementação de políticas de tecnologia, inovação e participação social, como a construção colaborativa do Marco Civil da Internet, a implementação do GNova - Laboratório de Inovação em Governo (unidade de inovação governamental da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP que utiliza técnicas de design e economia comportamental para a solução criativa de políticas públicas) e a criação da plataforma de inovação aberta gov.br/desafios. Foi também Gerente de Novos Programas e Parcerias Estratégicas da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. Atualmente, é Diretor de Programa da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.