Carta de serviços - 2024
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Página 1 - Carta de Serviços
O que fazemos
Desenhamos experiências que façam sentido para as pessoas e as engajem no propósito de gerar valor público.
EXEMPLOS DO QUE FAZEMOS E DO QUE NÃO FAZEMOS:
Não: Quero um curso/palestra/oficina convencional, com formalidades, mesa de abertura...
Sim: Quero um curso/palestra/oficina inovador, mão na massa, inclusivo, interativo...
Não: Quero apoio/assessoria para fazer vídeo/folder/arte/site...
Sim: Quero apoio para melhorar a comunicação e interação com os usuários.
Não: Tenho uma tecnologia/solução e quero apoio para implementá-la.
Sim: Tenho um desafio, quero entender o problema e desenvolver uma solução, na perspectiva do usuário.
Não: Quero apoio para planejar/fazer um evento/curso/webinário...
Sim: Preciso de palestrante/facilitador/docente para um webinário, evento, curso...
Não: Precisamos fazer os servidores usarem uma nova ferramenta ou tecnologia que criamos...
Sim: Precisamos de ferramentas, técnicas, abordagens inovadoras, a partir da necessidade dos servidores...
Para que fazemos
- Inspirar servidores e lideranças a transformarem seus modelos mentais e comportamentais;
- Desmistificar a inovação em governo;
- Criar ambientes de segurança psicológica e confiança criativa;
- Desenvolver competências humanas e de inovação e colocá-las em prática;
- Aprender abordagens, técnicas e ferramentas aplicáveis ao dia a dia do serviço público;
- Conectar pessoas, ideias e corações em prol da geração de valor público;
- Melhorar bem estar, engajamento e produtividade.
Como fazemos
- Cada TEMA da carta de serviços pode ser realizado em diferentes formatos: mentorias, oficinas, palestras, cursos, rodas de conversa, entrevistas, pesquisas e/ou experimentação.
- Adaptamos a carga horária a sua necessidade e ao seu desafio.
- Todos os serviços são realizados com participação ativa dos demandantes e dos atores envolvidos nos desafios.
- Nosso passos são: selecionar projeto (LA-BORA! gov); entender o problema; mergulhar na realidade do usuário; idear - criar soluções inovadoras; prototipar - priorizar e materializar suas ideias; testar os protótipos e refiná-los; implementar a solução (demandante).
Para demandar um serviço ao LA-BORA! gov, você precisa:
• De tempo e pessoas disponíveis para atuar com o LA-BORA! gov: o trabalho é feito totalmente em parceria com o time demandante.
• De apoio da alta gestão do órgão demandante;
• Que a demanda tenha a ver com o propósito do LA-BORA! gov (apoiar órgãos com soluções inovadoras para melhorar a experiência do servidor e gerar valor público).
• Demandar com antecedência mínima de dois meses da expectativa de data de início do serviço.
Nós avaliamos as demandas a partir dos seguintes critérios:
• Elegibilidade, conforme critérios de solicitação acima;
• Diversidade de demandantes;
• Potencial de capilaridade e de disseminação dos conhecimentos adquiridos.
Importante: A Secretaria de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (SEGES/MGI) e as unidades de exercício das/os servidoras/es que atuam no Time Volante do laboratório têm preferência no atendimento das demandas.
Clique aqui para solicitar um serviço.
Página 2 - Temas
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EMPÁTICA: CNV, FEEDBACK E ESCUTA GENERATIVA
- Técnicas de Feedback e práticas no Setor Público;
- Gerando empatia com o usuário/servidor/liderança;
- Escuta generativa e teoria U;
- Linguagem simples no serviço público;
- Gerenciamento de conflitos, em prol das pessoas e da colaboração;
- Engajamento X feedback;
- Mentorias 1:1;
- Comunicação não violenta: do paradigma binário para o complexo.
DESIGN DE CONEXÕES: COMO CRIAR CONTEXTOS E ESPAÇOS PARA RELAÇÕES MAIS POTENTES E TRANSFORMADORAS NO SERVIÇO PÚBLICO
- Atuar nas relações, reconhecendo dinâmicas que geram tensão e desconexão, e intervindo intencionalmente para cuidar e fortalecer vínculos;
- Aplicar Artefatos de Conexão;
- Criar e gerir experiências e comunidades que promovam pertencimento.
DINÂMICAS E JOGOS CORPORATIVOS PARA CONSTRUIR RELACIONAMENTOS E ESTIMULAR A INOVAÇÃO
- Desmistificando as dinâmicas de grupo para torná-las pertinentes ao propósito das reuniões;
- Técnicas e jogos como o DIXIT para promover criatividade, criar conexão entre as pessoas e construir relacionamentos intencionalmente no trabalho;
- Atividades que energizam as pessoas e as inspiram a inovar;
- Mentorias 1:1;
- Perfis comportamentais (introvertidos e extrovertidos) e técnicas integradoras.
ENTRE NO FLOW! AUTOCONHECIMENTO E MAPEAMENTO ÁGIL DE COMPETÊNCIAS
- Teoria do Flow (fluxo) e sua conexão com engajamento e produtividade;
- Competências para inovar no setor público, usando um baralho de competências;
- Mapeamento de habilidades, interesses e necessidades de desenvolvimento;
- Matriz de competências para encontrar seu flow no trabalho;
- Metodologia ágil para construir planos de desenvolvimento flexíveis e aderentes às necessidades da organização e dos servidores;
- Alinhando necessidade da administração, interesse dos servidores e competências disponíveis: caso Novos modelos de trabalho - Free-LA! e Time Volante.
EXPERIÊNCIA DA SERVIDORA E DO SERVIDOR (EMPLOYEE EXPERIENCE): ENGAJAMENTO E PRODUTIVIDADE NO SETOR PÚBLICO
- Employee Experience: a experiência da servidora e do servidor como fator determinante para a geração de valor para a sociedade;
- Propósito: ikigai e Motivação 3.0;
- Aproximando o servidor do cidadão;
- Pesquisas e modelos de engajamento no Setor Público brasileiro;
- Estratégias para melhorar o dia a dia no trabalho: casos de sucesso e de fracasso;
- Ofurô corporativo e qualidade de vida no trabalho;
- Gestão de pessoas do futuro: desafios e oportunidades;
- Confiança e segurança psicológica;
- Habilidades humanas e de inovação no trabalho;
- Perfis comportamentais e técnicas integradoras;
- O mito da produtividade e o burnout;
- Mobilidade de pessoas em governo e novos modelos de trabalho: Free-LA! e Time Volante.
FUTURO DO TRABALHO NO SETOR PÚBLICO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
- Competências do servidor do futuro;
- Liderança do futuro;
- Trabalho remoto, híbrido e presencial: Pesquisas e evidências no setor público brasileiro;
- Autonomia e Flexibilidade;
- Trabalho "on demand" (por demanda): caso Novos modelos de trabalho: Free-LA! e Time Volante;
- Laboratórios de inovação: case LA-BORA! gov;
- Competências humanas X IA;
- Governo como plataforma e redes de inovação;
- Técnicas de construção de cenários prospectivos (Triz, future backwards, inversão de cenários).
GESTÃO DE TIMES HÍBRIDOS E TELETRABALHO: REUNIÕES PRODUTIVAS, COLABORAÇÃO E TRABALHO SÍNCRONO X ASSÍNCRONO
- Principais desafios na gestão de times por resultados (pesquisas e evidências no setor público brasileiro);
- Do modelo de comando-controle para a gestão de resultados com foco em pessoas;
- Tecnologia e ferramentas para comunicação efetiva (Case Teams x WhatsApp, chats por projeto, gestão de horários);
- Trabalho síncrono x assíncrono;
- Mentorias 1:1;
- Novos modelos de trabalho: Free-LA! e Time Volante;
- Reuniões produtivas estruturadas;
- Quebra-gelos para criar relacionamentos intencionalmente no trabalho;
- Canvas de modelo de negócios;
- Plataformas de interação virtual;
- Perfis comportamentais (introvertidos e extrovertidos) e técnicas integradoras;
- Brainstorming X Brainwriting;
- Gestão do tempo;
- O mito da produtividade e o burnout;
- Autonomia e autorresponsabilidade para gerir projetos e pessoas: Modelo LA-BORA! gov de planejamento adaptativo.
GESTÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE
- Pesquisas e evidências no setor público brasileiro;
- O que é gestão inclusiva e diversidade, o que promove e como construir;
- Diversidade e Inovação;
- Diversidade e Segurança Psicológica;
- Práticas de gestão inclusiva para o serviço público.
HISTÓRIAS COM DADOS (DATA STORYTELLING): APRESENTAÇÕES ENGAJADORAS
- História com dados (storytelling): competência narrativa e fluência em dados;
- Habilidades para mostrar seu trabalho e convencer sua audiência;
- Apresentações e histórias usando dados e gráficos;
- Cases de sucesso e de fracasso do LA-BORA! gov;
- Pensamento visual e registro gráfico para melhorar a comunicação no trabalho;
- Dicas para engajar a audiência e mantê-la focada em sua apresentação;
- Ferramentas e técnicas para fazer apresentações épicas;
- Pitch (apresentação rápida) para vender sua ideia.
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO SETOR PÚBLICO
- Desbloqueando a criatividade e despertando a capacidade de pensar e fazer diferente;
- Conceitos e diferença entre inovação e criatividade;
- Bloqueios e mitos da criatividade;
- Ciclo de vida de projetos de inovação;
- Mundo BANI (frágil, ansioso, não-linear e incompreensível) e como isso influencia no trabalho;
- Competências para inovação no serviço público;
- Principais barreiras à inovação no serviço público e como superá-las;
- Laboratórios de inovação: Case LA-BORA! gov;
- Técnicas ágeis e ferramentas de inovação;
- Design de serviços e políticas públicas;
- Empatia, cocriação, prototipação, teste e implementação de soluções inovadoras;
- Técnicas de priorização de ideias;
- Erre rápido e pequeno - testando protótipos de serviços, políticas e normativos;
- Fatores determinantes para inovação: engajamento, confiança e liderança;
- Criando mapa de insights para gerar oportunidades de ação;
- Inovação como impacto: avaliação de resultados e transparência.
MULHERES NA LIDERANÇA E INOVAÇÃO
- Pesquisas e evidências no setor público brasileiro;
- Repensando a mulher na sociedade;
- Vulnerabilidade e coragem para liderar;
- Técnicas para liderança inovadora;
- Competências para inovação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADAPTATIVO: AUTONOMIA E AUTORRESPONSABILIDADE PARA GERENCIAR PESSOAS E PROJETOS
- Planejar no mundo BANI (FANI: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível);
- Identidade Estratégica com canvas de Propósito, Visão e Valores (case Conexão Inovação Pública);
- Técnicas e ferramentas adaptativas de gerenciamento de projetos e de riscos;
- Do planejamento individual para o organizacional;
- Metodologia flexível e simples para tirar o planejamento do papel;
- Perfis comportamentais e técnicas integradoras;
- Técnica "estrela do mar" para auxiliar na tomada de decisão;
- Modelo de negócios e canvas de projeto: uso no Setor Público;
- Erre rápido e pequeno - testando protótipos de serviços, políticas e normativos;
- Gerenciamento de projetos: autonomia e autorresponsabilização na gestão do trabalho e das entregas;
- Inovação como impacto: avaliação de resultados e transparência.
SEGURANÇA PSICOLÓGICA E CONFIANÇA CRIATIVA NO TRABALHO
- Autonomia, reconhecimento e engajamento;
- Gestão do erro: torne o fracasso seu aliado;
- Como construir confiança criativa;
- Automotivação, accountability e segurança psicológica no trabalho;
- Líderes que inspiram;
- Antifragilidade X vulnerabilidade;
- Vida profissional X vida pessoal;
- Perfis comportamentais e técnicas integradoras;
- O mito da produtividade e o burnout;
- Mentorias 1:1;
- Cultura X práticas organizacionais;
- Comportamentos de gestão mensuráveis para aumentar confiança criativa.
LINGUAGEM SIMPLES
- Linguagem simples no serviço público.
- Aproxima o governo do cidadão.
- Transmite informações de maneira simples, objetiva e inclusiva.
- Saiba mais aqui.
NOVOS MODELOS DE TRABALHO: FREE-LA! E TIME VOLANTE
- Entenda o case do Free-LA! e Time Volante, novas modalidades de trabalho que simplificam e escalam as possibilidades de trabalho para as servidoras e servidores públicos;
- Como o LA-BORA! gov dribla a burocracia e a rigidez da movimentação de pessoas a custo zero;
- Como flexibilizar o trabalho no Serviço Público, a partir da tendência mundial de atuação diversificada e sob demanda, em contraste ao formato rígido e circunscrito a áreas específicas de atuação;
- Como adequar a necessidade da administração pública ao interesse das/os servidoras/es e às competências disponíveis;
- Como melhorar a experiência das/os servidoras/es no trabalho, construir redes, disseminar aprendizados e oxigenar ideias no serviço público a custo zero para a administração pública;
- O Programa de Gestão e Desempenho – PGD;
- Vire o jogo: Supere os desafios e crie seu próprio time volante.
- Acesse nossa página sobre Free-LA e Time Volante aqui.
SERVIÇOS CUSTOMIZADOS
Realizamos serviços customizados, conforme a necessidade e o desafio público, que estejam alinhados com o propósito do LA-BORA! gov de desenvolver soluções inovadoras para melhorar a experiência da servidora e servidor e gerar valor público.