Apoio Emocional
Preocupações quanto ao contágio pelo coronavírus, isolamento social, crise gerada pela pandemia: o cenário realmente preocupa.
Conseguir manter a mente sã e evitar desequilíbrios emocionais como ansiedade, pânico e até depressão está sendo um verdadeiro desafio para muitos. Só nas primeiras semanas do distanciamento social 40% da população brasileira se sentiu triste ou deprimido e 54% se sentiu ansioso ou nervoso frequentemente, de acordo com pesquisa realizada pela Fiocruz.
Foi para auxiliar a população a atenuar esse sofrimento emocional que professores e profissionais de saúde de algumas instituições federais criaram programas de suporte emocional gratuitos e a distância aos alunos e à população em geral.
A cartilha com recomendações gerais sobre Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia covid-19 produzida pela Fiocruz possui um material rico que pode auxiliar nesse apoio e ajudar a entender melhor toda a situação que vivemos.
Na Universidade Federal do Tocantins, um projeto de extensão tem buscado fortalecer conexões afetivas diante do distanciamento social. É o “Acolhimento Comunitário em Tempos de Crise”, uma iniciativa composta por três ações: a Roda de Conversa, os Diários de uma Quarentena e as Cartas ao Apoio Estudantil. Para mais informações, acesse aqui.
A atividade “coM vidA”, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), promove um canal de atenção à saúde mental considerando o contexto da Covid-19. Os atendimentos prestados pela equipe do “coM vidA” são exclusivamente pelo Messenger do Facebook.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), oferece o curso “Psicologia cognitiva e positiva em tempo de crise” e teleconsultas com psiquiatras e psicólogos, para a população de Pernambuco.
Vale pesquisar na sua cidade ou estado alguma instituição, universidade ou outra entidade representativa de profissionais da área que possam estar oferecendo suporte psicológico gratuito para a população!
Fortaleça seu lado emocional e fique bem!