Notícias
PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
Órgãos que participam do CPNU iniciam replicação do dimensionamento da força de trabalho
O Modelo Referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho está sendo replicado em órgãos que participam do Concurso Público Nacional Unificado – CPNU, com o apoio da Coordenação-Geral de Planejamento da Força de Trabalho – CGFOR, unidade da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI.
Como parte da nova estratégia de disseminação do DFT, a CGFOR está investindo em oficinas para desdobramento de metas e objetivos estratégicos dos órgãos e, a partir daí, fazer o elo com as entregas das unidades dimensionadas e permitir mais uma possibilidade de avaliação qualitativa dos resultados.
Além disso, a equipe técnica do MGI tem elaborado cronogramas de desenvolvimento da transferência do modelo, por meio de oficinas semanais previstas para ocorrerem em quinze semanas, abrangendo o levantamento das entregas das unidades, a quantificação dessas e dos demais indicadores de pessoal e esforços relacionados. As semanas finais ficarão dedicadas à revisão dos dados, cálculo, análise dos resultados e produção dos relatórios.
Além disso, será incluída uma etapa para o levantamento dos perfis desejados, na qual a unidade poderá identificar as competências necessárias para realizar suas entregas, o que contribuirá também para a alocação dos servidores nos órgãos. Para complementar esse ciclo, o MGI apresentará aos órgãos um guia orientador para alocação de pessoas e definição de perfis profissionais para a área. Ao fim do processo, o órgão poderá ter mais evidências para tomar decisões relativas ao quadro de pessoal, sobretudo a alocação de novos servidores.
A Superintendência de Previdência Complementar – Previc e o Ministério da Saúde - MS já estão replicando o DFT em suas unidades. Ambos fizeram o treinamento entre 2022 e 2023, como projeto piloto, treinando e dimensionando áreas de gestão de pessoas e formando pontos focais.
Ao aceitar a nova proposta do MGI, eles já fizeram o levantamento das grandes entregas estratégicas, para dar andamento ao cronograma de treinamento para transferência da metodologia e do conhecimento sobre o Sistema de Dimensionamento de Pessoas.
Alguns órgãos, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP e a Advocacia Geral da União - AGU, já tinham planos estabelecidos para a disseminação do DFT, com prazos e estratégias definidas. Por isso, o apoio do MGI se dará mais no nível técnico e no acompanhamento das ações, para apoiar no que eles precisarem: validação de entregas novas, atendimento sobre o uso do sistema e aplicação das regras, por exemplo, além do suporte ao relatório final.
O MGI está em contato com outros órgãos do CPNU para iniciar os trabalhos ainda no primeiro semestre.
Para saber mais sobre os eventos de lançamento na Previc e no Ministério da Saúde, acesse:
https://www.flickr.com/photos/ministeriodasaude/albums/72177720315293029/
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/ministerio-da-saude-lanca-estrategia-de-dimensionamento-da-forca-de-trabalho-dft
https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/concursos/2024/03/6814392-cnu-ferramenta-ajudara-na-alocacao-de-aprovados-no-concurso-entenda.html