Notícias
Gestão
Certificação para quem atua com o Dimensionamento da Força de Trabalho
A partir de agora, os servidores públicos que trabalham com o modelo referencial de dimensionamento da força de trabalho, de que trata a Portaria nº 7.888 de 1º de setembro de 2022, em seus órgãos poderão obter uma certificação, que será conferida pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap.
Com essa medida, instituída por meio da Portaria Conjunta ENAP/SGPRT/MGI Nº 3.532, DE 18 DE JULHO DE 2023, a Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - SGP/MGI pretende valorizar e profissionalizar os servidores que se capacitam no modelo referencial e exercem atividades relacionadas a ele.
As ações de desenvolvimento que compõem a certificação são ofertadas gratuitamente pela Enap. A primeira delas é o curso Qualificação em Dimensionamento da Força de Trabalho, autoinstrucional e a segunda, Praticando o Dimensionamento da Força de Trabalho, com aulas remotas. Cada curso tem 20 horas de duração e está em oferta regular pela Enap, na Escola Virtual de Governo e nos cursos de Educação Executiva, respectivamente.
Ao fim dos dois cursos, os servidores estarão aptos a aplicar a metodologia de DFT, usar o Sistema de Dimensionamento de Pessoas – Sisdip, calcular e analisar os resultados. O curso autoinstrucional traz a metodologia e os conhecimentos para levantamento de dados e operação do sistema. O remoto complementa o primeiro, pois aprofunda as reflexões, promove troca de experiências e de conhecimentos importantes para fortalecer os participantes na implementação do DFT em seus órgãos.
Quem obtiver a certificação também poderá receber um selo exclusivo no Sigepe Banco de Talentos, que será mais uma forma de reconhecimento pela participação nas ações de desenvolvimento das competências em DFT necessárias para o exercício das atividades relacionadas a este importante processo de gestão de pessoas.
A medida contribui para a melhoria dos processos por meio da capacitação e busca priorizar a alocação de profissionais mais preparados nas áreas que realizam o dimensionamento nos órgãos e entidades. Em tais unidades, a ocupação de vagas deverá ser feita, prioritariamente, por quem tem a certificação, que será também um dos critérios de seleção nos processos seletivos para atuação com DFT. Por tudo isso, a certificação é um marco para o fortalecimento das unidades de gestão de pessoas na administração pública federal.
Tem dúvidas sobre a certificação?
Apresentamos algumas perguntas que você pode estar se fazendo:
Quais cursos preciso ter realizado?
→ Será preciso ter realizado os dois cursos de dimensionamento da força de trabalho ofertados pela Enap, ou ter sido treinado como ponto focal no projeto piloto e complementar a formação com o curso remoto.
Fui capacitado durante o projeto piloto do modelo referencial de dimensionamento. posso solicitar minha certificação?
→ Os servidores que participaram, como pontos focais, do treinamento realizado pela Universidade de Brasília e pela equipe do MGI poderão obter a certificação, caso participem, também, do curso Praticando o Dimensionamento da Força de Trabalho. Nesse caso, quem deve solicitar a certificação para o servidor é a unidade de gestão de pessoas de seu órgão, por meio do sgp.dft@economia.gov.br.
A partir de quando entre em vigor a Portaria de Certificação?
→A Portaria Conjunta ENAP/SGPRT/MGI Nº 3.532, DE 18 DE JULHO DE 2023 entra em vigor em 1º de agosto de 2023.
♦ Se sua pergunta não está aqui, envie e-mail para sgp.dft@economia.gov.br.