Capacitações em Dimensionamento da Força de Trabalho
A capacitação em Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) é composta pelo treinamento ministrado diretamente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e por dois cursos elaborados pelo MGI, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As ações de desenvolvimento têm o objetivo de transmitir os conhecimentos necessários sobre a metodologia referencial de DFT e sobre o Sistema de Dimensionamento de Pessoas (Sisdip), nos termos da Portaria SEDGG/ME nº 7.888/2022. A intenção é que os servidores capacitados possam executar dimensionamentos nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Os cursos são relacionados ao desenvolvimento das seguintes competências transversais para o setor público:
-
Resolução de problemas com base em dados;
-
Foco nos resultados para os cidadãos; e
-
Visão sistêmica.
Para realizar os cursos, que são gratuitos, é preciso ter dispositivo eletrônico (celular, tablet ou computador) com acesso à internet.
Curso autoinstrucional: Qualificação em Dimensionamento da Força de Trabalho
O primeiro curso, intitulado “Qualificação em Dimensionamento da Força de Trabalho”, é autoinstrucional, executado na modalidade a distância, e pode ser realizado a qualquer momento, conforme a disponibilidade do participante.
Com carga horária de 20 horas, o curso traz a base conceitual relativa à metodologia referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) e ilustra, por meio de textos, imagens e vídeos, os procedimentos que devem ser efetivados para aplicá-la.
Nesta capacitação, são demonstradas as técnicas de coleta dos dados qualitativos e quantitativos que devem ser inseridos no Sisdip, para efetivar o cálculo dos resultados. Durante o curso, o participante terá acesso a explicações sobre a análise e o uso dos resultados para melhorar o desempenho e a gestão da força de trabalho.
Esta capacitação tem como alvo o público em geral, independentemente de exercer ou não atividades relacionadas ao Dimensionamento da Força de Trabalho. Na modalidade de ensino a distância, o participante se inscreve no curso e já obtém, de imediato, acesso ao material escrito e em vídeo, via Escola Virtual de Governo (EVG).
O aproveitamento do conteúdo é realizado conforme a disponibilidade do aluno, que deve concluir as atividades dentro do prazo estabelecido pela Enap, informado no momento da inscrição. As inscrições podem ser realizadas na Escola Virtual de Governo.
Clique aqui para se inscrever.
Curso remoto, com aulas ao vivo: "Praticando o Dimensionamento da Força de Trabalho"
O segundo curso, intitulado "Praticando o Dimensionamento da Força de Trabalho", é realizado na modalidade remota, com aulas ao vivo. Com carga horária de 20 horas, a capacitação visa a aprimorar as estratégias de gestão de pessoas dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, por meio da metodologia referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho e do Sisdip, considerando diferentes cenários e contextos.
O curso é aberto a servidores públicos, preferencialmente da esfera federal, que tenham interesse no modelo referencial de DFT oferecido pelo Ministério da Gestão. Essa qualificação deve ser realizada por quem já conhece a metodologia referencial e precisa aprofundar os conhecimentos a respeito da sua aplicação, análise e uso dos resultados para a tomada de decisão.
Na modalidade remota, o participante deve se inscrever conforme as datas e horários estabelecidos pela Enap. São previstas seis aulas, com duração de três horas de duração cada uma, com mais duas horas de conteúdo assíncrono. As aulas ocorrem via plataforma Zoom, por meio de salas virtuais. O curso possui turmas periódicas, com até 25 alunos.
Clique aqui e veja as datas disponíveis para realizar o curso remoto.
Por que devo me capacitar?
A capacitação é importante para conhecer a metodologia referencial de DFT e saber aplicá-la. Além disso, somente após ter servidores capacitados, o órgão ou entidade poderá solicitar acesso ao Sisdip. O sistema possibilita criar os dimensionamentos das unidades organizacionais e realizar os procedimentos para dimensionar sua força de trabalho.
Como saber qual o curso mais adequado ao meu perfil?
Quem ainda não teve contato com a metodologia referencial de DFT deve fazer o curso autoinstrucional primeiro, para conhecer os conceitos e obter a base necessária para, então, realizar o curso remoto. Aqueles que já conhecem a metodologia referencial podem, se assim desejarem, realizar o curso remoto, sem passar pelo autoinstrucional. No entanto, se quiserem iniciar pelo EAD, não há impedimento.
Preciso de autorização da chefia para frequentar o curso?
Em ambos os cursos, o participante pode se inscrever livremente. Questões relacionadas à liberação para assistir às aulas do curso remoto devem ser discutidas previamente entre servidor e chefia, mas a Enap não vai solicitar autorização para permitir a inscrição.
Os cursos preveem certificação?
Ambos os cursos conferem certificado de participação, desde que cumprida a carga horária exigida pela Enap e que seja obtida a nota mínima exigida. Os servidores que concluírem os dois cursos poderão receber uma certificação da Enap, para atuar nos processos de dimensionamento da força de trabalho nos órgãos e entidades do Sipec. Além da certificação, será concedido um selo exclusivo no currículo do Sigepe Banco de Talentos. Essa certificação está regulamentada pela Portaria Conjunta ENAP/SGPRT/MGI nº 3.532, de 18 de julho de 2023.
Além desses cursos, existe outra forma de me capacitar?
A equipe de DFT da Coordenação-Geral de Planejamento da Força de Trabalho (CGFOR/DEPRO/SGP/MGI) também realiza oficinas para capacitar servidores, mediante solicitação dos órgãos e entidades. Neste caso, é preciso solicitar atendimento por meio do sgp.dft@economia.gov.br.
Como funciona a capacitação do DFT conduzida diretamente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)?
Após envio de e-mail para sgp.dft@economia.gov.br contendo as informações solicitadas pelo órgão central do Sipec, a Coordenação-Geral de Planejamento da Força de Trabalho (CGFOR/DEPRO/SGP/MGI) entrará em contato com os pontos focais do órgão/entidade, a fim de marcar reunião inaugural.
Nesse encontro, serão detalhados a metodologia referencial de DFT, o termo de compromisso a ser firmado e o cronograma de trabalho. Nesta mesma reunião serão definidas data e hora para o início das oficinas, que serão realizadas semanalmente, uma vez por semana, com duração de duas horas, aproximadamente. A capacitação tem duração de 10 semanas, aproximadamente. Essas oficinas têm o objetivo de treinar os pontos focais que atuarão como os responsáveis pelo DFT em seus órgãos/entidades. No treinamento, será dimensionada, preferencialmente, a unidade de capacitação/desenvolvimento de Gestão de Pessoas. Após a capacitação, a equipe treinada atuará como multiplicadora do processo de DFT em todo a instituição.
A intenção é que os pontos focais repassem os conhecimentos adquiridos para a demais unidades, em um primeiro momento. Em seguida, essas áreas terão independência para executarem seus dimensionamentos de forma autônoma, sempre contando com o apoio dos pontos focais e do órgão central do Sipec.
Meu órgão/entidade já participou da capacitação ministrada diretamente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Posso fazer os cursos ofertados pela Enap em parceria com o MGI?
Não há impedimento e a participação nos cursos da Enap pode ser interessante para atualizar os conhecimentos sobre a metodologia, trocar experiências (no caso do curso remoto) e aprofundar as análises por meio das atividades individuais e coletivas.
As capacitações em DFT são gratuitas?
Todos os cursos são oferecidos gratuitamente.
Tenho dúvidas referentes às capacitações, a quem devo procurar?
Envie seus questionamentos para sgp.dft@economia.gov.br ou ligue para (61) 2020-1043.
Colabore com a equipe do DFT
Se você já participou de alguma capacitação e quer colaborar para o aprimoramento dos cursos, envie seus comentários para sgp.dft@economia.gov.br ou ligue para (61) 2020-1043.