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Textos Acadêmicos


MANUAIS, GUIAS, LIVROS, ETC 

Manual de Orientação para a Gestão de Desempenho (2013) - Com a intenção de disseminar essa visão, foi elaborado o presente manual de orientação, em parceria com os órgãos e entidades colaboradores, visando a fortalecer o ciclo profissionalização–valorização–reconhecimento dos servidores, aliado à busca pela excelência na gestão pública.

Performance Management Arrangements For the Senior Civil Service (Guia) –  Envolve a construção de um entendimento compartilhado sobre o que o sucesso parece, e como pode ser entregue e mantido. Todos precisam ter clareza sobre expectativas e resultados exigidos e como estes serão avaliados e recompensados.

Gestão de Pessoas no Setor Público parte III: Gestão do Desempenho para Cargos de Liderança (Guia) - O objetivo do material é oferecer suporte para o estabelecimento de uma política de atração e seleção das pessoas mais aptas para preencher cargos de liderança e apoiar a gestão dos profissionais selecionados.

Innovation Skills and Leadership in Brazil's Public Sector: Towards a Senior Civil Service System (Livro) – Estabelece uma nova estrutura de avaliação para sistemas de serviço público sênior (SCS), com base na Recomendação da OCDE de 2019 sobre liderança e capacidade do serviço público. Usando essa estrutura, avalia o sistema atual do Brasil e recomenda ações específicas para melhorá-lo, também contribui para um debate mais amplo sobre as competências da liderança pública na inovação do setor público e os sistemas necessários para nomear as pessoas mais eficazes e ajudá-las a alcançar resultados.

Gestão de Pessoas no Setor Público (Livro) – Aprofundar os saberes trazendo-os para o contexto organizacional do servidor público. Ressalta pontos da Gestão de Pessoas no setor público e Planejamento Estratégico de Pessoas e suas aplicações. E ainda destaca de uma forma detalhada o que faz o setor público para gerir suas pessoas, seu conjunto de atividades e ferramentas, como: admissões e dispensas, cargos, recompensas, ações de desenvolvimento, avaliações, controles e informações.  

Avaliação de Desempenho em Países Desenvolvidos e em Grandes Corporações (Coletânea de textos) - Na compilação feita de normas jurídicas, manuais de serviço e artigos permite acesso ao sistema de avaliação de desempenho praticado em países de ponta e em empresas de grande porte. 

15 Medidas para Aperfeiçoar a Gestão do Desempenho no Setor Público (Conjunto de Propostas) - Considerando a importância da gestão do desempenho para a melhoria da gestão pública, o Movimento Pessoas à Frente reuniu gestores públicos, acadêmicos e especialistas para elaborar um conjunto de propostas capazes de incluir o assunto no centro da agenda de modernização do Estado no Brasil. Foram elaboradas 19 propostas, organizadas em três grupos (por afinidade temática) e priorizadas de acordo com seu potencial impacto na maneira como as organizações públicas planejam e organizam o trabalho dos servidores públicos em todo o país.

Flexibilidade, consistência e impactos na gestão do desempenho burocrático: subsídios para uma nova sistemática de acompanhamento e avaliação do desempenho da Inspeção do Trabalho no Brasil (Livro) - Nesse contexto, o objetivo do presente documento é ampliar a reflexão sobre essas questões e oferecer subsídios analíticos e empíricos ao processo de desenvolvimento e aplicação de novas formas de supervisão e monitoramento do desempenho da inspeção do trabalho no Brasil. 


ARTIGOS 

Distorções de Incentivo ao Desempenho e Redução de Motivação no Serviço Público Federal no Brasil (Artigo) - Trata do sistema de cargos e carreiras do Poder Executivo Federal brasileiro e as maneiras para alcançar um patamar salarial mais elevado, aborda que essas maneiras de ascensão afetam negativamente a motivação para o serviço público. 

Estilos de Liderança e Desempenho de Equipes no Setor Público (Artigo) - Tem por objetivo analisar como os estilos de liderança dos gestores públicos influenciam o desempenho das equipes. Esta pesquisa revela que na administração pública o estilo de liderança transacional está associado ao melhor desempenho das equipes, cujas características possuem uma interface com o novo modelo da política de gestão de pessoas.

O Desempenho Individual de Gestores Intermédios da Administração Pública Portuguesa (Artigo) - Foca no desempenho individual (DI) de gestores intermédios da Administração Pública Portuguesa, procurando clarificar a estrutura interna do seu DI, considerando as dimensões de desempenho de tarefa e contextual. Neste sentido, recolheu-se informação junto a dirigentes intermédios e seus supervisores em uma organização do setor de Educação, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e diários de bordo, e submeteu-se a informação recolhida à análise de conteúdo.  

Associar o Desempenho Individual ao Planejamento Organizacional pela Gestão de Competências: Um Novo Enfoque Para a Avaliação de Desempenho na Administração Pública Brasileira (Artigo) - Uma abordagem crítica da avaliação de desempenho dirigida aos servidores públicos em suas múltiplas dimensões, notadamente a partir da experiência dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão com a implementação de sistemas de avaliação de desempenho individual e institucional vinculados ao pagamento de gratificações de desempenho, e à tendência à generalização desse tipo de vantagem remuneratória.

A Gestão do Desempenho no Serviço Público Britânico (Artigo) - São apresentadas as principais características e ferramentas dos modelos de Gestão do Desempenho no serviço público britânico. Para o nível gerencial estratégico, Senior Civil Service (transversal a todos os órgãos), para os servidores do nível tático-operacional e para o caso específico do Department of Work and Pensions -DWP, são apresentadas as principais características de seus modelos incluindo o planejamento do desempenho (organizacional e individual), os ciclos de gestão do desempenho e experiências que não mais utilizam avaliações de desempenho, em prol do monitoramento contínuo.

“Excelência e Produtividade”: Novos Imperativos de Gestão no Serviço Público (Artigo) - Tem como objetivo discutir os efeitos desestabilizadores da subjetividade no trabalho de servidores federais após a implantação de uma nova ferramenta de gestão, baseada na excelência, na produtividade e na avaliação do desempenho de uma instituição pública da Amazônia.

Avaliação do Desempenho em Agilidade na Gestão de Projetos (Artigo) - Os estudos sobre gerenciamento ágil ainda não foram capazes de evidenciar a relação direta entre práticas ágeis e desempenho do projeto. A hipótese é que a combinação adequada de práticas e fatores críticos organizacionais podem levar a uma maior agilidade na gestão e, consequentemente, melhor desempenho no projeto. Este artigo apresenta uma avaliação empírica inicial dessa hipótese onde avalia-se desempenho em agilidade de duas equipes, de uma mesma organização, e que, a priori, são usuárias de abordagens distintas de gestão de projetos: tradicional e ágil.

Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: Tecnologias Distintas ou Instrumentos de Um Mesmo Construto? (Artigo) - Discute até que ponto a gestão de competências e a gestão de desempenho constituem tecnologias gerenciais distintas ou partes interdependentes de um mesmo construto. Os autores apresentam uma revisão da literatura sobre os conceitos que permeiam esses modelos de gestão, suas características e aplicações no campo organizacional e analisam as principais semelhanças e diferenças entre eles.

Gestão de Desempenho Individual no Governo Federal: Um Survey com Agentes Implementadores em Uma Organização Pública (Artigo) - O intuito é descrever a percepção dos profissionais que implementaram o Plano de Gestão de Desempenho Individual em uma Estatal Federal quanto ao atingimento dos objetivos institucionais traçados pela Administração. 

A Gestão do Desempenho Policial: Importância do Feedback (Artigo) - Identifica as dificuldades e obstáculos enfrentados por doze gestores da polícia federal no fornecimento de feedbacks a seus subordinados após a avaliação de desempenho durante atividades de rotina. Aborda aspectos correlacionados como a comunicação interpessoal, liderança, cultura organizacional. A análise realizada é importante para melhorar a percepção da missão institucional e dos objetivos a serem perseguidos para alcançar a excelência.

Performance Management in the Public Administration: Seven Success Factors (Artigo) - Destila os princípios-chave da gestão eficaz do desempenho na administração pública da literatura e das boas práticas internacionais. Primeiro, apresenta os objetivos e diferentes abordagens e ferramentas para a gestão do desempenho e, detalha os fatores de sucesso que devem ser considerados ao projetar e reformar os sistemas de gestão do desempenho do setor público.

Performance Management in the Government of the People’s Republic of China: Accountability and Control in the Implementation of Public Policy (Artigo) - Discute a experiência da China com gestão de desempenho em vários setores, incluindo reestruturação organizacional e gestão de recursos humanos em o funcionalismo público, a gestão de desempenho e resultados e o “objetivo sistema de responsabilidade”, e as tentativas de melhorar a prestação de contas e o desempenho na prestação de serviços públicos. A participação cidadã na gestão do desempenho é  também examinado.

Avaliação de Desempenho no Setor Público: Fatores Críticos e Oportunidades de Melhoria (Artigo) - Constitui um assunto relevante no cenário organizacional moderno, dada sua importância no contexto das políticas de administração de recursos humanos, seja das organizações ligadas à iniciativa privada, ou ligadas ao poder público.

Competências Transversais de um Setor Público de Alto Desempenho (Artigo) - A relevância da qualificação dos servidores públicos, pela formação e capacitação continuada, é reconhecida dentro e fora do setor público. A consciência dessa relevância nas últimas décadas se torna mais evidente a partir dos anos 1980, principalmente no Brasil, com um maior protagonismo político dos cidadãos e maior demanda por serviços públicos efetivos e de elevado padrão de qualidade.

Competências Essenciais de Liderança para o Setor Público Brasileiro (Artigo) - Sistematiza o elenco de competências consideradas essenciais para altas lideranças e se destina a balizar as ações de recrutamento, seleção, formação e desenvolvimento de pessoas, certificação de competências e avaliação de desempenho de altos executivos do setor público

Indutores para a Efetividade da Política de Avaliação de Desempenho dos Servidores Públicos Federais (Artigo) – Diagnóstico no período 2015-2018, sobre a efetividade da política federal de avaliação de desempenho (SÁNCHEZ-ELVIRA, 2018). Estudo que caracterizou algumas das problemáticas na implementação da política e as barreiras do contexto que limitam a sua efetividade. A partir desses achados, esta investigação pretendeu identificar boas práticas na gestão de desempenho, no âmbito nacional e internacional, que permitissem propor indutores para melhorar o processo vigente.

Desempenho de organizações policiais: revisão sistemática da literatura (Artigo) - O trabalho teve como objetivo a obtenção de informações que possam ser utilizadas para avaliar o desempenho das organizações policiais e, com isso, aprimorar seus serviços e atender às exigências e necessidades da comunidade. 

Princípios, Condições e Diretrizes do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para o Governo Federal Brasileiro (Artigo) - O PGD resultou em inovações nos arranjos de trabalho, permitindo outras formas de execução espacial (presencial, teletrabalho e híbrido), e temporal (síncrono e assíncrono). Com isso, ampliou a capacidade de atração e manutenção de talentos por parte de órgãos e entidades, gerou novas formas de entregas de serviços, além de resultar numa melhoria da qualidade de vida para a maior parte dos servidores e servidoras que dele participam. 

Por uma cultura de gestão de desempenho no Brasil ( Artigo) - A produtividade e a eficiência do poder público impactam diretamente na qualidade dos serviços e na vida das pessoas. Mas uma gestão efetiva não é construída da noite para o dia, e depende de um olhar focado em resultados.

Programa de Gestão e Desempenho e sua contribuição para o teletrabalho (Artigo) - O artigo tem por objetivo apresentar a experiência da Controladoria-Geral da União (CGU) na construção e implementação de um programa de gestão de trabalho por resultados e sua influência na criação do Programa de Gestão de Demandas (PGD) para todo o Poder Executivo federal.


MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES 

Avaliação da Política de Gestão de Desempenho Sob o Ponto de Vista das Áreas de Gestão de Pessoas (AGP) na Administração Pública Federal (Monografia) - Identificar as principais críticas e percepções das Áreas de Gestão de Pessoas (AGP) sobre o processo de avaliação de desempenho na Administração Pública Federal (APF). Trata-se de uma técnica que busca categorizar as falas para apontar concordâncias, desvios, tendências e predominâncias. 

Gestão do Desempenho na Câmara dos Deputados: Reestruturação da Gestão do Desempenho na Câmara dos Deputados (Monografia) – O objetivo é a criação de um projeto para reestruturar a Gestão do Desempenho na Câmara dos Deputados com a revisão da legislação sobre o tema visando ao estabelecimento de diretrizes normativas para: sistematizar a Gestão do Desempenho para integrá-la aos demais subsistemas de Recursos Humanos; realizar o alinhamento dos instrumentos de Gestão do Desempenho com a estratégia da Casa; atualizar, integrar e flexibilizar os normativos de avaliação de desempenho atualmente existentes (progressão na carreira legislativa e estágio probatório).

Diagnóstico e Intervenção na Avaliação de Desempenho na Polícia do Senado Federal: Relatório de intervenção (Monografia) - Debruça-se sobre o tema da avaliação de desempenho realizada no Senado Federal, mais especificamente no âmbito da Secretaria de Polícia do Senado, objetivando analisar a atual situação em que tal processo avaliativo se dá, bem como propor alternativas e tecer críticas com o fito de embasar possíveis ações de implantação de melhorias.

Gestão de Desempenho no Executivo Federal: Iniciativas de Enfrentamento aos Fatores Intervenientes na Implementação (Monografia) - A avaliação de desempenho tem a função principal de melhorar a gestão dos programas, dos serviços públicos e das políticas públicas. É uma ferramenta pela qual se busca conhecer e medir o desempenho dos servidores públicos, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por eles. Sendo assim, tem por objetivo analisar a importância da avaliação de desempenho no setor público, identificando os principais desafios e dificuldades enfrentados para sua implantação.

Avaliação da Percepção dos Gestores Participantes do Programa Piloto de Desempenho de Lideranças no Ministério da Economia (Monografia) - Analisar as percepções de gestores sobre a implementação do Programa Piloto de Desempenho de Lideranças no Ministério da Economia, foram realizadas entrevistas e aplicação de questionários aos 93 participantes do Programa para levantar informações a respeito da experiência dos gestores no decorrer do ciclo avaliativo.

Avaliação de Desempenho de Lideranças Estratégicas no Poder Executivo Federal (Monografia) - Identificar nos órgãos da Administração Pública Federal Direta, que possuem status de Ministério, se há processos formais e estruturados de avaliação de desempenho das lideranças em níveis 4, 5 e 6.

Impactos Esperados, no Contexto da Reforma Administrativa, Sobre a Gestão de Desempenho em Órgãos da Administração Pública Federal (Monografia) - Entidades da Administração Pública Federal que já possuem sistemas de avaliação de desempenho implementados e verificar as variáveis organizacionais nelas presentes e as estratégias utilizadas para o seu desenvolvimento.

Avaliação de Desempenho Para Gestores do Poder Judiciário Federal (Monografia) - A avaliação de desempenho de gestores é uma forma de retorno que a chefia recebe de seus subordinados acerca de sua atuação gerencial. Esse feedback é importante para que o gerente tenha consciência acerca das competências que necessita aprimorar e assim, busque a devida capacitação, gerando melhores resultados para a organização. Este trabalho destina-se a identificar os modelos de avaliação de desempenho para gestores existentes atualmente no Poder Judiciário Federal. Dos doze Órgãos pesquisados, somente o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possuem avaliação de gestores.

Gestão de Desempenho no Executivo Federal: Iniciativas de Enfrentamento aos Fatores Intervenientes na Implementação (Dissertação) - Identificar aspectos contextuais de natureza institucional, política, organizacional e setorial que representem fatores intervenientes na implementação das políticas de GD, bem como investigar as iniciativas que podem ser adotadas para superar essas contingências. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo principal propor relações entre os fatores intervenientes na implementação da Gestão de Desempenho e as iniciativas adotadas pelas organizações públicas do poder Executivo Federal brasileiro a fim de contorná-los.

Orientação para Inovação em Organizações Públicas de Serviços de Alto Desempenho: Uma Análise Comparativa Entre Brasil e Portugal (Tese) - Avaliar a orientação para inovação em organizações públicas de serviços de alto desempenho, no Brasil e Portugal, considerando as práticas de gestão.

Análise da Efetividade da Política de Avaliação de Desempenho Individual na Administração Pública Federal (Tese) - Objetivo geral analisar a efetividade da política federal brasileira de avaliação de desempenho individual, expressa na lei 11.780/2008 e na regulamentação do Decreto 7.133/2010, que atingem a maioria das carreiras no âmbito da União

Improving the Performance of Public Service Organisations: Building Capabilities to Recover and Renew (Tese) – Retoma o desafio de fornecer evidências robustas sobre os fatores associados à melhoria do desempenho das organizações públicas, onde identifica as capacidades organizacionais cujo desenvolvimento e uso explicam a capacidade de uma organização de serviço público para melhorar seu desempenho e sustentar um bom desempenho a longo prazo.

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