Notícias
SEMANA DE INOVAÇÃO
Programa LideraGOV é tema de oficina na Semana de Inovação 2024
Liderança Transformadora: Desenvolvendo seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) com Inspiração no LideraGOV. Esse foi o tema de uma oficina realizada na quarta-feira (30/10) na Semana de Inovação 2025, que acontece na Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) até quinta-feira (31/10).
A oficina foi ministrada por Natália Ilka, Maristela Carvalho e Tainá Machado, da Coordenação do LideraGOV na Enap. A programação teve o objetivo de orientar de forma prática os participantes, ligados às três esferas do Poder Público, para que construam um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) personalizado e inspirado no LideraGOV.
Para Maristela Carvalho, momentos como esta oficina dão oportunidade aos participantes de ter contato com pílulas do LideraGOV que irão impactar suas rotinas profissionais. "Um dos aspectos importantes relativos à liderança que estamos reforçando aqui é a inovação. Hoje, em um mundo de rápidas transformações, o líder precisa estar atento às demandas que surgem da sociedade, o que proporciona a transformação do Estado", explicou Maristela.
Liderança e Saúde
A oficina se alinha à temática "Trabalho e Saúde" ao propor que os participantes reflitam sobre a importância de uma liderança que trabalhe o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Incorporando as competências do líder público, a oficina do LideraGOV abordou estratégias que contribuem diretamente para o cuidado e o equilíbrio entre as trajetórias profissional e pessoal.
Os participantes foram estimulados a refletir sobre a importância de desenvolver competências essenciais de liderança, incorporando novas abordagens e perspectivas para enfrentar os desafios do setor público.
Fruto de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Enap, o LideraGOV é um programa de formação de novas lideranças no serviço público federal por meio da difusão e desenvolvimento de competências que permitem potencializar o alcance de resultados e promover transformações na esfera de atuação dos servidores. O Programa proporciona uma experiência de formação inovadora e diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança.
Na parceria, a Enap executa e coordena o curso, que tem duração de no mínimo 120 horas, e as atividades complementares como diálogos formativos, mentorias individuais e coletivas. A Enap e o MGI atuam nas quatro fases do programa, que são o processo seletivo; o curso; o acompanhamento e fomento do processo contínuo de autodesenvolvimento das pessoas egressas; e a avaliação do Programa ao final de cada edição.