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GESTÃO E LIDERANÇA
1ª Oficina de Planejamento define os próximos passos da Rede LideraGOV
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveu, em 24 de outubro, a primeira Oficina de Planejamento da Rede LideraGOV. O evento teve como objetivo construir propostas para nortear a atuação da Rede, alinhar conceitos e determinar o escopo, as prioridades e responsabilidades compartilhadas pelo grupo, de modo a estipular regras e combinados em relação aos papéis de cada ator envolvido. A intenção com essas atividades foi fomentar o vínculo entre os egressos do Programa e cooperar para a construção da identidade da Rede, levando em consideração uma visão de futuro coletiva.
O encontro foi realizado remotamente e contou com a facilitação do servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Gleison Costa. Para garantir a representatividade de todas as edições do Programa foram abertas oito vagas por turma, cabendo aos integrantes da Rede definirem quem seriam seus representantes.
A Rede LideraGOV faz parte do Programa de Desenvolvimento de Líderes, sendo uma das ações que compõem a 3ª fase do Programa (Acompanhamento e Efetivação), e é formada pelos egressos do curso de qualificação (2ª fase) que, a critério próprio, optam por fazer parte de um grupo seleto de servidores com alta capacidade de gestão e liderança.
A Rede, objetivo central do LideraGOV, integra um conjunto de práticas que visa divulgar os egressos, estimular o desenvolvimento contínuo dos participantes do Programa e possibilitar a construção de um grupo qualificado de relacionamento interinstitucional de agentes públicos de alto nível, ofertando espaço de visibilidade e de valorização
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Planejamento adaptativo
Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (DECAR/SGP/MGI), explica que em decorrência da ampliação da Rede LideraGOV, com a adesão dos egressos da 4ª edição, surgiu a necessidade de replanejar e promover ações da Rede para o período de 2024/2025. "O planejamento estratégico da Rede LideraGOV precisa ser adaptável e flexível o suficiente para se ajustar às mudanças cotidianas, às necessidades do Programa de Desenvolvimento de Líderes e às novas tecnologias, de modo a possibilitar a tomada de decisões de forma eficaz e implementar novas estratégias com agilidade".
Para Almas, o planejamento adaptativo da Rede incentiva a experimentação de novas ideias, contemplando uma cultura de colaboração entre os diferentes atores que fazem parte do Programa LideraGOV. "Temos de ter a capacidade de ajustar nossos planos e estratégias de acordo com as novas realidades da administração pública federal, contando com a atuação colaborativa dos integrantes da Rede, levando em consideração opiniões divergentes", pontua.
Durante a oficina, Almas contextualizou toda a história da Rede, desde a sua criação, e pediu que os integrantes das três primeiras edições do Programa recebessem os egressos da 4ª edição com muita generosidade e escuta aberta. "Os novos integrantes possuem um poder de transformação altamente relevante em relação às ações para uma maior diversidade racial em cargos de alta gestão no setor público", completa.
Juliana Loureiro, chefe da Divisão de Inovação em Desenvolvimento de Pessoas (DIDEP/CGDDP/DECAR/SGP/MGI), esclarece que na Oficina de Planejamento foram criadas oportunidades para que cada participante tivesse espaço para propor ideias que possam ser agregadas a outros conceitos para se transformarem em projetos e iniciativas. "Os conteúdos incluídos pelos egressos serão priorizados e divididos em sete frentes de atuação, sendo elas: Normativos, Comunicação, Gestão do Conhecimento, Diversidade e Inclusão, Fortalecimento de Vínculos, Desenvolvimento de Capacidades e Fortalecimento da Rede junto a outras redes", pontua.
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Gestão participativa
Na avaliação de João Paulo Estevam de Souza, representante dos participantes na Rede LideraGOV, a Oficina de Planejamento alcançou os objetivos delineados ao promover uma gestão ativa e interativa dos membros do Programa, ao implementar processo para iniciativas formais da Rede e ao possibilitar a abertura de espaço de práxis LideraGOVer para a construção das melhorias que o grupo idealiza. João Paulo também reforçou que as deliberações da Rede devem ter sempre como proposta as decisões do coletivo, ou seja, do grupo total dos egressos das quatro edições do Programa.
"Como egresso, professor e representante dos participantes da Rede LideraGOV atuar neste evento estratégico foi um momento importante de construção de proposições colaborativas. Na oportunidade foi possível reunir esforços para indicar em qual direção jogaremos a nossa 'rede' para pescar os resultados que desejamos para a Rede que almejamos. A Oficina também permitiu que os integrantes exercessem o papel de apresentar e liderar as mudanças que ambicionamos fazer no serviço público, desempenhando ativamente a função que nos propusemos a realizar quando nos candidatamos ao Programa LideraGov", destaca.
Integração
Priscila Aquino, coordenadora-Geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas (CGDDP/DECAR/SGP/MGI), ressalta que a Oficina de Planejamento ocorreu em momento estratégico, já que os egressos da turma 4.0 passaram a integrar recentemente a Rede LideraGOV, e na ocasião da nova composição do Grupo Gestor da Rede.
"Foi uma ótima oportunidade para revisitar o que já tínhamos planejado para a Rede no passado, priorizando projetos elementares e a continuidade de ações importantes já pactuadas. O evento nos incentivou a incorporar novas ideias e práticas, outras temáticas e interesses desse grupo seleto que se formou agora, contemplando mais de 51 egressos da quarta edição, turma extraordinária e exclusiva para servidores negros. Temos mais de 200 pessoas que conversam bastante pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. No entanto, é importante ter esses momentos de integração, de proximidade. No encontro estratégico, os egressos tiveram a chance de se conhecerem um pouquinho mais, abordarem seus interesses pessoais e as trajetórias dos colegas", salienta.
Durante o evento, Priscila Aquino frisou também a recém admissão de consultoria especializada para atender às demandas da Rede LideraGOV. "A profissional contratada terá como missão fortalecer as estratégias de comunicação dentro da Rede para garantir que todos os participantes estejam informados sobre as atualizações, mudanças nas atividades planejadas e o progresso dos trabalhos. A meta é que a consultora possa colaborar com uma proposta de método de organização e mobilização dos egressos, possibilitando a continuidade e a escalabilidade das ações provocadas e definidas pela Rede LideraGOV", ilustra.
Fortalecimento de vínculos
De acordo com Soraya Brandão, coordenadora-Geral de Capacitação de Altos Executivos da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Oficina de Planejamento foi um momento valioso para fortalecer o vínculo entre os participantes de diferentes turmas, permitindo que trocassem experiências, refletissem sobre o futuro da Rede e ajudassem a planejar os próximos passos de forma colaborativa e estratégica.
"Espaços como esse são fundamentais para o aprimoramento da Rede LideraGOV, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de lideranças no setor público. As discussões realizadas contribuem com a construção da identidade desse grupo, alinhando expectativas, de modo a estruturar uma visão de futuro coletiva", afirma.
Para Soraya Brandão, o encontro também auxiliou na criação de uma Rede mais coesa e cooperativa. "A Oficina trouxe à tona ideias importantes e que podem ajudar a direcionar melhor as iniciativas, alinhando projetos a perfis e interesses específicos, aumentando a eficiência e o engajamento", finaliza.
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