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Reconhecimento
LideraGOV vence Prêmio Espírito Público
O Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes venceu, em julho de 2024, o Prêmio Espírito Público. A premiação é voltada para o reconhecimento de trajetórias e iniciativas de profissionais que se dedicam à promoção de serviços públicos de excelência, buscando inspirar servidores e instituições a seguirem exemplos de dedicação e inovação na administração pública.
A cerimônia de premiação foi realizada no Rio de Janeiro/RJ e contou com a participação dos servidores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) Eduardo Almas, Camila Pozzer e Andréa Rampani. Juntos, os servidores foram os responsáveis, em parceria com a Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pela implementação do Programa.
"Esse prêmio é um incentivo para que bons servidores mantenham seu engajamento diante de tantas circunstâncias difíceis. Para o Programa e seus participantes é a oportunidade de divulgação do trabalho e da importância de que os atuais gestores busquem os egressos do Programa para ocupação de cargos de alta liderança em seus times", afirmou Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (DECAR), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI.
Idealizador do Programa de Desenvolvimento de Líderes, Almas acredita que conquistar o Prêmio Espírito Público é importante, mas a grande vitória foi manter o LideraGOV ativo, mesmo diante da troca de governantes. "É um reconhecimento para nós do MGI e para a Enap, ambos participamos da construção e da manutenção do Programa. É uma valorização, após árdua luta para implementar e manter o LideraGOV vivo".
Na ocasião, Almas aproveitou para agradecer aos idealizadores do Prêmio Espírito Público pelo trabalho significativo para a administração pública. "Precisamos desses incentivos para manter profissionais engajados ao longo da extensa trajetória no serviço público", ressaltou.
Clique aqui e confira a entrevista com o idealizador do LideraGOV, Eduardo Almas.
Sobre o Prêmio Espírito Público
Criado em 2018, a premiação busca identificar, reconhecer e valorizar iniciativas desenvolvidas por servidores públicos, destacando a importância das suas contribuições para uma gestão pública mais engajada e efetiva para a sociedade
Nesta 6ª edição foram aceitos projetos em sete áreas: Desenvolvimento Social, Educação, Gestão de Pessoas, Gestão e Planejamento, Meio Ambiente e Emergência Climática, Saúde e Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes. O LideraGOV concorreu na modalidade Gestão de Pessoas.
Os projetos foram avaliados por um comitê especializado que deliberou sobre os vencedores através de uma listagem composta pelos candidatos que obtiverem maior média no processo de seleção. A análise foi realizada a partir de cinco critérios: impacto social, contribuição técnica, potencial de efetividade e colaboração, iniciativa e integridade e diversidade e inclusão.
Cada projeto vencedor recebeu como premiação uma quantia em dinheiro no valor de R$ 10 mil e foi convidado a ingressar na Rede Espírito Público, um espaço no qual os servidores podem articular parcerias, desenvolver novos conhecimentos e permanecer atualizados sobre o que acontece no serviço público.
Desde 2018, foram premiados mais de 80 profissionais de todas as unidades da federação. Além disso, mais de cinco mil inscrições foram recebidas de diferentes setores da administração pública.
Saiba mais sobre o LideraGOV
Fruto de parceria entre o MGI e a Enap, o Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes tem como objetivo constituir uma rede de servidores públicos qualificados e aptos a atuar como gestores comprometidos com o serviço público e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas. A intenção é proporcionar uma experiência de formação inovadora e diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança.
Dentre o público-alvo estão servidores públicos efetivos com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança. A participação no Programa permite aos integrantes construir uma rede qualificada de relacionamento interinstitucional de líderes de alto nível, um espaço de visibilidade, valorização e desenvolvimento profissional.
O curso de qualificação do Programa LideraGOV conta com carga horária mínima de 120 horas de atividades de formação distribuídas ao longo de nove meses, acrescidas de 20 horas suplementares de atividades de suporte à transferência da aprendizagem para que o participante possa aplicar as competências desenvolvidas.
Clique aqui e saiba mais sobre o LideraGOV.
Percepção sobre o Programa
Segundo o diretor de Soluções Digitais e Informações Gerenciais (DESIN/SGP/MGI), Antônio Fiuza, egresso do Programa, é um privilégio fazer parte de um grupo de alto nível, que tem entre seus objetivos formar líderes capazes de oferecer aos cidadãos serviços públicos eficientes e de qualidade.
"O LideraGOV estimula o desenvolvimento de soft skills e hard skills, buscando um equilíbrio entre as práticas aplicadas na iniciativa privada com aquelas necessárias no serviço público. Dessa forma, vencer o Prêmio Espírito Público é sensacional. É muito bom saber que você faz parte de um time vencedor. Essa premiação naturalmente fortalece as credenciais do currículo de todos os participantes do Programa", salientou.
Para Fiuza, o LideraGOV, desde o processo de inscrição, estimula o candidato a refletir sobre suas habilidades, aspirações e lacunas profissionais que precisam ser preenchidas. "É um processo de desenvolvimento e construção que vai sendo lapidado ao longo do Programa e continua estimulado a partir da Rede LideraGOV".
A Rede LideraGOV é formada pelos participantes do curso de qualificação que, a critério próprio, optam por fazer parte de um grupo seleto de servidores com alta capacidade de gestão e liderança. A Rede integra um conjunto de ações para o desenvolvimento contínuo desses agentes públicos, visando fortalecer o vínculo entre eles, de modo a alavancar o resultado dos trabalhos e aprimorar as competências de liderança pela possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos.
Edição extraordinária para servidores negros
Em novembro do ano passado, foi lançada a quarta edição do LideraGOV, extraordinária e exclusiva para pessoas negras. O modelo é uma parceria entre MGI, Ministério da Igualdade Racial (MIR) e Enap.
A coordenadora-geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas (DECAR/SGP/MGI), Priscila Aquino, ressalta que o LideraGOV também tem a missão de promover a diversidade étnico-racial e de gênero, de modo a reforçar o compromisso do governo federal com a agenda da igualdade racial, tornando o serviço público federal mais representativo, diverso e inclusivo.
"A nossa meta é ampliar as oportunidades para servidores negros dentro das estruturas e burocracias do Estado e potencializar a ascensão dessas pessoas a cargos de liderança. Dessa forma, teremos a possibilidade de entregar políticas públicas que reflitam, de fato, a sociedade brasileira. A administração pública tem profissionais negros de excelência. Precisamos valorizá-los e oferecer protagonismo a eles. O Programa é uma ótima oportunidade”, afirmou.