Notícias
VALORIZAÇÃO DE SERVIDORES
Construção da política de reconhecimento será destaque no XIII Congresso Consad de Gestão Pública
A divulgação de estudo realizado por servidores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) será uma das atrações do XIII Congresso Consad de Gestão Pública. "A construção de uma política de reconhecimento e valorização como estratégia para melhoria do engajamento no serviço público" é o tema do artigo escrito por Priscila de Oliveira, Priscila Aquino, Juliana Loureiro e Eduardo Almas, todos servidores da Diretoria de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (DECAR/SGP/MGI). A apresentação ocorrerá em 20 de agosto, no período da tarde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado em Brasília/DF.
O artigo escrito pelos servidores do MGI discute a importância da formulação de uma política de reconhecimento e valorização no serviço público e aponta as ações já realizadas pelo órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), com o intuito de construir tal política, como ressalta Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (DECAR/SGP/MGI):
"Entre as iniciativas já implementadas destacamos a realização de oficinas com representantes de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, reuniões de benchmarking com instituições que adotam práticas de reconhecimento e valorização de servidores, além da aplicação de um questionário com a participação de 8.826 respondentes. Nossa meta com essas ações foi obter dados acerca da percepção dos servidores sobre essa temática e coletar sugestões para subsidiar a construção da política. Além dessas iniciativas, realizamos, com o apoio da Enap, diversas oficinas de análise ex ante para orientar a formulação da política de forma mais efetiva, eficaz e eficiente", pontua.
A coordenadora-geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas (CGDDP/DECAR/SGP/MGI), Priscila Aquino, explica que o órgão central do Sipec é o responsável pela formulação de diretrizes, orientações normativas, coordenação, supervisão, controle e fiscalização de assuntos concernentes à gestão de pessoas dos mais de 200 órgãos e entidades federais. Juntas, essas instituições somam mais de 500 mil agentes públicos.
"O objetivo é garantir que o reconhecimento e a valorização de servidores sejam elementos estratégicos na gestão de pessoas em toda a administração pública federal, e não apenas ações fragmentadas realizadas de modo isolado por alguns órgãos, entidades, unidades organizacionais ou lideranças", afirma.
Aquino destaca os resultados esperados com a construção de uma política central de reconhecimento: "Temos a perspectiva de manter os servidores motivados e aumentar o engajamento, visando alcançar melhores resultados organizacionais, de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A ideia é promover uma abordagem mais construtivista, orientada para o desempenho e desenvolvimento, com o aumento da percepção de justiça, equidade e transparência entre os servidores", finaliza.
Sobre o Congresso
O Congresso Consad de Administração Pública, edição 2024, busca explorar amplas possibilidades para a inovação e modernização do setor público. O evento abre espaço para a discussão de temas essenciais à gestão pública de todo o Brasil. Este ano, o foco é no desenvolvimento de políticas públicas que sejam não apenas eficientes e inovadoras, mas também transparentes e alinhadas com as expectativas dos cidadãos.
Clique aqui e confira a programação do evento.
Saiba mais sobre o Consad
Criado em 2000, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O Conselho tem como pauta um ambiente de trabalho plural, multipartidário, propício ao debate e ao desenvolvimento da administração pública, mantendo espaços permanentes de troca de conhecimentos e discussão sobre boas práticas de gestão.
O Consad promove encontros periódicos, visando a troca de experiências, de modo a buscar soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil. A intenção é pensar modelos de administração, com foco em resultados, voltados para um atendimento de excelência ao cidadão.