Notícias
GESTÃO E LIDERANÇA
2ª Oficina de Planejamento cria coletânea de projetos para a Rede LideraGOV
Construir o portfólio de projetos que serão desenvolvidos pela Rede LideraGOV ao longo de 2025. Esse foi um dos objetivos da 2ª Oficina de Planejamento da Rede LideraGOV. O evento ocorreu em 3/12, por meio da plataforma Zoom, e teve a facilitação do servidor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rodrigo Narcizo.
Durante o encontro, foram levantadas mais de 20 ações. As iniciativas foram priorizadas de acordo com os interesses dos participantes em atuar na execução dos projetos. As propostas foram estruturadas com elementos básicos, como justificativa, benefícios, produtos, público-alvo, equipe, estimativa de recursos e entregas intermediárias. O próximo passo será enviar o portfólio elaborado aos egressos para que cada um possa detalhar as atividades levantadas na Oficina.
Segundo Priscila Aquino, coordenadora-Geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas (CGDDP/DECAR/SGP/MGI), as oficinas de planejamento possibilitam a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos entre os egressos, permitindo a construção de um banco coletivo de ideias que futuramente podem virar novos projetos para a Rede LideraGOV
"Durante os encontros é possível refletir sobre as nossas ações e organizar as iniciativas estratégicas para o próximo ano. O tempo da primeira oficina, realizada em outubro, não foi suficiente para concluirmos as atividades propostas. Nesse segundo evento, conseguimos detalhar um pouco mais as tarefas e distribuir melhor as responsabilidades entre os participantes das oficinas. Egressos que não puderam estar presentes poderão integrar os grupos e apoiar os projetos ao longo de 2025", explica.
Priscila Aquino destaca que a intenção do evento foi criar oportunidades para que cada integrante pudesse propor ideias que possam ser agregadas a outras perspectivas para se transformarem em projetos e resoluções para fortalecer e impulsionar a Rede. "A intenção é que os participantes tenham a chance de implementar iniciativas e ideias que são discutidas constantemente nas redes sociais, mas que muitas vezes não saem do papel por falta de oportunidades", pontua.
Consolidação da Rede
De acordo com a representante suplente do Grupo Gestor da Rede LideraGOV e egressa do Programa de Desenvolvimento de Líderes, Rosinadja Morato, eventos dessa natureza potencializam as competências dos participantes e geram sinergia em prol do fortalecimento da Rede. "Essas oficinas evidenciam a força existente no conjunto de seus componentes. Cada egresso trouxe seus conhecimentos. A soma dessas expertises geram possibilidades de grande impacto, além de ser uma ótima oportunidade para integração", enfatiza.
Segundo Rosinadja, a competência do facilitador da 2ª Oficina de Planejamento em extrair contribuições num curto espaço de tempo e o interesse dos LideraGOVers em colaborar, com a convergência das propostas, indica o anseio de maior visibilidade e expansão da Rede, bem como a possibilidade de vivenciar as experiências desejadas por todos os integrantes.
"Minha expectativa é que a Rede se estabeleça de modo estruturado, a partir de um núcleo formalizado e sustentável, e que haja continuidade no desenvolvimento dos projetos propostos, de maneira que possamos atender aos interesses da sociedade e dos egressos, além de oportunizar muitas outras experiências não imaginadas, que colaborem para uma gestão pública cada vez mais profissional, justa e centrada no cidadão", completa.
Espírito colaborativo
Daniel Cardoso, egresso da Turma 4.0, ressalta que de tudo o que foi visto na 2ª Oficina de Planejamento o que mais lhe chamou a atenção foi a possibilidade de cooperação guiada com outros egressos e a gestão do tempo. Para ele, o evento teve, além das características técnicas objetivas, uma relação de ganho subjetivo, com a possibilidade de reencontrar colegas do curso de formação, além de egressos de diferentes turmas, além dos coordenadores do Programa LideraGOV.
"O desenho desse encontro foi primoroso, completamente focado na efetivação de projetos, políticas e programas públicos. Por outro lado, a condução do facilitador Rodrigo Narciso foi leve, sem perder a objetividade. A gestão do tempo foi perfeita, e isso é algo difícil de atingir", salienta.
Para Daniel, é comum ver o desencorajamento de inovações e grandes ideias no espaço público, devido ao isolamento dos idealizadores, normalmente afogados em inúmeras atividades burocráticas. "O LideraGov me permite sonhar com as mudanças de perspectivas e contar com mais ferramentas para oferecer à população brasileira estratégias de desenvolvimento sustentáveis, aliando crescimento econômico, conservação ambiental e benefícios sociais para pequenos agricultores e extrativistas. As iniciativas bem-sucedidas são complexas e a minha maior expectativa é contribuir com o meu País, por meio do meu trabalho, e perceber uma população com mais saúde e condições de vida digna para que possamos fortalecer nosso povo em princípios democráticos e de esperança", finaliza.
Rede LideraGOV
Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (DECAR/SGP/MGI), destaca que a Rede LideraGOV faz parte do Programa de Desenvolvimento de Líderes, sendo uma das ações que compõem a 3ª fase do Programa: Acompanhamento e fomento do processo contínuo de autodesenvolvimento de egressos e divulgação dos participantes como potenciais líderes. A Rede é formada pelos egressos do curso de qualificação que, a critério próprio, optam por fazer parte de um grupo de servidores públicos com alta capacidade de gestão e liderança.
"A Rede, objetivo central do LideraGOV, integra um conjunto de ações para o desenvolvimento contínuo dos participantes do Programa, visando fortalecer o vínculo entre eles, de modo a alavancar os resultados dos trabalhos e aprimorar as competências de liderança pela possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos. A participação na Rede possibilita construir um grupo qualificado de relacionamento interinstitucional de profissionais de alto nível, um espaço de visibilidade e de valorização, além da contínua evolução profissional. As contribuições do Programa e da Rede LideraGOV vão além do desenvolvimento individual dos servidores participantes, elas também reafirmam o compromisso com a liderança orientada ao interesse público", finaliza.
Clique aqui e conheça a estrutura e os objetivos centrais da Rede LideraGOV.
Clique aqui e conheça a página do LideraGOV.