O que é
A Rede LideraGOV faz parte do Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes e tem como objetivos:
- impulsionar o vínculo entre os egressos do Programa;
- fomentar a consolidação do Programa como o Programa Permanente de Desenvolvimento de Líderes da Administração Pública Federal;
- propiciar condições favoráveis de visibilidade do Programa e seus egressos entre órgãos da administração direta, autárquica e fundacional da Administração Pública Federal e demais espaços da sociedade civil;
- integrar plataformas e fóruns de discussão que assegurem visibilidade ao Programa e aos seus egressos;
- fomentar o processo de desenvolvimento das capacidades dos egressos do Programa;
- contribuir para a consolidação de uma cultura orientada por valores alinhados ao interesse público, no exercício da liderança
- atuar na efetivação de iniciativas orientadas para a troca de conhecimentos e de experiências relacionados ao exercício da liderança na área pública;
- incentivar a implementação de estratégias para o efetivo acompanhamento funcional dos egressos do Programa; e
- fomentar estratégias para mapeamento e monitoramento das redes de relacionamentos dos egressos.
A Rede LideraGOV foi formalmente implementada pela PORTARIA CONJUNTA SGP-ENAP/SEDGG/ME Nº 37, DE 6 DE MAIO DE 2022.
Como funciona a Rede
Integrantes
A Rede LideraGOV é formada pelos egressos do Programa LideraGOV que manifestaram interesse em ser integrantes da Rede e foram designados para tal por meio de Portaria.
Conheça quem são os egressos integrantes:
Em breve
Também integram a Rede dois representantes, titular e suplente, do Ministério da Gestão e de Inovação em Serviços Públicos (MGI), e dois representantes, titular e suplente, da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) que compõem o Grupo Gestor.
Conheça quem são os integrantes do MGI e da Enap:
Em breve
Grupo Gestor
A Rede LideraGOV possui um Grupo Gestor que é a instância deliberativa máxima da Rede, sendo responsável por:
- gerir e promover atividades visando impulsionar o vínculo entre os egressos do Programa LideraGOV, bem como à troca de conhecimentos e de experiências relacionados ao exercício da liderança na área pública;
- atuar junto aos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional da Administração Pública Federal e demais espaços da sociedade civil, na promoção da Rede;
- atuar como instância consultiva e deliberativa em assuntos relativos à Rede;
- supervisionar as atribuições da Equipe de Moderação e Curadoria da Rede; e
- deliberar sobre quaisquer questões de sua competência e em relação a casos omissos.
O Grupo Gestor é formado pelos representantes do MGI e da Enap e por dois egresso integrantes do Programa LideraGOV que foram eleitos pelos demais pares.
A eleição para os representantes dos egressos integrantes do Programa é anual.
Equipe de Moderação e Curadoria da Rede
A Rede LideraGOV está hospedada em plataforma informatizada que é operacionalizada pela Equipe de Moderação e Curadoria, constituída por até três membros, egressos do Programa integrantes da Rede indicados e designados pelos membros do Grupo Gestor da Rede LideraGOV
A Equipe de Moderação e Curadoria da Rede é responsável por:
- manter a Rede ativa na plataforma informatizada, realizando publicações periódicas e estimulando o compartilhamento de boas práticas relacionadas ao tema liderança;
- atuar como moderador nas discussões e zelar pela governança da Rede;
- manter as discussões da Rede alinhadas às diretrizes do Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC;
- manter o histórico atualizado da estratégia editorial e de todas as atividades inerentes à Rede na plataforma, para o repasse das informações a cada mudança na composição da Equipe de Moderação e Curadoria da Rede; e
- zelar pela manutenção do cadastro atualizado de integrantes da Rede na plataforma informatizada.